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{"id":61995,"date":"2022-01-21T20:58:31","date_gmt":"2022-01-21T23:58:31","guid":{"rendered":"https:\/\/www.modapenochao.com.br\/?p=61995"},"modified":"2022-01-24T15:49:16","modified_gmt":"2022-01-24T18:49:16","slug":"a-moda-politica-de-elza-soares","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.modapenochao.com.br\/moda\/a-moda-politica-de-elza-soares\/","title":{"rendered":"A moda pol\u00edtica de Elza Soares"},"content":{"rendered":"\n

Ontem, dia 20 de janeiro, a cantora Elza Soares encantou, aos 91 anos. Eu estou particularmente muito emocionada. Assisti apenas um show dessa deusa de voz rouca, e hoje eu percebo que eu sabia pouco da sua trajet\u00f3ria, que foi apagada e boicotada por tantos anos pela m\u00eddia. Toda vez que Elza aparecia, era mais para pontuar que ela estava se relacionando com um homem 50 anos mais novo, com roupas deixando muita pele \u00e0 mostra, as muitas pl\u00e1sticas. Mas Deus \u00e9 mulher e Elza pode continuar e modernizar sua carreira com lan\u00e7amentos aclamados principalmente pelo p\u00fablico jovem.<\/p>\n\n\n\n

Com a pot\u00eancia inigual\u00e1vel da sua voz, Elza rasgava e remendava nossa alma, como bem pontuou minha amiga Maria Karina. Esse atravessamento tocava porque ela cantava para os seus; a negritude, o povo. Elza veio do povo, nascida no que \u00e9 hoje Padre Miguel, depois moradora de \u00c1gua Santa, sub\u00farbio carioca, nunca deixou de olhar pra tr\u00e1s e compreender o que representava o seu canto. Sua voz e seu corpo vestiam seus protestos e \u00e9 sobre isso que vamos falar, algumas hist\u00f3rias dos figurinos de Elza Soares que foram pura representatividade.<\/p>\n\n\n\n

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For\u00e7ada por seu pai a casar aos 12 anos com um amigo dele, *ela ia levar caf\u00e9 pro pai no trabalho e se abaixou pra ver um louvadeus, o menino bateu nela, os dois rolaram na briga e o pai pegou. Achando que estavam tendo rela\u00e7\u00f5es, ele for\u00e7ou o casamento. Elza teve o primeiro dos oito filhos, aos 13. Dois deles morreram ainda beb\u00eas, de desnutri\u00e7\u00e3o. Seu marido contraiu tuberculose e ela teve que trabalhar fora para poder vencer a fome e a mis\u00e9ria \u2013 trabalhou inclusive no Hospital Psiqui\u00e1trico em que Nise da Silveira desenvolvia seu trabalho, e furtava a comida quando todos iam embora. Voltou a ter que cuidar da casa quando o embuste melhorou. Impedida de estudar, sem perspectiva de sair daquela vida, reuniu for\u00e7as para participar do programa de calouros do compositor Ary Barroso, na R\u00e1dio Tupi, h\u00e1 68 anos atr\u00e1s, e tentar ganhar o pr\u00eamio. <\/p>\n\n\n\n

Elza pegou com sua m\u00e3e um vestido emprestado para ficar mais apresent\u00e1vel, mas, com a sua silhueta esqu\u00e1lida, precisou ench\u00ea-lo de alfinetes para que coubesse. Ao subir no palco, Ary estranhou aquela figura mal enjambrada, a plateia come\u00e7ou a rir, e ele a questionou “De que planeta voc\u00ea veio, minha filha?” <\/em>Elza foi categ\u00f3rica “Eu venho do mesmo planeta que o seu, Sr. Ary, o Planeta Fome!”<\/em>. Os risos cessaram, Elza soltou sua voz e foi nomeada ali mesmo uma estrela que nascia.<\/p>\n\n\n\n

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Ela se autoreferenciou na hist\u00f3ria dos alfinetes, no in\u00edcio da sua carreira, para encomendar o figurino do disco e da turn\u00ea “Planeta fome”. Ser sua pr\u00f3pria refer\u00eancia \u00e9 saber que a sua hist\u00f3ria era potente demais, e isso n\u00e3o \u00e9 para qualquer ser viente n\u00e3o, meus amigos. Em uma alus\u00e3o ao vestido de alfinetes, o traje justo, com mais de 2 mil alfinetes, o trabalho de figurino da marca de upcycling curitibana H-AL (que vou contar com mais detalhes abaixo), trouxe a vers\u00e3o punk de Elza, que honra suas mem\u00f3rias e n\u00e3o se deixa apagar jamais. O \u00e1lbum reune m\u00fasicas de protesto e pol\u00edticas, como a da foto, que gravou Comportamento Geral, de Gonzaguinha.<\/p>\n\n\n\n

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\u201cFui espetada a vida inteira, passei fome de comida e hoje tenho outras fomes. Nesse novo figurino quis simbolizar o que sentia, o que sinto. Naquele dia s\u00f3 sentia os alfinetes me espetando”, diz Elza no texto de divulga\u00e7\u00e3o do \u00e1lbum.<\/p><\/blockquote>\n\n\n\n

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A valoriza\u00e7\u00e3o da moda \u00e9tica e artesanal<\/h2>\n\n\n\n

A parceria com os amigos da H-AL<\/a>, que desenvolvem seu trabalho de cria\u00e7\u00e3o em Curitiba de pe\u00e7as assim\u00e9tricas, de formas criativas, a partir de sobras de tecidos, como vestidos de noivas de desapego, trouxe \u00e0 cena uma Elza que valorizava uma moda \u00e9tica, artesanal, sustent\u00e1vel e feita no Brasil. Eu tenho pe\u00e7as da marca e pude visitar a loja-atelier que eles tinham e era algo sen-sa-cio-nal, um trabalho primoroso de upcycling.<\/p>\n\n\n\n

“Por interm\u00e9dio de um amigo, o estilista da H-ALAL, Alexandre Linhares, conversou rapidamente com Elza no camarim de uma turn\u00ea, mas tempo suficiente para o carism\u00e1tico criador apresentar algumas fotos de seu trabalho e receber uma encomenda da cantora: um vestido com rosas. Ela se recordou de quando o compositor Lupic\u00ednio Rodrigues, no final dos anos 60, lhe ofereceu rosas ao final de um show na Boate Texas, no Rio, dizendo a batida frase das cantadas baratas: \u201crosas para uma Rosa\u201d. Esquiva, ela retrucou algo como \u201cn\u00e3o sou Rosa e n\u00e3o gosto\u201d. Era mentira, e ele tamb\u00e9m sabia que ela era Elza e n\u00e3o Rosa e tinha ido conferir a interpreta\u00e7\u00e3o de sua m\u00fasica \u201cSe Acaso Voc\u00ea Chegasse\u201d.” <\/p>\n\n\n\n

Trecho retirado daqui<\/a> porque a m\u00e3e aqui n\u00e3o deu conta de escrever tudo do zero, ent\u00e3o tomem os cr\u00e9ditos. \ud83d\ude42<\/p>\n\n\n\n

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Pouco tempo depois do encontro em Curitiba, Elza Soares recebeu novamente Alexandre Linhares, dessa vez em S\u00e3o Paulo, acompanhado de um vestido transparente de tule, com duzentas rosas vermelhas aplicadas e bordadas \u2013 todas feitas \u00e0 m\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

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Para o figurino do show \u201cA Mulher do Fim do Mundo\u201d foi uma pe\u00e7a mais atrevida, dark<\/em>, que foi moldada no corpo da cantora. Um macac\u00e3o preto de vinil (encomenda dela) com chifres no ombro (sugest\u00e3o dele) feitos com massa de modelar e correntes que descem pelo corpo. <\/p>\n\n\n\n

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Elza foi s\u00edmbolo do empoderamento negro, viveu as dores mais profundas que um ser humano pode aguentar, mas se manteve firme para levar a sua voz e sua luta para mais pessoas. Dizia que a mulher do fim do mundo \u00e9 aquela que n\u00e3o tem medo de viver \u2013 ela n\u00e3o temia nada na vida, mas tinha medo de sentir medo. Elza olhou nos olhos da morte, das drogas, da viol\u00eancia, do racismo, da misoginia, da fome, da mis\u00e9ria, e cantou. Sua voz levava as vozes de todas n\u00f3s. <\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Cantou sobre trai\u00e7\u00e3o, cantou sobre o gozo (“Pra Fuder”em seu \u00e1bum A Mulher do Fim do Mundo), cantou sobre o amor, cantou sobre viol\u00eancia dom\u00e9stica (“voc\u00ea vai se arrepender de levantar a m\u00e3o pra mim”), cantou sobre a desigualdade, cantou sobre racismo (“A carne mais barata do mercado \u00e9 a carne negra”), cantou o feminismo. Elza cantou por todas n\u00f3s, por isso tamanha pot\u00eancia, por isso a sua voz nunca se calar\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

Viva Elza. Sarav\u00e1, rainha!<\/p>\n\n\n\n

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(foto de editorial para o caderno Ela, do jornal O Globo)<\/em><\/p>\n\n\n\n

* editado 24\/01\/2022 \u00e0s 15:45. Os amigos de Elza, da H-AL, me contaram a vers\u00e3o dela sobre seu primeiro casamento. Nas vers\u00f5es que li diziam q ela sofreu abuso; nessa entrevista<\/a> para Bruna Lombardi, Elza contou o que realmente aconteceu. <\/p>\n\n\n\n

Fonte: <\/p>\n\n\n\n

Wikipedia<\/p>\n\n\n\n

A Escotilha<\/a><\/p>\n\n\n\n

G1<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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