Como eu uso camisas?

A Elaine perguntou nos comentários como eu uso as minhas camisas, que é uma peça que ela fica com mil dúvidas na hora de montar seus looks: não sabe se coloca toda pra dentro, se é pra fora, com ou sem cinto, quais os melhores looks pra peça, etc!

Há alguns anos eu mesma acreditava que camisas eram itens ligados ao mundo corporativo, que só se usava com calça social, digamos assim…algo bem careta. Nada como aprender que o meu pensamento é que estava engessado! Quem me acompanha há mais tempo sabe da minha posterior paixão pela peça como artifício para parecer arrumada em segundos, hehe, usando principalmente com peças mais esportivas como calças jeans!

Assim fui percebendo o super potencial delas e agora só me falta ir a um casamento à la Carolina Herrera, com camisa branca e saia! Um dia ainda realizo esse sonho fashionístico, hahaha

Também transito do social pro informal coordenando camisas com jeans, shortinhos, vestidos, saias casuais. Assim a gente versatiliza a peça que em teoria só sairia do breu do armário para as reuniões corporativas e mostra toda nossa criatividade. E isso também faz nosso dinheiro render, pois assim temos mais ideias de uso com o que temos, consequentemente menos siricutico de comprar roupas!

1) Quando eu uso toda pra fora ou toda pra dentro:

Eu acho SUPER interessante quando vejo alguém com a camisa soltinha, sem se preocupar com silhueta marcadinha. A gente aqui no Brasil tem birra com formas amplas/soltas, normalmente gostamos de tudo mais ajustado (ou justo demais!) ou marcando cintura, dando alguma forma ao corpo. Por isso que eu admiro quem sabe desconstruir bem essa tendência nacional e se desliga em parecer algo pro mundo.

Aí que gosto de usá-las pra fora completamente quando eu quero estar mais cool, ou quando estou me sentindo inchada e quero é conforto mesmo, sem nada marcando. Nesses casos dá pra combinar com peças mais sequinhas ou shorts para equilibrar formas!

como-usar-camisa-5

Usar tudo por fora pode acrescentar volume, encurtar pernas e esconder cintura: claro que a sensação é de pernas mais ~curtinhas e cintura não muito bem definida, por isso nem sempre agrada e se o restante do look não estiver descolado/arrumado/fashion, a sensação é de visual desleixado, pouco preocupado.

E botar a camisa toda pra dentro aumenta volume de ombros e busto (o que pra mim é perfeito!), olha na foto abaixo como tudo fica mais ~fofinho! No caso do primeiro look eu estava com uma saia de cintura bem alta e tive que fazer uso do recurso – mas ele é super válido pra calças de cintura baixa ou no lugar também, fica a gosto do freguês! Normalmente acho o formato mais caretinha, mas se você está com elementos ultra modernos ou femininos, aí rola o equilíbrio! 🙂

como-usar-camisa-4

2) Camisa por cima de vestidos

É divertido explorar todo o potencial do que se tem e multiplicar as possibilidades! Nesse dia eu quis experimentar o vestido como saia e para isso abotoei a camisa por cima e arrematei com um nozinho maroto. 🙂

como-usar-camisa-3

Ou então como terceira peça, abertinha como se fosse uma jaquetinha ou casaquinho! Usar camisa por cima do look é tãoooo chic (eu pelo menos acho, hahaha)! Gosto de looks com movimento ou camadas e esse recurso subverte o que poderia ser formal e traz a peça para o final de semana ou passeio com tranquilidade! 🙂

Nesse dia eu fui com minha camisa jeans e para criar proporções corretas pra minha silhueta, dei um nó de cada lado pra ela ficar na altura do meu quadril e ainda simular uma jaquetinha! Como opções ao jeans, dá pra substituir por uma camisa branca ou colorida de seda, sedinha ou algodão.

camisa-com-vestido

3) Um pouco solta, meio presa!

Esse é o recurso que eu mais uso e que eu mais amo! E é muito bom para quem quer parecer mais alongado, tem pernas mais curtas e assim dá sensação de mais compridjenhas, além da sensação de cintura (oi, quase não tenho!), mais afinador de silhueta e – o mais importante pra mim – acho o mais moderninho! Desconvenciona a caretice de atochar todas as blusas pra dentro das partes de baixo e ainda confere um movimento às formas das roupas!

É assim: a gente prende a parte da frente da blusa e ajeita pra ficar só uma pontinha mesmo pra dentro e o resto soltinho e afofadinho caindo pelas laterais!

como-usar-camisa-2

Pra quem se acha barriguda pode prender na lateral da frente e aí a camisa cai dos ladinhos e cria uma diagonal pela frente, cobrindo a pancita. 🙂 Minhas camisas normalmente ficam bem presinhas, mas quem não fica com segurança de segurar no metrô/ônibus ou levantar os braços pra pegar algum arquivo sem pagar barriga, aqui nesse link da Oficina de Estilo tem uma dicona boa pra prender com broche!

como-usar-camisa

Reparem ao longo do post que em todas as dicas eu estou com as mangas dobradas, ou arregaçadas, ou puxadas até os cotovelos! Assim a gente mostra mais os braços e esse truque é afinador de silhueta! 🙂

Outra dúvida que a Elaine teve foi sobre cintos: em que momento usá-los?

Olha, cintos funcionam como o acabamento dos looks, como se fosse a emenda que faltava! Não tem uma regra, mas eu penso que depende do seu astral no dia ou dos acessórios que você usará junto – nos looks abaixo eu estou com a mesma camisa!

sapato-meia-pata-2

Ó esse com a pantalona! Eu coloquei um cintinho porque achei que nesse caso estava faltando um complemento, saca? Algo que “selasse” a junção entre a camisa e a calça 🙂 Ah, e estou com a camisa pra dentro por ficar melhor em relação ao volume das pernas da pantalona e também porque a camisa é quase uma bata, bem soltinha 😉

saia-verde

Já com a saia comprida eu poderia ter adicionado o acessório, mas resolvi deixar sem mesmo. A saia tem uma pala, que é aquela faixa na cintura, viram? Só ela já deu a estrutura necessária para o acabamento e não senti tanta falta de um cinto aí! 🙂

Bom, essas são as formas que eu, Ana, uso. Sem mistério, apenas experimentava algumas ideias que via a partir de inspirações e escolhia as que eu mais gostava!

E vocês, como usam as suas camisas? 🙂


Publicado

em

,

por

Comentários

52 responses to “Como eu uso camisas?”

  1. Avatar de Renata

    Oi Ana! Adoro camisas e também uso de várias maneiras diferentes, mas esse estilo amarradinho com dois nós eu achei o máximo! Vou experimentar também! 🙂
    Beijos

  2. Avatar de Bruna

    Ana, que fica incrivel! Adorei todas essas maneiras de usar camisa! Quanta criatividade! Sou super fã do blog. Você é demais. Beijos!

  3. Avatar de Leticia
    Leticia

    Sou cool, só uso camisa para fora. Por mim só faria frio aqui no RJ porque eu poderia usar camisa todo dia.

  4. Avatar de Camila Vaz

    Oi Ana! Olha eu aqui de novo!
    Só queria sugerir uma ideia pra vc: cinto para marcar a cintura por cima da camisa! Veja a primeira foto da camisa pink com o cinto de onça neste post do meu blog: http://chicisimo.com/send-to/look/100273501/?url=http://www.vazcomestilo.com.br/2014/06/post-especial-meus-classicos-e.html
    Acho q é uma forma legal de valorizar biotipos curvilíneos! 😉
    Bjão

  5. Avatar de Cintia
    Cintia

    Uso bastante presa na frente e solta atrás. Comecei a fazer isso há pouco tempo, acho que pra deixar o visual menos formal e virou marca registrada 🙂

  6. Avatar de Munique
    Munique

    Oi Ana,

    Sempre uso presa na frente e solta atrás, mas fico em dúvida na hora de usar uma jaqueta por cima da camisa, coloca toda por dentro ou continua desse jeito, deixando a ponta da camisa aparecer atrás?

    Beijos.

  7. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    ahhh, boa ideia! Não faço muito esse estilo, mas testarei, claro! 😀

  8. Avatar de Camila Vaz

    Não custa experimentar, né? Vai que vc se surpreende! =)

  9. Avatar de Andréa
    Andréa

    Estou numa fase super camisa e (coincidênciona)domingo me propus usar camisa todos os dias essa semana. Creia, baby! Obrigada, bj

  10. Avatar de Luciana

    Ana, só não consigo usar sobre o vestido ainda. Mas os outros jeitos eu adoro!
    O que você achou da coleção da Giuliana Romanno? Mostrei as peças aqui: http://www.beautebrazil.com/moda/lancamento-colecao-giuliana-romanno-para-ca.html

    Beijos

  11. Avatar de Renata

    Oi Ana! Adoro camisas e também uso de várias maneiras diferentes, mas esse estilo amarradinho com dois nós eu achei o máximo! Vou experimentar também! 🙂
    Beijos

  12. Avatar de Bruna

    Ana, que fica incrivel! Adorei todas essas maneiras de usar camisa! Quanta criatividade! Sou super fã do blog. Você é demais. Beijos!

  13. Avatar de Leticia
    Leticia

    Sou cool, só uso camisa para fora. Por mim só faria frio aqui no RJ porque eu poderia usar camisa todo dia.

  14. Avatar de Camila Vaz

    Oi Ana! Olha eu aqui de novo!
    Só queria sugerir uma ideia pra vc: cinto para marcar a cintura por cima da camisa! Veja a primeira foto da camisa pink com o cinto de onça neste post do meu blog: http://chicisimo.com/send-to/look/100273501/?url=http://www.vazcomestilo.com.br/2014/06/post-especial-meus-classicos-e.html
    Acho q é uma forma legal de valorizar biotipos curvilíneos! 😉
    Bjão

  15. Avatar de Cintia
    Cintia

    Uso bastante presa na frente e solta atrás. Comecei a fazer isso há pouco tempo, acho que pra deixar o visual menos formal e virou marca registrada 🙂

  16. Avatar de Munique
    Munique

    Oi Ana,

    Sempre uso presa na frente e solta atrás, mas fico em dúvida na hora de usar uma jaqueta por cima da camisa, coloca toda por dentro ou continua desse jeito, deixando a ponta da camisa aparecer atrás?

    Beijos.

  17. Avatar de Juliana M
    Juliana M

    Você tem muita camisa boa Ana bom gosto total.Beijos!

  18. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    deixo ela assim, com a ponta atrás! 🙂

  19. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    ahhh, boa ideia! Não faço muito esse estilo, mas testarei, claro! 😀

  20. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Nem fui ver ainda, Lu, rs!

  21. Avatar de Camila Vaz

    Não custa experimentar, né? Vai que vc se surpreende! =)

  22. Avatar de Andréa
    Andréa

    Estou numa fase super camisa e (coincidênciona)domingo me propus usar camisa todos os dias essa semana. Creia, baby! Obrigada, bj

  23. Avatar de Paula
    Paula

    Só looks lindos!!!

    Ana amei oq vc falou no início do post sobre não ter necessidade de estar sempre com roupas justas, especialmente se o resto do look está arrumado. Ultimamente tenho consigo usar blusas mais amplas com inspiração no street style europeu e tenho me sentido bem.

  24. Avatar de Mariana Moura

    Dicas ótimas, justamente hoje que eu estava procurando looks com camisa pra ficar mais arrumadinha no trabalho. Timing perfeito.

  25. Avatar de lia guimaraes
    lia guimaraes

    Sempre nos inspirando!!

  26. Avatar de lia guimaraes
    lia guimaraes

    Sempre nos inspirando!!

  27. Avatar de Úrsula
    Úrsula

    Adorei o post! Eu tenho usado mais camisa ultimamente, tô amando! Realmente deixa a gente mais arrumada (dá um ar mais adulto também, rs). Já usei por cima de vestido, solta, presa, semi-presa, hahahaha

    Ana, também é meu sonho usar pra ir numa festa a la Carolina Herrera!!! Acho chiquééérrimo!

    Ah, comprei uma camisa tamanho 48 outro dia no enjoei (menos de 30 pila com frete e tudo rs), sendo que uso 40 normalmente. Vou usar oversized, acho lindo!

  28. Avatar de Cris
    Cris

    Obrigada pela dica da Renner =)

  29. Avatar de Simone Carvalho
    Simone Carvalho

    Excelente post, Ana!

  30. Avatar de Cris
    Cris

    Que post esclarecedor. Eu sempre gostei de camisa, mas tb achava meio careta, então as minhas estão sem uso há anos. Vou tentar criar looks a partir de suas explicações!

    Ana, queria que vc dissesse de onde é esta camisa jeans, eu gostei muito, e ando querendo uma, mas não encontro.

    Bjo.

  31. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Cris, essas minhas são da Maria Filó e SandraZ! Ontem vi uma bem bonita na Renner! beijos

  32. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    ahhh que máximo!!

  33. Avatar de Cris
    Cris

    Obrigada pela dica da Renner =)

  34. Avatar de Simone Carvalho
    Simone Carvalho

    Excelente post, Ana!

  35. Avatar de Elaine
    Elaine

    Oi Ana!!! Que felicidade que fiquei ao ver que vc criou esse post!!!! Amei todas as dicas!!! Eu ja uso uma parte por dentro e uma por fora, ja uso por dentro (quando quero ficar “a gostosa”), estou aprendendo a usar toda soltinha (quando NÃO quero ficar “a gostosa”), mas nunca usei com vestido. Amei essa proposta! Vou testar essa semana, sem dúvida! Eu tenho uma azulzinha, tipo jeans, que acho que vai ficar bem legal. Mas to querendo comprar uma dessas que vc usou, jeans mesmo. Amei. Obrigada pelo seu posto, obrigada pelo carinho. Sou sua fã.

    Bjs

  36. Avatar de Elaine
    Elaine

    Oi Ana!!! Que felicidade que fiquei ao ver que vc criou esse post!!!! Amei todas as dicas!!! Eu ja uso uma parte por dentro e uma por fora, ja uso por dentro (quando quero ficar “a gostosa”), estou aprendendo a usar toda soltinha (quando NÃO quero ficar “a gostosa”), mas nunca usei com vestido. Amei essa proposta! Vou testar essa semana, sem dúvida! Eu tenho uma azulzinha, tipo jeans, que acho que vai ficar bem legal. Mas to querendo comprar uma dessas que vc usou, jeans mesmo. Amei. Obrigada pelo seu posto, obrigada pelo carinho. Sou sua fã.

    Bjs

  37. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    que bom, Elaine! Eu que agradeço vocês serem tão participativas! 🙂 beijoca!

  38. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    que bom, Elaine! Eu que agradeço vocês serem tão participativas! 🙂 beijoca!

  39. Avatar de Aline
    Aline

    Oi Ana, adorei as dicas.. maaaasss… nunca consigo ajeitar a frente quando uso na frente presa e atrás solta, como na foto onde está escrito “pra dentro” e “pra fora” logo antes da calça pantalona… sempre fica um bico pontudo… ahhh… como arruma?

  40. Avatar de Camisas personalizadas

    Exatamente o que eu procurava!! Muito obrigada!

  41. Avatar de Camisas personalizadas

    Exatamente o que eu procurava!! Muito obrigada!

  42. Avatar de Mariana Moura

    Dicas ótimas, justamente hoje que eu estava procurando looks com camisa pra ficar mais arrumadinha no trabalho. Timing perfeito.

  43. Avatar de Aline
    Aline

    Oi Ana, adorei as dicas.. maaaasss… nunca consigo ajeitar a frente quando uso na frente presa e atrás solta, como na foto onde está escrito “pra dentro” e “pra fora” logo antes da calça pantalona… sempre fica um bico pontudo… ahhh… como arruma?

  44. Avatar de Úrsula
    Úrsula

    Adorei o post! Eu tenho usado mais camisa ultimamente, tô amando! Realmente deixa a gente mais arrumada (dá um ar mais adulto também, rs). Já usei por cima de vestido, solta, presa, semi-presa, hahahaha

    Ana, também é meu sonho usar pra ir numa festa a la Carolina Herrera!!! Acho chiquééérrimo!

    Ah, comprei uma camisa tamanho 48 outro dia no enjoei (menos de 30 pila com frete e tudo rs), sendo que uso 40 normalmente. Vou usar oversized, acho lindo!

  45. Avatar de Juliana M
    Juliana M

    Você tem muita camisa boa Ana bom gosto total.Beijos!

  46. Avatar de Luciana

    Ana, só não consigo usar sobre o vestido ainda. Mas os outros jeitos eu adoro!
    O que você achou da coleção da Giuliana Romanno? Mostrei as peças aqui: http://www.beautebrazil.com/moda/lancamento-colecao-giuliana-romanno-para-ca.html

    Beijos

  47. Avatar de Paula
    Paula

    Só looks lindos!!!

    Ana amei oq vc falou no início do post sobre não ter necessidade de estar sempre com roupas justas, especialmente se o resto do look está arrumado. Ultimamente tenho consigo usar blusas mais amplas com inspiração no street style europeu e tenho me sentido bem.

  48. Avatar de Cris
    Cris

    Que post esclarecedor. Eu sempre gostei de camisa, mas tb achava meio careta, então as minhas estão sem uso há anos. Vou tentar criar looks a partir de suas explicações!

    Ana, queria que vc dissesse de onde é esta camisa jeans, eu gostei muito, e ando querendo uma, mas não encontro.

    Bjo.

  49. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Nem fui ver ainda, Lu, rs!

  50. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    ahhh que máximo!!

  51. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    Cris, essas minhas são da Maria Filó e SandraZ! Ontem vi uma bem bonita na Renner! beijos

  52. Avatar de Ana Carolina
    Ana Carolina

    deixo ela assim, com a ponta atrás! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *