Uma reflexão sobre o básico

Ana veste:

Camisa C&A – 69,90
Calça C&A – 99,90
Cinto C&A (laranjinha, para combinar com o rosa da blusa!) – 19,90
Colar OZ Store – 80,00 (carinho, mas in-crí-vel)
Sapatilha Imporium – 100,00
Bolsa Ebay – 19,90 dólares

fotos: Rodrigo Silva

Depois de 5 dias arriscando novas ideias para produções basiquetes, uma reflexão e o saldo desse exercício. Se quiser pode pular o texto e comentar o look 😉

Essa última semana arquitetando produções básicas não tão básicas assim acabou me levando ao céu e também ao inferno. Não que eu esteja fazendo tempestade em copo dágua, mas já fazendo, nunca pensei que refletir sobre o que é o básico e como mudá-lo de um jeito que não o deixe tão simples assim, me fizesse esbarrar em dificuldades dignas de looks mega elaborados.

Porque é assim, desde que tenho o blog eu penso em algo diferente para usar diariamente. E eu amo cores, amo texturas, aprendi a curtir estampas, adoro novidades, gosto de propostas diferentes e de não-modismos. Para o dia-a-dia eu praticamente nunca imagino algo simples demais. Aliás, quer me ver mega básica, de chinelo de dedo? Esbarre comigo nos finais de semana. Uma preguicite descomunal aliada ao meu carioquismo despojado e a minha necessidade de zerar todos os excessos da semana fazem com que eu me limite sem dó nem piedade a um bom short, a uma regatinha companheira e meu estimado par de chinelos. Livre, descompromissada. Básica, ponto.

Não que eu seja uma pessoa durante a semana e outra nas folgas, mas acho importante arejar as ideias, não ter cobranças e neuras quando o que a gente mais quer é descansar. Claro que em passeios e saidinhas eu me arrumo toda, mas o mais bacana é que eu repito as produções de sucesso do blog (ou as que fizeram sucesso só pra mim). Repito feliz, sem querer pensar muito, só para aproveitar os minutos a mais rolando na cama lendo uma revista. E até nesses descompromissos, acabam surgindo as propostas para os looks semanais – assim, sem cobranças de horário, de ter ideias ou de inovar. Tudo flui, a partir do básico.

E pensar nesse básico elaborado para o blog foi um pouco penoso. Afinal, ninguém quer entrar num blog só para ver jeans e camiseta, certo? E esse look me remeteria a um final de semana. Então dá-lhe pensar em regatas estampadas, colares, detalhes com informações de moda para acrescentar a interessância necessária a uma audiência tão estimada. Afinal, o que eu mais ouço/leio é que muitas meninas tentam se produzir, mas o cotidiano puxado acabam levando as ideias, a disposição para incrementar o basiquinho. Eu queria mostrar que dá para reverter tudo isso com o que se tem e acrescentando alguns toques sutis – mas vitais para o sucesso da produção.

O que eu posso concluir dessa semana é que cada uma de  nós tem o seu jeito básico de ser pro mundo. O meu básico pode ser uma regata mega colorida com um jeans rasgadão. O básico da executivona pode ser o terninho com a sapatilha bicolor. O básico da patricinha talvez seja o vestidinho grifado com a it bag velhinha. E assim vivenciamos essa pluraridade do feijão com arroz no vestir, cada uma ao seu modo e a sua interpretação.

Que as ideias boas sejam absorvidas e reproduzidas. Que ninguém se limite a algo alegando simplicidade do guarda-roupa. Aqui no blog eu aprendo muitas vezes que o “menos” é sempre “mais” na prática. Que quando eu quero complicar, na verdade é no simples que eu me acho, e o básico acaba me surpreendendo com a sua capacidade de combinações. E me completando todos os dias.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

51 responses to “Uma reflexão sobre o básico”

  1. Avatar de Bruna
    Bruna

    Linda blusa, estava procurando uma desse tipo e nesta cor. Ainda está a venda na C&A? O problema é que nunca tem as mesmas coisas em C&As diferentes.

    Lindo o look!

    Você ainda não fez um look com a bolsa de raposa, né?

  2. Avatar de Rafaella
    Rafaella

    Gente, que BAPHO esse colar!

  3. Avatar de Cristiane
    Cristiane

    Carol… descobri seu blog há pouco tempo, e confesso que virou leitura diária.

    Adoro a forma despretensiosa com que vc se relaciona com a moda, mostrando que dá sim p/ se vestir legal sem ficar no vermelho… vc tem muito estilo e criatividade, adoro isso.

    Ah… comecei a usar uns colarzões ao observar a forma como vc usa e achar bonito, e estou achando o máximo.

    Vida longa ao blog, sucesso p/ vc!

  4. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    Vou ja catar essa calca!!! Linda a lavagem do jeans…

  5. Avatar de Nathalya Rabelo
    Nathalya Rabelo

    que look lindo, amei!
    http://fthink-chic.blogspot.com/
    Bj, nath

  6. Avatar de Rose
    Rose

    Ana, aprendi muito aqui, com vc. Um beijo!

  7. Avatar de Lual

    putz, só vc consegue achar essas camisas na c&a, viu? não encontrei a branca, nem a creme e nem essa rosa aí. poxa vida! tenho dificuldade de saber o que é básico. hoje em dia. até mesmo empresas com código de vestuário mais definidos acabam permitindo várias cores que não permitiam antes, quando tudo era preto, branco , cinza e azul marinho.

  8. Avatar de Larissa

    Gostei muito do texto que escreveu e eu concordo com você. Cada um tem seu estilo, até o básico é diferente dependendo da pessoa.
    Amo os seus textos, e, como disse a Rose, também aprendo muito aqui com as suas idéias.
    Beijos!

  9. Avatar de Letícia Paiva
    Letícia Paiva

    Não pulei o texto, gostei da reflexão. Até estava pensando em fazer uma semana de básicos, assim dá entender melhor nosso estilo.
    E o look ficou bem lindo! Você usou uma blusinha preta por baixo da camisa?

  10. Avatar de Elaine Canha

    Oi Ana

    Gostei bastante da reflexão! Acompanho seu blog e tento adaptar seus looks e sugestões ao meu estilo, que é básico por natureza. Estou procurando ousar e inovar no meu modo de vestir, mas sempre fiel a mim mesma.

    Vejo que vc está usando bastante a sua bolsa do Ebay. A minha como não cabe muita coisa, uso apenas nos passeios rs

    Beijos

  11. Avatar de Rosiane
    Rosiane

    Oi Ana! Não pulei o texto não, você é excelente nas produções e ótima escritora! Adorei sua reflexão. Aprendo horrores com você! rsrsrs Um novo jeito de entender de moda sem pecar por excessos. Pra mim o básico é isso, sem excesso e você o faz com maestria! Parabéns!!!!! Espero um dia ter idéias tão descoladas quanto as suas! Ah! os seus achados são demais! É uma pena que a C$A da minha city não ser a da sua! rsrs
    Beijão, continue criativa e linda!
    Rosi

  12. Avatar de Rebecca

    Ana,
    Eu já entro aqui no blog há um tempão, mas nunca comentei. Hoje eu gostei tanto da sua reflexão do básico que resolvi mandar beijos. Até com uma regata branca e uma calça jeans é possível cada uma mostrar um pouco da personalidade nos complementos, né? É o que mais se vê por aí!
    Agora que comentei a primeira vez, comentarei sempre. Haha.
    Beijão

  13. Avatar de Fernanda

    Adoro suas reflexões Ana! E principalmente sua disponibilidade para aprender… Bjo!

  14. Avatar de Bel

    E é essa pluralidade que aqui também existe. Entre nós … Há as que focam no look, as que elogiam com fundamentos, as que sintetizam com precisão, as que poetizam … Há tantas entre nós. Tantas partindo de ti, do teu olhar, do teu lugar, do teu fazer e refazer. E isso é alimento! Deveria ser ….
    Dissestes tudo … Que a gente amplie o mundo à começar com esse mundo que há dentro de nós. Desatemos … Um beijo, Aninha!

  15. Avatar de Caschu

    Durante toda a minha adolesêcia eu fui “do rock”, então o básico para mim era calça rasgada , All Star colorido, camisetas divertidas e MUITAS pulseiras de spike. Mas os anos passam e nossas preferências mudam: ainda que eu continue me considerando favorável a esse estilo musical, minhas roupas são outras.

    Hoje em dia, básico é (no mínimo) short ou saia, blusa estampada, uma sobreposição (colete, blazer ou cardigan) e sapatilha/oxford/mocassim. Ou seja, uma combinação que foge totalmente ao que a maioria das pessoas considera básico. rs

    Arriscarei uma “definição” para o termo básico: aquilo que você veste e se sente bem, é prático e confortável, mostra quem você é sem que haja muito tempo gasto em sua elaboração. Faz sentido ou eu viagei? 😉

    Beijos
    http://www.tolamaravilha.blogspot.com

  16. Avatar de Anna Luiza

    Ana, gostei demais do look, do cordão *vc e seus lindo maxi-colares!!!!*, mas o que eu gostei mesmo foi da relfexão.

    Aliás, eu SEMPRE gosto de seus textos mais longos, especialmente quando você fala sobre algo que vai um pouco além dos looks, algo assim mais… filosófico! Confesso que você me inspira, e eu até encontrei no seu estilo de textos, uma saída pra algo que eu já vinha querendo introduzir há tempos no meu blog, e começei recentemente! Você consegue falar de coisas da vida linkadas com os looks, não fica chato, não “foge ao tema”, não fica forçado, sem sentido, nada. Ou melhor, TUDO!!!!

    Obrigada, e parabéns pelo blog maravilhoso, que me cativou tanto com seus textos bem humorados, e de quebra os looks maravilhosos! ;D beijão!

  17. Avatar de Anna Luiza

    *chará! ;D

  18. Avatar de Anna Luiza

    *AH, vc foi inspiração para os textos dos meus look do dia!

  19. Avatar de Elzi Mara de Oliveira Silva
    Elzi Mara de Oliveira Silva

    Oi, Ana. Passo aqui todo dia, e tenho aprendido muito com você. Você mostra que moda é estilo, e que não precisa ter um guarda roupa todo grifado para exercitar e experimentar. Bjs

  20. Avatar de Jacqueline Uchoa
    Jacqueline Uchoa

    Oi Ana! Todos os dias dou uma espiada em seus looks, e gosto muito! Gostei do texto, vale a reflexão!

    bjks,

  21. Avatar de Consuelo
    Consuelo

    Suas reflexões fazem a diferença em relação a outros blogs de moda e produção, em que o foco está só na roupa. No seu caso, o foco abrange personalidade, atitude, humor, enfim, as características humanas que todos têm. E a roupa é um complemento legal para esse conjunto que é a pessoa, ajudando a ressaltar suas qualidades e, muitas vezes, a compensar suas fraquezas. Parabéns.

  22. Avatar de Adriana Galindo
    Adriana Galindo

    Ana, eu te admiro muito!!!
    Parabéns pelo seu blog!
    Abraços.

  23. Avatar de Paula
    Paula

    Arrasou!!! No texto e na produção!!! Concordo com o comentário ali de cima da Consuelo!!! Parabéns!!!

  24. Avatar de anam

    Oi Ana,
    Amei o seu texto e concordo plenamente com o que voce disse,amei seu look, por favor nunca acabe com o blog,pois voce é minha inspiraçao para todos os dias,nõa so para os looks,mas também o jeito de viver e ver a vida mais divertida,te amo mto e varios mega bjos

  25. Avatar de Luiza H.
    Luiza H.

    Olá! Eu adoro o blog! Suas produções sempre me inspiram! Concordo com o seu lindo texto. O básico não é absoluto e sim, um questão bastante pessoal. Visitando o blog encontro referências, e por que não, coragem pra mudar e adicionar toques no meu estilo pessoal e principalmente, aprendo a expressar a minha personalidade ao me vestir!
    Grande beijo! E parabéns!

  26. Avatar de Roberta Tonelli

    Ana, adorei a reflexão. Às vezes as coisas realmente não são tão simples quanto parecem… E temos que ralar para fazer algo legal. O engraçado é q eu vou mt basicona mesmo pro trabalho e no finde é q eu me produzo: o seu oposto! heheh
    Beijo!

  27. Avatar de Dayse Galhardo Camara

    Eu vi muitas dessas blusas ontem na C&A da Barra da Tijuca/RJ só que achei o acabamento muito ruim e não comprei. Tem uma bege na Renner com um acabamento melhor e bem no estilo equipment com dois bolsos.

    http://meninasestilosas.com.br

  28. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Imagino que sim, Dayse. Mas essa me satisfez, mesmo com acabamento não sendo 100%…bjs

  29. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Ai, Ana! Que fofa, vc. Obrigada! um beijão!

  30. Avatar de Marcielle Enoré
    Marcielle Enoré

    amei o look, camisa é tudo de bom.
    http://blogemesi.blogspot.com/

  31. Avatar de Lia Guimarães
    Lia Guimarães

    Para quem está procurando esta blusa linda, tem na C&A da Tijuca nas cores rosa e branco.

  32. Avatar de Vanessa
    Vanessa

    Sempre acompanho o blog só que nem sempre deixo comentários. Deixo quando algo me chama bastante atenção e ultimamente vc tem feito umas reflexões muito boas.
    Você tinha que ter uma coluna de moda numa revista ou jornal. Sua criatividade e sua dedicação faz com que a gente não consiga parar de entrar no seu site!
    Eu sei que não é fácil todo dia fazer uma atualização de look, de idéias para posts… eu mesma ja tentei fazer um blog mas com a correria do dia a dia não consegui dar conta.. você consegue, e além de conseguir, com seu empenho você é a melhor blogueira de moda!
    Parabéns Ana!
    beijos

  33. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Puxa, Vanessa, obrigada pelo elogio! Quem sabe um dia…gosto tanto de escrever! Que bom que vc curte minhas reflexões, blog é pra isso! E não, não é fácil atualiza-lo com tantas e tantas tarefas e obrigações do dia-a-dia, mas a gente tenta sempre nosso melhor, né? beijão!

  34. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Que bacana, Cris. Obrigada! um beijão!

  35. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    não, usei uma camisete creme! 🙂 beijos!

  36. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Puxa, Rosiane, obrigada pelos elogios! Um beijão carinhoso!

  37. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Rebecca, de regata branca e jeans a gente pode ser feliz! Tem coisa melhor? 🙂 Beijão!

  38. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    um beijo, minha querida!

  39. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Faz sentido TOTAL! eu adorei!! 😀

  40. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Anna, alegria no coração ler seu comentário. Um beijo enorme!

  41. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Elzi, que bacana! Obrigada pelo mega carinho. Beijão!

  42. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Consuelo, bacana ler isso. Obrigada! Aprendo muito aqui. Beijão!

  43. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Oi Bruna! Essa blusa tinha na C&A Tijuca! A bolsa de raposa ta emprestada pra minha prima, rs! beijoca

  44. Avatar de Samanta

    Amada, gosto muito do seu blogue que acompanho quase diariamente.
    Olha, escrevo para dividir com você e com as leitoras uma reflexão que tenho feito de uns tempos para cá.
    Desde que ganhei alguns quilos, por questões de saúde, precisei comprar roupas novas e tive que ir aprendendo a usar truques para disfarçar os quilos a mais. Aí, eu que nunca tinha entendido a importância de entender de moda, inclusive achava que isso era até coisa de gente fútil, comecei a estudar o assunto. Desde então, leio revistas, sigo blogues, pesquiso o assunto na internet. Descobri que entender de moda não nos torna escravas dela, mas nos dá ferramentas para que possamos descobrir nosso estilo, comprar melhor, e expressar no nosso jeito de ser. Ou seja, para mim, moda é uma forma de expressão, quiça exercício de autoconhecimento.
    Eu, por exemplo, descobri que gosto de ousar e sair do lugar comum. Sempre fui uma pessoa um pouco rebelde e até subversiva, risos… Mas eu descobri que gosto de me vestir tb às vezes de um jeito mais feminino, mais clássico… Mas, sou livre, tem dia que sim, quero estar beeeeeemmm básica, com um moletom bem soft…
    Bom, resumindo, eu comecei a me arrumar melhor, de um modo mais ousado, criativo e comecei a abusar de saia, vestido e roupas mais femininas… para quê, amada? Qual a minha surpresa ao descobrir que me vestindo assim, de forma mais feminina earrumada, eu estava me tornando uma pessoa subversiva!!! Sim! Olha que loucura, eu descobri com esta experiência que as mulheres, no geral, estão viciadas no básico, no combo jeans, blusinha e tênis… As vezes elas comentam a minha roupa e eu quase me sinto um ser de outro planeta por estar usando um vestido ou uma saia! Tipo, eu me sinto muito rebelde, transgressora e muita gente acha que eu sou louca por me vestir assim! e é um paradoxo, porque elas acham que eu exagero, mas ficam loucas para usar tb!!! E passa um tempo, elas incorporam algumas ideias lançadas por mim…
    Deixando claro que amo jeans, camiseta e roupas básicas… tb acho que tem dias que menos é mais… porém, que constatação perceber que o que antes era símbolo de conservadorismo, o classico, o mais feminino, hoje é visto como algo ousado, e como o que antes era símbolo de transgressão e ousadia, hoje é usado de uma forma tão conservadora… rsrsrs!!!
    Querida, isso tudo para dizer que agradeço muito o seu exercício de usar os básicos de um jeito menos básico! Criatividade rima com liberdade e para mim, errar no look pouco importa, o que interessa é poder me expressar e “impor” que sim, eu sou livre e visto o que eu quiser!
    Bjinhos!

  45. Avatar de Liliana
    Liliana

    Oi Aninha, adoro seu blog e suas ideias! Bom, sobre o lance de cada uma tem seu jeito básico de ser, é a maior verdade já dita e agora escrita por vc, rs. Às vezes eu me visto de um jeito, que pra mim é super básico, e geralmente é o dia que todo mundo, ou quase todo mundo diz que eu to linda e eu me achando super simples, rs. Bom, enfim, o certo é que a gente tem q investir no jeito mais nós mesmas de ser q a gente acaba não errando, mas claro q ousar de vez em quando não tem nada demais!! Bjins, Lili.

  46. Avatar de Tamires Gonçalves
    Tamires Gonçalves

    Oi linda,
    eu amei seu site foi aprimeira vez que eu vi ele e me apaixonei.
    Morro em Monte Verde Minas Gerias, conhecida como o Melhor destino de inverno do Brasil, e como já diz tudo é bem frio aqui.
    Sou Paixonada por moda, sempre tento estar atualizada pelas dicas do que usar e não usar sempre vou passar por aqui agora e ver seus looks mesmo que sejam de verão eu amo todos.
    uM GRANDE BJS

  47. Avatar de Katia
    Katia

    Muito lindos, você e seu estilo!… Acabei de fazer 50 anos e quero copiar algumas dicas. é aconselhável? Ou vc pode dar algumas dicas para jovens mulheres de 50 anos de idade?… Beijos e que o Blog continue fazendo muito sucesso!

  48. Avatar de Érica
    Érica

    Nossa! Acabei de descobrir o blog!!! Gostei demais e esse artigo, achei muito legal! Sou do tipo executiva básica, mas gosto de vez ou outra fugir do trivial terninho!
    Hj mesmo estou usando uma bata branca com um casaquinho cinza curto. Super básico! Mas, para colorir um pouco, coloquei um colar azul com brincos dourados que combinham com o colar. O pessoal do serviço achou o máximo!!! Me senti a PODEROSA!
    Serei assídua ao blog.
    Beijos.

  49. Avatar de Magg
    Magg

    Samantha passei por experiência semelhante. No meu caso acho que tive uma crise de 30 anos e já não achava legal usar tops justos ou saias minis. Bateu o desespero, então o que usar? Comecei a pesquisar primeiro looks adequados a minha faixa etária, estatura e tipo físico. Fui descobrindo uma porção de blogues e fui aos poucos adquirindo e usando o tipo de peças indicadas, com o tempo fui também apegando-me a detalhes: uma costura ou botão diferente e hj já não compro por impulso, analiso bem a peça, o que tenho para usar com ela, em qual ocasião usar e descubri que amo de paixão alfaiataria a qual sempre coordeno com algo mais moderno ou inusitado. Fui a primeira aqui em minha cidade a usar o combo Short e camisa. Dias depois passo por uma loja grifada e o que vejo? Um look parecido ao que eu havia usado em uma de suas vitrines. Pode ter sido coincidência ou não. O bom é que nos redescobrimos e percebemos o quanto é gostoso sermos fieis ao nosso estilo não a modismos passageiros.

  50. Avatar de Anah
    Anah

    Adorei Samanta!!!
    Quando deixamos de ser escravos e passamos a “usar” a moda, nos libertamos, e somos mais felizes. 😀

  51. Avatar de Fernanda Barros
    Fernanda Barros

    Qual nome deste tipo de calça, procuro mas nunca encontro. Look maravilhoso!!! Aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *