Achadinhos versão passeio nas lojas – em SP!

Na semana anterior passei alguns dias em São Paulo a convite da Riachuelo pra conhecer os bastidores da matriz da mega empresa, a gravação do comercial de dia dos namorados e ainda saber mais sobre a loja da Oscar Freire e as próximas que vão abrir nesse formato.

Como eu já tinha feito esse formato de post antes (link aí embaixo!) e achei um aprendizado como profissional de marketing (tenho pós na área!), arrisquei que seria bacana contar pra vocês. 🙂 Foi ótimo para aprender mais sobre toda a estratégia da marca ao longo dos anos para posicioná-la como uma marca jovem e dinâmica, que patrocina até semanas de moda.

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Há alguns dias eu mostrei algumas lojas aqui no Rio, a C&A e a Marisa que ficam em pontos nobres e têm peças mais selecionadas, VM (visual merchandising) diferenciado, com lojas mais amplas, claras e iluminadas, araras com produtos mais espaçados entre si, funcionários mais atenciosos, etc. No final do ano a Riachuelo também vai abrir em Ipanema e mais uma, maior ainda, na Av. Paulista, em SP, e as lojas vão seguir os mesmos moldes da Oscar Freire. Claro que me chamaram também para passar por essa experiência e dividi-la com vocês!

Eu já conhecia a loja da Oscar Freire, mas conversei mais com a gerente que contou que ela não foi criada para dar lucro necessariamente. A ideia principal é mostrar se antenada com diversos tipos de clientes, a promoção da marca, gerar mídia espontânea para o grupo e reforço nas estratégias de posicionamento, incluindo a nova identidade visual. Para vocês terem uma ideia de como essa fórmula dá certo, a Forever 21 já está se movimentando para abrir outra loja na mesma rua, um dos pontos mais nobres de SP.

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O que pesquei de interessante para nós, consumidoras finais: eu já achava mesmo o atendimento da Riachuelo muito bom (outra que gosto muito é a Renner), mas na loja da Oscar Freire eles recebem constantemente informação de moda e desfiles, são estudantes de moda e treinados constantemente para dar atenção a todos que entrarem.

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Andressa, que foi convidada também, eu e a Luitha, que é Riachuelo fashion girl! Queridas!

A loja é linda, super bem decorada, com provadores bem iluminados e realmente o pessoal pergunta toda hora se você está precisando de algo. Não fica ninguém controlando com fichas no provador e os funcionários buscam alguma peça se você pedir. O mais legal foi saber que reservam as peças por mais tempo caso o cliente precise e fazem qualquer tipo de reforma. Qualquer uma mesmo: desde ajustes e bainha a acertos de mangas, ombros, diminuir ou aumentar, enfim. E sem ônus para o cliente.

Hoje em dia é tão difícil encontrar lojas que ofereçam reformas sem cobrar que achei uma boa vantagem! 🙂

Algumas roupas eu achei caras pra minha pessoa, kkkk, como o blazer de 140 reais que eu amei mas não trouxe porque eu já tenho vários e o casaquinho de tricô que eu peguei (109,90). Mas tinham outras com preço bem tranquilo, como a t-shirt de gatinhos por 29,90 (não fotografei porque já está lavando, rs) e a calça por 69,90. O macaquinho preto com renda nas costas saiu a 89,90.

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Acho muito interessante as grandes magazines se colocarem em pontos considerados mais elitizados, oferecendo roupas com informação de moda e mais acessíveis (pelo menos em relação aos valores que o pessoal dos bairros bacanudos está acostumado!), como se realmente as barreiras estivessem acabando, com novos mercados em potencial e estratégias de vendas.

Só que seria melhor pra gente se o varejo inteiro tiver que se movimentar para aliar mais preços competitivos com produtos com qualidade. Ainda acho os preços em geral (de tudo!) numa crescente que eu não consigo acompanhar – e isso serve para a gente pensar cada vez mais antes de sair comprando.

*o blog foi a convite e compartilhou sua opinião sobre a experiência

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