Novos hábitos de consumo (e de descarte!)

O escopo desse post surgiu a partir de uma contribuição minha nos comentários de um grupo no facebook sobre armário-cápsula. Muitas meninas levantavam a bola do consumo mais ético e consciente mas se questionavam sobre o descarte das peças que não iam pra doação, embalagens e por aí vai.

Eu quis compartilhar o que eu estou tentando fazer para mudar minha forma de consumir moda e isso vai além de só pensar antes de comprar. Eu comecei a repensar uma série de coisas que estava fazendo no automático, porque né, todo mundo faz, pra que pensar muito. Algumas foram tão simples que já praticamente se tornaram hábito, mas penso que pode ser tão mais legal se todo mundo também se questionar e as empresas perceberem mais e mais essa nova e mais consciente forma de consumir.

Comprar melhor vem de encontro a outras práticas que antes eu classificava como exageradas: “Ai, que bobagem, pra que pensar assim, muita loucura”. Mas, ó, não é não. Quando eu abro o armário e vejo que 90% dos meus blazers continuam intocados porque o inverno não existiu, eu penso que tem algo errado demais. E que é preciso todo mundo assumir a sua parcela de culpa para mudar. E que de pouco em pouco, quem tá visando só o lucro vai se incomodar terá que se adaptar. Por bem ou por mal.

Não gerar tanto lixo 

A primeira foi tentar reduzir drasticamente a quantidade de lixo gerado – estudos apontam que a coisa tá tão feia que nem reciclar mais está adiantando, sem contar que o sistema de coleta e descarte ainda é falho em muitos locais. E foi só pensar o quanto de lixo que nos é empurrado todos os dias e aceitamos por comodismo, que eu comecei a reparar muito mais no que eu poderia fazer para mudar.

8049583

Se vou às compras, incluindo em shopping, etc, levo sacolas de casa, não aceito as caixas e nem as sacolas das lojas. Quero também fazer dessa forma com as minhas clientes, explicando como elas podem também mudar. =)

Descarte adequado

Roupas sem fim de doação eu descarto contratando os serviços de empresas certificadas, como a Ecoassist. Pagar pra descartar? Sim, o lixo é responsabilidade nossa também…não pagamos para inserir aquele produto na nossa vida? 

Já descartei desde toalhas muito ferradinhas a um sofá com eles e foram ótimos no atendimento e prazos, pedi inclusive fotos do processo do descarte correto das peças. Eles atendem as principais capitais e aqui tem uma lista do que eles aceitam e aqui um video explicando tudo.

Pensa, se sacola plástica é vilã porque leva centenas de anos para se decompor em solo, a roupa sintética também é – a matéria-prima é a mesma da sacola plástica, o petróleo! Por lógica, então, a roupa polui tanto quanto a sacola do supermercado (isso porque nem entramos no mérito da forma que ela foi confeccionada).

Tenho cobrado nas lojas que eu vou que pensem em receber as roupas sem uso também. A Adidas tem em várias lojas uma caixa para descarte das roupas esportivas sem uso para reciclagem – pode ser de outras marcas também! E se quiser comprar na loja, ganha 20%. Se não, só deixar mesmo na caixa.

As maquiagens e cremes serão usados até o fim, sem comprar novos. Eu fiquei chocada com a quantidade de sombras sem uso, de produtos vencidos há 5 anos que nem chegaram na metade. Quando preciso descartá-los, uso o programa Back2Mac ou levo as embalagens vazias de produtos na loja do O Boticário, que aceita até de outras marcas.

Graças a esse post eu fiquei sabendo que quatro unidades de negócio do Grupo Boticário – O Boticário,Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box – estão aptas a receber embalagens pós-consumo. A empresa está expandindo seu Programa Reciclagem de Embalagens, que existe desde 2006 nas lojas de O Boticário e está ligado a uma das práticas mais discutidas atualmente em sustentabilidade: a logística reversa.

materia_reciclagem_5

Não sei se com essa mudança nas lojas do grupo que receberão os produtos, se aceitarão embalagens de perfume ou shampoos, por exemplo, mas acredito que sim (a Beauty Box tem esse tipo de produtos à venda, então…).

Atualização: A Renner tem também um programa de descarte ecológico das embalagens de produtos comprados ou não na sua perfumaria:

“A beleza fica com você, a embalagem com a gente”, o Projeto EcoEstilo é o principal projeto do PGRS da Renner. Trata-se de uma iniciativa da empresa para estimular clientes, consumidores e colaboradores a descartar os resíduos de perfumaria e beleza, comprados ou não na Renner, em coletores apropriados, disponíveis em todas as lojas na área de perfumaria. As embalagens recolhidas são destinadas de forma ambientalmente correta. Além dos produtos descartados pelos clientes, também são recolhidas as amostras de teste das lojas e os produtos de beleza com defeito.”

Para entender mais sobre tecidos

Tem dois posts meus explicando o básico para fazermos escolhas dos tipos de tecidos que queremos pro nosso armário!

Entendendo mais sobre tecidos e Sobre fibras e manutenção das roupas

Cursos e leitura sobre o assunto 

#1 Para reaproveitar as roupas sem uso e transformá-las em peças usáveis, feitas por nós mesmas, eu indico os workshops da Gabriela Mazepa. Ano passado demos um workshop juntas, olha aqui!

#2 Sobre reduzir o lixo eu indico a leitura do Um ano sem lixo

#3 Sobre moda ética e consumo consciente o Modefica

Espero ter contribuído! Quem tiver alguma questão ou dúvida ou quiser contribuir com mais ideias, manda ver nos comentários. 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: