Vocês planejam os looks da semana?

Durante muitos e muitos anos, eu trabalhei esquema integral em empresas, com horário de chegada – mas sem horário pra ir embora. Chegava tarde em casa, saía cedo no dia seguinte, e a tarefa de escolher a roupa do dia era sempre em cima: normalmente pensava no banho, ou então abria o armário e escolhia na hora o que me desse vontade, ou a primeira roupa que visse.

E vou dizer, como era difícil pensar em algo assim, na pressa, com a mente ainda lenta de ter acabado de acordar. Acontecia de algumas vezes eu não curtir o look quando chegava o final do dia.

Já passei por momentos também de odiar todas as roupas que eu escolhia para sair antes de trabalhar. Acho que era uma irritação misturada com insatisfação, juntando o momento com mil coisas na cabeça, que eu estava contestando vários aspectos profissionais e na vida pessoal, o que resultava em diversas trocas de roupa quando era pra estar saindo de casa, gerando atrasos desnecessários aos compromissos. Era muito frustrante. 🙁

Agora, já num momento mais plena e feliz com meu guarda-roupa, além de ter reduzido drasticamente o meu desejo por compras (escrevi sobre no A estética minimalista me salvou do consumismo), eu planejo muito melhor as produções que separo para a semana,

arara-roupas-ana-soares

Quer dizer, nem toda semana é assim, vai. Mas, no geral, eu uso alguns artifícios que têm facilitado muito meus dias, e, assim, me livrado de momentos de estresse antes mesmo do dia começar.

– Se eu tenho alguma viagem naquela semana, já arrumo a mala com uma boa antecedência.

– Se tenho gravações, reuniões, shows e festas (sim, essa parte também é importante, o lazer, hehe), eu já meio que penso nas opções, separo nessa arara suspensa que montamos para isso, provo as ideias no final de semana e deixo, às vezes, mais de uma separada, caso o tempo vire. Ou então, coloco ali também um casaco curinga para o caso de alguma surpresa climática.

– Repito os looks que deram certo. E repito sem dó, muitas vezes na mesma semana inclusive, só mudando uma coisa aqui e ali.

– Revejo algumas inspirações no Pinterest, para dar ideias a partir do que eu já tenho.

– Na dúvida, simplifico. Uma camisa bacana, uma calça alfaiataria, acessórios legais e tô linda. Me desobriguei de querer impressionar e ser a pessoa mais criativa do mundo o tempo todo – se você investe em peças com bons tecidos, acabamentos e acessórios com qualidade, dá pra causar uma boa impressão só nesses detalhes, acredite.

– Guarda roupa organizado e acessórios à vista fazem muita diferença em momentos de correria.

– Indicaram alguns apps que ajudam a reunir suas roupas e os looks por pastas das ocasiões. Eles parecem bacanas porque permitem fotografar seu guarda roupa e planejar os looks neles. Baixei esse Stylicious e vou testá-lo para postar aqui.

apps-roupas

Conversamos sobre esse mesmo tópico no nosso grupo Moda Pé no Chão e algumas mulheres pontuaram que esse tempo para separar as roupas da semana era uma condição privilegiada; muitas vezes quem é mãe ou quem tem jornada até tripla de trabalho, não tem a menor condição de colocar como tarefa pensar e separar o look do dia seguinte.

Entendo e concordo, sim, que é punk mesmo ter momentos para si mesma. Mas, invariavelmente, é bem melhor e um excelente otimizador de tempo pensar que podemos adaptar nossa rotina ao que desejamos.

Planejar-se não ocupa tempo a mais, mas facilita – e muito! – a nossa vida, não nos distancia tanto de quem nós somos (fato comum na maternidade, quando não nos reconhecemos mais nas roupas de antes), ajuda mais e é possível, sim, adotar algumas das ideias acima para reduzir inclusive alguns estresses diários.

Para quem é mãe de bebezinhos, eu ainda acrescentaria deixar mais de uma blusinha separada, de backup, caso rolem algumas gorfadas bem na hora da saída, hehe!

E vocês? Como separam as suas roupas da semana? Ou pensam na hora? Ou não estão nem aí? hehehe!

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

19 comentários

  1. Flávia Morais comentou:

    De fato nunca tinha pensado na roupa pra semana, normalmente é o clima do dia, mas, com um garotinho sorridente de 1 ano e 2 meses, quase impossível… :))
    Verdade que tinham dias que quando eu acordava, já no trabalho, não gostava do que estava vestida, foi quando comecei a pensar no porquê; comecei a organizar o look no dia anterior (pensando). Pensar no look da semana será um desafio e concordo que ajudará bastante, principalmente no quesito, quero ser eu.
    Obrigada

  2. Kátia Maria Palazzo Rolla comentou:

    Oi Ana,
    Te acompanho e gosto muito do seus e também da suas opiniões em geral.
    Durante muitos anos não tive uma grande preocupação com a roupa de trabalho. Gostava de me arrumar, mas sem muita preocupação e também não tinha muito tempo para isso.
    Hoje tenho mais tempo e me dedico um pouco mais. Mas continuo acreditando que podemos nos arrumar a que isto seja algo muito importante na nossa vida. Tenho exercitado muito me importar menos com o que pensam de mim através da minha imagem.
    Não é fácil, mas tem sido libertador! Quanto a planejar os looks, só ocasiões especiais, no dia a dia, vou fazendo um rodízio dos looks que já deram certo e de vez em quando fazendo novas combinações. Os acessórios à vista são uma ótima dica. Bj!

    1. Ana Carolina respondeu Kátia Maria Palazzo Rolla

      Oi Kátia! “Tenho exercitado muito me importar menos com o que pensam de mim através da minha imagem.”– isso é libertador e nos ajuda a termos mais inspirações e a sermos mais livres <3

  3. Anne comentou:

    É muito bom quando posso planejar o que vou vestir na semana, mas confesso que tô na sua vibe: se gosto de um look, repito ele mesmo, sem dó. Às vezes uso a mesma calça vários dias seguidos e só mudo a parte de cima, ou coloco uma terceira peça 🙂
    Beijos

  4. Talita Barroco comentou:

    Fiz isso essa semana pela primeira vez e é libertador. Olhei a previsão do tempo pra semana pra ter uma base e separei os looks pra cinco dias. Fez uma diferença incrível ao acordar e não ter que pensar em nada, só tomar banho e me arrumar. Assim, sobra mais tempo pro café sempre corrido e a maquiagem, já que muitas vezes trocava de roupa várias vezes por não ter gostado.
    A dica de separar os looks é mara.
    Beijinhos

  5. Cristina de Souza comentou:

    Sei que é auto bulling, mas eu uso a mesma calça jeans a semana toda…só troco as blusas (que são as mesmas toda semana). Sofro do efeito sanfona toda a vida, e quando acho uma calça que é confortável e legalzinha, só dá ela! Lavo no FDS e segunda tá lá a pobre, pronta pra o batente. Tenho um costume que vem de criança, herança da minha mãe, de “guardar” determinadas roupas pra “ocasiões especiais”, leia-se, no meu caso, idas ao cinema, sair pra jantar, algum espetáculo/show, aniversário mais arrumadinho, enfim…Pra completar, onde eu trabalho não tem cobrança.Posso ir até de bermuda que ninguém vai reclamar, então acabei largando de mão mesmo essa preocupação com roupa pra trabalhar. Mas tem dia que eu até queria sair mais arrumadinha, confesso! Te acho massa! Beijo!

    1. Anita respondeu Cristina de Souza

      Cristina…tomei a liberdade de comentar pois me vi muito no teu comentário!Tenho uma calça básica preta que veste bem, não marca, então só dá ela.Tenho tentado com a ajuda da Ana, nos maravilhosos posts dela, a mexer nisso.E está funcionando..passos de formiguinha, é verdade, mas tá indo.Comprei uma calça linda cor de uva! E tô penando nas combinações, antes só combinaria com preto e branco, mas já ousei bastante viu?No dia a dia, um truque que gosto é pensar nos acessórios que estão no fundo do armário parados e dali montar o look do dia.Normalmente brincos, lenços, maxi colar.Quanto ao teu costume de mãe, tocaqui…ouvi muito isso de guardar melhor roupa para sair,mas mudei:tirou a etiqueta e já vai pro corpinho!!kkkk. A melhor ocasião é hoje, não deixe nada para amanhã!

      1. Cristina de Souza respondeu Anita

        Anita, mulher, eu sou tão atrasada nesse quesito que nem acessório eu sei usar direito! rsrsrs Qualquer colarzinho que eu coloco, já acho que tá demais! Tenho umas bandanas, mas só uso pra amarrar o cabelo mesmo, enfim, tenho uma longa caminhada pela frente! 😉

    2. Tagiane respondeu Cristina de Souza

      Cristina, obrigada pelo teu relato, me vi nas tuas palavras. Também tenho essa “herança da mãe”, difícil demais de superar, no meu caso. E repito a mesma calça jeans a semana toda, kkkkkk Eu não estou acostumada a usar acessórios, então o meu vestir é muito, muito básico. O Hoje Vou Assim Off é fonte de inspiração, preciso apenas colocar as ideias em prática.

      1. Cristina de Souza respondeu Tagiane

        É “nóis” amiga!! Tamo junta aí na luta! rsrsrsrs

  6. karol comentou:

    Oi Ana! Eu comentei uma vez por aqui pedindo sua opinião sobre o Stylebook, um app semelhante ao Stylicious que você citou (mas, pelo que vi, mais bem avaliado pelos usuários! hehe). Se resolver testar, nos conte o que achou! Eu baixei o app, mas confesso que tô empacada pra começar a catalogar, estou sofrendo pra achar um fundo que dê menos trabalho na edição das peças… e também jeitos de ajeitar a peça para que dê a impressão certa na hora de montar o look! Ia amar se você fizesse um post com dicas sobre isso 🙂 Um abraço e obrigada pelo seu trabalho!

  7. Carina comentou:

    Eu tento planejar minhas roupas pro dia seguinte, às vezes qdo to empolgada faço uma listinha com 5 looks (pra cada dia da semana). Mas acabo não seguindo a lista e vai o que dá na hora, sem muito pensar. Escutei esses dias teu podcast sobre estilo pessoal e tive mais um estalo de aproveitar mais as coisas que eu tenho no armário e uso pouco, já tá indo pra listinha, só espero seguir. 🙂

  8. Andréa Egues comentou:

    Só na hora. Sou minimalista por natureza, antes mesmo do termo ser inventado. Tenho poucas peças, todas em condição de uso, já que costuro direitinho, rs. Meu guarda-roupa tem duas portas e dependendo do astral em que acordo e do clima, escolho em 5 minutos e vou!

  9. Livia comentou:

    Oi Ana! Eu costumo pensar na noite anterior, ou de manhã enquanto tomo café ou enquanto tomo banho. Não é o ideal, mas pelo menos não me faz perder tempo em frente ao guarda-roupa. Ah, solicitei a participação no grupo do facebook! 🙂

    1. Ana Carolina respondeu Livia

      Sim, Livia! Às vezes é o melhor mesmo que conseguimos e tá tudo bem! 🙂 Uhuuu, bem vinda ao grupo!

  10. Ana Paula Monteiro comentou:

    Há anos eu faço listas de looks ou tiro prints de looks que gosto para me inspirar, e isso me ajuda muito. Até quando faço mala eu faço lista: separo a viagem por dias da semana e já coloco o look que vou usar no dia, facilita durante a viagem e vc não tem que desarrumar a mala inteira pra saber o que vai usar. Lista é vida! 🙂

    1. Ana Carolina respondeu Ana Paula Monteiro

      Lista é vida! Isso mesmo!

  11. fernanda comentou:

    ENTÃO, EU SEI QUE PLANEJAR É NECESSÁRIO, MAS ACHO QUE O ATO DE SE VESTIR É UM ESTADO DE ESPÍRITO… ESCOLHO NA HORA OU NA NOITE ANTERIOR.

  12. Mônica comentou:

    De certo modo, sou meio “privilegiada” pq trabalho de uniforme dos pés à cabeça (literalmente), não posso usar acessórios, então não tenho essa preocupação. É o legal tb é que no meu guarda roupa tudo que não é uniforme vale pra vestir quando quiser: de dia, de noite, festa, saída com amigos, cinema… e como isso rende!!! Beijos a todos