4 ideias para versatilizar uma roupa*

trench coat é daquelas peças cativas no armário e na história da moda. O casacão surgiu na Primeira Guerra Mundial, que era uma guerra mais de contato, em que os soldados andavam entre as trincheiras para chegar perto do adversário. Thomas Burberry – sim, o fundador da grife! – criou esse casaco para o exército inglês usar e se proteger da chuva e do frio sem perder a mobilidade. O raincoat, nome inicial da peça, tornou-se trench coat por conta das trincheiras, as trenches.

A guerra passou, estrelas do cinema como Audrey Hepburn e Peter Sellers, aderiram e ele virou, assim, um dos maiores clássicos da moda de todos os tempos. Sabiam que a Burberry mantém a tradição dos seus casacos trenchs desde 1901? E mais: são feitos também nas cores originais (bege, cáqui e preto) e sempre têm 10 botões em duas fileiras de 5.

Ele foi ganhando variações em muitas marcas, de cores, drapeados, formas e tamanhos ao longo das décadas: eu tenho um roxo, um preto e esse bege, mais curtinho. Como é um pecado subjugarmos o valor de ter um item tão versátil no armário, aproveitando o clima mais ameno com uma chuvinha aqui e ali, desenterrei esse meu, que é o mais próximo que eu cheguei de ter um item com um pé no militarismo em moda (vocês sabem que não deu certo meu casamento com as parkas, né!) e vou mostrar na prática como podemos fazer nossos looks renderem mais sem precisarmos comprar, só usando o que já temos!

trench-18

Para uma peça se provar versátil no nosso guarda-roupa, precisa render no mínimo três combinações diferentes. Isso a gente pensa antes mesmo de comprar, por mais que tenha amado loucamente, é preciso um pouco de lucidez para não levar algo que pode ficar encostado com a etiqueta para sempre e que não é, às vezes, o que estamos precisando para incrementar ou dar liga ao que já temos.

E essas combinações precisam ser diferentes mesmo entre si, provando que a roupa pode transitar em vários ambientes e ocasiões! Esse meu casaco foi comprado de segunda mão por apenas 60 reais e o pobre estava encostado, confesso; por isso o elegi para me forçar a pensar em outros looks que não fossem apenas jeans e camiseta! A esmagadora maioria das roupas que usei é superacessível, com peças de fastfashion ou compradas em liquidação e de brechós virtuais.

Vamos lá! O que eu mais amei de todos foi esse, fiquei apaixonada. A base tem um pé no despojado basicão mas, incrementado com acessórios e o scarpin, a produção ficou toda rhyqueza! E a diferença de ter o trench como terceira peça nesse look? Ficou mais elegante ainda!

trench-15

trench-14

trench-16

Top NK para C&A – 69,90
Short Lenny Niemeyer para C&A – 45,00
Trench coat comprado no Enjoei – 60,00
Scarpin Santa Lolla para C&A – 39,99
Bolsa Adô – 240,00
Acessórios Lita Raies

Neste segundo, a proposta era inseri-lo num look mais noite, criando um contraste e uma mistura de estilos interessante com vestido de seda. O legal de misturar famílias diferentes de roupa é que deixamos a produção mais criativa, mostramos que sabemos o contexto que cada uma se insere, mas dominamos nosso estilo, desmembrando esses padrões e surpreendendo. =)

vestido rosa de seda com peplum e mais curto, trench coat cáqui curto e drapeado nas costas, sandália preta de duas tiras, maxi brincos bronze de pedrarias, clutch bordada pb

trench-9

trench-10

trench-11

Vestido Stella McCartney para C&A – 75,00
Trench coat comprado no Enjoei – 60,00
Bolsa Renner que ganhei da marca
Sandália Santa Lolla para C&A – 99,00
Brincos Lita Raies para Ana Soares

Voltando à ideia do casual, olha agora uma proposta com macacão, minha peça favorita do armário! Como a cor do casaco é mais apagada, mandei ver no lenço coloridão estampado, sem amarração nenhuma mesmo, só seguindo a linha vertical que o trench deixa no meio do corpo, que é uma linha afinadora de silhueta. Repare também que eu procuro sempre puxar as manguinhas, isso faz muita diferença no resultado final.

macacão preto com lenço colorido estampado de vermelho, azul e laranja ao longo dele, trench coat curto cáqui e sandália preta de duas tiras

trench-1

trench-2

Macacão Cantão que ganhei há séculos
Trench coat comprado no Enjoei – 60,00
Lenço Loja Prosa que ganhei mas custava 75,00
Sandália Santa Lolla para C&A – 99,00
Relógio Casio

A última proposta tinha que ser o basicão, aquela que estamos todas acostumadas a usar com ele: jeans e camisa! Clássicos são clássicos, não adianta, hehe! Adicionei ainda um sapato de inspiração do guarda-roupa masculino e deixei o visual todo meio menininho, por isso caprichei na maquiagem e nos brincões para equilibrar a mensagem de estilo.

trench-4

trench-5

calça jeans lavagem índigo skinny rasgada, camisa branca de seda, trench coat cáqui, mocassim envernizado marrom com tessels

trench-6

Camisa de seda Francisco Costa para C&A – 79,00
Trench coat comprado no Enjoei – 60,00
Calça NK para C&A – 149,90
Sapato Zara – 140,00
Bolsa Adô – 240,00

Olha só quantas novas possibilidades um único item pode render no nosso armário! Tudo com o que eu já tenho, sem comprar nem um alfinete a mais, apenas parando algum momento para olhar com mais carinho pro meu guarda-roupa e botando a mão na massa, fazendo valer o investimento em tudo que está ali!

Quem aí se inspirou para fazer o mesmo? Qual look vocês gostaram mais? Alguém sugere outras produções? =D

O post de hoje foi mais um da série a convite do SUBWAY® – que fez um link muito bacana dos achados do blog com seu sanduíche Baratíssimo Steak Churrasco, que tem um precinho maravilhoso pra quem gosta do que é bom sem precisar pagar muito!

LA_003515AX_Selo_Blog_02

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

21 comentários

  1. Bruna comentou:

    Ana, que looks maravilhosos e inspiradores! Amei esse último bem minimalista!

    Você é demais!

  2. Cris comentou:

    Aninha, a muito que quero comentar mas sempre no trabalho, fica dificil…mas hoje, com um tempinho extra quero te dizer que vc sempre maravilhosa, com coisas interessantes pra dizer e eu aprender, não é só “look do dia” que eu abomino, não aguentava/aguento mais, vc é linda, o conceito do teu blog é inteligente, eu adoro, todo dia te vejo, leio tudo com atenção, e hoje vc fez uma referência da peça que eu mais gosto de ter, trench coat, adoro, sou apaixonada, peça versátil, estilosa, atual, atemporal, simplesmente adorei suas produções, uso os meus quase que diariamente, pena que El Ninho resolveu estacionar no Brasil e o frio foi embora, uma pena…mas aqui em SP pode-se usar pois o tempo muda rápido, se bem que tem feito calor……mas eu uso trench coat mesmo assim…rsrsrs…. parabéns pela matéria, looks perfeitos e o ultimo é a minha produção favorita…e vc ficou linda!….o sapato da Zara é um luxo né….
    beijos minha linda, seu cabelo tá mara, o batom dá um up, parabéns!!!
    beijos,
    Cris

    1. Ana Carolina respondeu Cris

      Ai, Cris! Que comentário bacana! Muito obrigada pelo privilégio dessa sua companhia diária! 🙂 Beijão!

  3. andressa comentou:

    Ana, tenho dois, um bege um pouco acima do joelho e estilo alfaiataria e um preto no meio da canela e mais despojado, num tecido mais impermeável.
    Mas ao usar o bege para ir a jantares por exemplo, fico sempre naquela(tiro ou não tiro).kkkkkkkk Vc sabe, que tem muitos lugares que não tem chapelaria e não quero colocá-lo numa cadeira de qualquer jeito e correndo o risco de amassá-lo. Oq vc sugere? Pq acabo ficando com ele no corpo. Pq estando em pé eu posso tirar colocar no braço, se esquentar. Mas sentada fica complicado.
    Obrigada

    1. Ana Carolina respondeu andressa

      Xi, Andressa, boa questão! Ou eu coloco atrás da cadeira, estendido (tomando o cuidado pra não esquecer!) ou peço uma cadeira a mais para pousá-lo. Beijos!

      1. Juliana respondeu Ana Carolina

        Olha, essa preocupação de amaçar o trench é meio desnecessária, exceto se ele for muito delicado (aí pode estragar). Mas eu sempre penso como mamãe: se for amassado de uso, tudo bem – amassado de “saiu-da-máquina-e-não-passou” é que fica feio.

        Beijinhos!

  4. Ameeeei o post, Ana! Arrasou nos looks! Vai ser útil pra desenterrar os meus 3 trenches q estão parados agora durante o verão nos EUA, mas o outono que me aguarde! Bjs e bom restinho de semana

  5. Tati de Porto Alegre comentou:

    Tem uma coisa que sempre me faz sentir como um et: se está frio o suficiente para usar um casaco (mesmo fino) como terceira peça, eu simplesmente morreria de frio de pés de fora ou pernas de fora. Mas se estiver quente o suficiente pra usar sandália ou perna de fora, então tenho certeza de que não aguentaria suando com qualquer casaco… O.o
    Sou só eu assim? Acho lindo perna de fora e manga comprida, mas não consigo deixar de pensar que a pessoa só pode estar passando ou frio ou calor, porque pra mim não existe temperatura em que isso fique confortável :/

    1. Juliana respondeu Tati de Porto Alegre

      Tati, não sei quanto à Ana, mas eu não sinto frio nas pernas – já passei inverno a zero grau só de jeans, por exemplo! Eu uso frequentemente saia com manga comprida ou jaqueta porque não gosto de pegar vento no tronco (logo começo a me contrair e a coluna vai pro beleléu), mas na perna não me incomoda!

  6. Adriana Obermuller comentou:

    Adorei os looks!!!!! Mas o primeiro e o ultimo eu AMEIIIIIII!!!!!! bis

  7. Claudânia Santos comentou:

    Oi Ana! Vi no blog Vida Organizada sobre análise de cores. Fiquei muito interessada em fazer. Moro em Teresina, capital do Piauí. Você só faz pessoalmente ou existe outra forma? Gostaria de saber valores e formas de pagamento. Agradecida. Claudânia Santos.

    1. Ana Carolina respondeu Claudânia Santos

      Oi Claudânia! Só presencial. Me manda um email pra eu indicar uma consultora daí pra vc! Beijos!

  8. Adriana Roque comentou:

    Olá Ana!
    O brinco da última produção com uma pedra azul é de que loja? O brinco ficou lindo em vc. Beijos.

  9. Liseth comentou:

    Olá, Ana!
    Os looks do trench coat estão ótimos, mas eu fiquei com duas dúvidas, você pode esclarecer?
    1- Há algum truque para a manga ficar sempre puxada? Quando eu faço isso, as mangas sempre descem para o punho e eu passo o dia inteiro puxando pra cima, um saco. Uma vez, tentei prender com um elástico escondidinho no meio das dobras, mas não deu lá muito certo.
    2 – O seu lenço colorido está solto, sem amarração. Não fica voando e saindo do lugar quando você anda? Outro tormento pra mim, rsrs.
    Parabéns pelo seu blog e seu sucesso!

    1. Ana Carolina respondeu Liseth

      Oi Liseth! Puxa, eu ia falar dos elásticos, esse meu tá bem justinho e fica na boa. Você pode também dobrar as mangas 😉
      Sobre o lenço, não, repara que coloquei ele encaixado abaixo da gola, na parte de trás do pescoço e enfiei também nas laterais por dentro do trench! Assim não cai 🙂 Beijos!

  10. mary comentou:

    amei o ultimo.seu cabelo ta muito lindo

    1. Ana Carolina respondeu mary

      obrigada, mary! 🙂

  11. Dyhessyca comentou:

    Ana amei os looks, ficaram muito bonitos! Este casaco é lindo, não deixa ele esquecido mais tá?

    bjo

  12. Ariana Melo comentou:

    Muito legais as variações. Gostei bastante com o macacão. E vou acrescentar uma ideia: eu gosto muito de usar ele fechado como se fosse um vestido (depende do comprimento, claro), com meia-calça, seja escura ou até arrisco uma colorida, e salto!!

    1. Ana Carolina respondeu Ariana Melo

      Eu já até fiz esse look aqui no blog! 😀