Como eu uso camisas?

A Elaine perguntou nos comentários como eu uso as minhas camisas, que é uma peça que ela fica com mil dúvidas na hora de montar seus looks: não sabe se coloca toda pra dentro, se é pra fora, com ou sem cinto, quais os melhores looks pra peça, etc!

Há alguns anos eu mesma acreditava que camisas eram itens ligados ao mundo corporativo, que só se usava com calça social, digamos assim…algo bem careta. Nada como aprender que o meu pensamento é que estava engessado! Quem me acompanha há mais tempo sabe da minha posterior paixão pela peça como artifício para parecer arrumada em segundos, hehe, usando principalmente com peças mais esportivas como calças jeans!

Assim fui percebendo o super potencial delas e agora só me falta ir a um casamento à la Carolina Herrera, com camisa branca e saia! Um dia ainda realizo esse sonho fashionístico, hahaha

Também transito do social pro informal coordenando camisas com jeans, shortinhos, vestidos, saias casuais. Assim a gente versatiliza a peça que em teoria só sairia do breu do armário para as reuniões corporativas e mostra toda nossa criatividade. E isso também faz nosso dinheiro render, pois assim temos mais ideias de uso com o que temos, consequentemente menos siricutico de comprar roupas!

1) Quando eu uso toda pra fora ou toda pra dentro:

Eu acho SUPER interessante quando vejo alguém com a camisa soltinha, sem se preocupar com silhueta marcadinha. A gente aqui no Brasil tem birra com formas amplas/soltas, normalmente gostamos de tudo mais ajustado (ou justo demais!) ou marcando cintura, dando alguma forma ao corpo. Por isso que eu admiro quem sabe desconstruir bem essa tendência nacional e se desliga em parecer algo pro mundo.

Aí que gosto de usá-las pra fora completamente quando eu quero estar mais cool, ou quando estou me sentindo inchada e quero é conforto mesmo, sem nada marcando. Nesses casos dá pra combinar com peças mais sequinhas ou shorts para equilibrar formas!

como-usar-camisa-5

Usar tudo por fora pode acrescentar volume, encurtar pernas e esconder cintura: claro que a sensação é de pernas mais ~curtinhas e cintura não muito bem definida, por isso nem sempre agrada e se o restante do look não estiver descolado/arrumado/fashion, a sensação é de visual desleixado, pouco preocupado.

E botar a camisa toda pra dentro aumenta volume de ombros e busto (o que pra mim é perfeito!), olha na foto abaixo como tudo fica mais ~fofinho! No caso do primeiro look eu estava com uma saia de cintura bem alta e tive que fazer uso do recurso – mas ele é super válido pra calças de cintura baixa ou no lugar também, fica a gosto do freguês! Normalmente acho o formato mais caretinha, mas se você está com elementos ultra modernos ou femininos, aí rola o equilíbrio! 🙂

como-usar-camisa-4

2) Camisa por cima de vestidos

É divertido explorar todo o potencial do que se tem e multiplicar as possibilidades! Nesse dia eu quis experimentar o vestido como saia e para isso abotoei a camisa por cima e arrematei com um nozinho maroto. 🙂

como-usar-camisa-3

Ou então como terceira peça, abertinha como se fosse uma jaquetinha ou casaquinho! Usar camisa por cima do look é tãoooo chic (eu pelo menos acho, hahaha)! Gosto de looks com movimento ou camadas e esse recurso subverte o que poderia ser formal e traz a peça para o final de semana ou passeio com tranquilidade! 🙂

Nesse dia eu fui com minha camisa jeans e para criar proporções corretas pra minha silhueta, dei um nó de cada lado pra ela ficar na altura do meu quadril e ainda simular uma jaquetinha! Como opções ao jeans, dá pra substituir por uma camisa branca ou colorida de seda, sedinha ou algodão.

camisa-com-vestido

3) Um pouco solta, meio presa!

Esse é o recurso que eu mais uso e que eu mais amo! E é muito bom para quem quer parecer mais alongado, tem pernas mais curtas e assim dá sensação de mais compridjenhas, além da sensação de cintura (oi, quase não tenho!), mais afinador de silhueta e – o mais importante pra mim – acho o mais moderninho! Desconvenciona a caretice de atochar todas as blusas pra dentro das partes de baixo e ainda confere um movimento às formas das roupas!

É assim: a gente prende a parte da frente da blusa e ajeita pra ficar só uma pontinha mesmo pra dentro e o resto soltinho e afofadinho caindo pelas laterais!

como-usar-camisa-2

Pra quem se acha barriguda pode prender na lateral da frente e aí a camisa cai dos ladinhos e cria uma diagonal pela frente, cobrindo a pancita. 🙂 Minhas camisas normalmente ficam bem presinhas, mas quem não fica com segurança de segurar no metrô/ônibus ou levantar os braços pra pegar algum arquivo sem pagar barriga, aqui nesse link da Oficina de Estilo tem uma dicona boa pra prender com broche!

como-usar-camisa

Reparem ao longo do post que em todas as dicas eu estou com as mangas dobradas, ou arregaçadas, ou puxadas até os cotovelos! Assim a gente mostra mais os braços e esse truque é afinador de silhueta! 🙂

Outra dúvida que a Elaine teve foi sobre cintos: em que momento usá-los?

Olha, cintos funcionam como o acabamento dos looks, como se fosse a emenda que faltava! Não tem uma regra, mas eu penso que depende do seu astral no dia ou dos acessórios que você usará junto – nos looks abaixo eu estou com a mesma camisa!

sapato-meia-pata-2

Ó esse com a pantalona! Eu coloquei um cintinho porque achei que nesse caso estava faltando um complemento, saca? Algo que “selasse” a junção entre a camisa e a calça 🙂 Ah, e estou com a camisa pra dentro por ficar melhor em relação ao volume das pernas da pantalona e também porque a camisa é quase uma bata, bem soltinha 😉

saia-verde

Já com a saia comprida eu poderia ter adicionado o acessório, mas resolvi deixar sem mesmo. A saia tem uma pala, que é aquela faixa na cintura, viram? Só ela já deu a estrutura necessária para o acabamento e não senti tanta falta de um cinto aí! 🙂

Bom, essas são as formas que eu, Ana, uso. Sem mistério, apenas experimentava algumas ideias que via a partir de inspirações e escolhia as que eu mais gostava!

E vocês, como usam as suas camisas? 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: