Criando nossos próprios uniformes

Imagina só que maravilha não ter que pensar na roupa que vai vestir pra trabalhar todos os dias? Saber exatamente o que vestir, sem drama nem chororô?

Bom, saiu em tudo que foi site sobre a americana que há três anos repete o mesmo estilo de roupa para trabalhar. Cansada de acordar todos os dias e ter que decidir o que vestir, se atrasar pra reuniões porque não conseguia escolher a roupa do dia e, quando escolhia, muitas vezes se arrependia, Matilda tomou uma decisão radical: comprou 15 camisas brancas, calças pretas e criou seu uniforme diário, mas com um charminho a mais, vai, a cordinha que forma um laço na gola, bem fófis. Dessa maneira ela não precisaria se torturar todas as manhãs pensando em roupas, ganharia mais tempo e seria mais feliz com menos uma preocupação, simplificando a sua vida. Pronto!

uniforme-01
Matilda muito loka e desapegada

Quem usa uniforme já passa por essa “facilidade” (que sempre que podem variam com um brinco ou um detalhe), mas não acredito simplesmente que essa atitude resolva a vida de todo mundo. Num mundo tão diverso, com tantas cores e oportunidades, pra que limitar nossa criatividade ou nos torturarmos pra sermos quem não somos? Pra que gerar tantas expectativas de ter uma imagem para os outros quando o mais simples é se vestir pra gente, pra vida que levamos e de acordo com quem somos por dentro?

Sempre fiquei encucada quando alguém comentava que abrir o armário todos os dias e ter que escolher é quase como tortura, ou que causa sofrimento quando deveria ser apenas um dos momentos mais legais dos nossos dias! Seria bem melhor se não nos vestíssemos apenas pra parecermos mais magras, ricas ou altas, mas para expor nossas alegrias, nossos anseios, nos divertirmos experimentando! Tudo isso sem medo de errar, numa descoberta diária das nossas identidades e criando novas formas para comunicarmos ao mundo quem nós somos.

Pra que perder essa chance acreditando em não ter mais um trabalho no dia? O que não nos toma tempo ou esforço, afinal?

Obviamente não sou um ser iluminado que tem ideias incríveis diariamente, tem dias que não estou disposta e eu quero mais é tacar fogo no armário, rs. Já me atrasei pra reuniões ou encontros porque estava histérica pensando em mil opções e odiando todas (e é claro que saí odiando também a que eu escolhi), ou quando estou mais indecisa a vontade é de passar na primeira loja que cruzar meu caminho e resolver meu problema em minutos, comprando a produção da vitrine.

Mas graças aos bons anos de experimentação diária no blog, de entendimento do meu estilo o da minha identidade visual, desenvolvi minhas técnicas para ter looks que funcionem e que me salvem em todas as situações. A fórmula é a mesma pra todas as ideias: repetir variando entre si ; )

1) Camisa + calça jeans + sandália preta + colarzão – meu primeiro uniforme pro dia-a-dia, aquele que eu descobri que casava perfeitamente com a minha personalidade! Eu adoro o despojamento do jeans, e quando coloco uma camisa – que, teoricamente é uma peça mais ~certinha – fica perfeito tanto pras situações mais informais quanto uma reunião! Aí há alguns anos eu esboço todas as combinações possíveis das minhas camisas com minhas calças jeans e em muitas eu estou de sandálias pretas, olha só como nosso inconsciente trabalha certinho pra gente! Hehehe!

uniforme-4

181020112

2) Blusa de seda com qualquer coisa – não é o caso de ter que ter uma blusa de seda, mas essa foi a peça que eu elegi como curinga do meu armário, a que combina com calças, shorts e saias e em todas as situações me deixa arrumada em segundos, passando uma imagem elegante low profile que eu curto. Essa foi da coleção do Francisco Costa para C&A, paguei preço cheio de 159,90 mas não me arrependo: já usei tanto que ela já se pagou ; )

uniforme-1

3) Blusa listrada com qualquer coisa – quem diria que um bazar me renderia uma das peças mais amadas do meu armário? Sério, amem blusas listradas, consideradas os neutros das estampas! Uso com short e saia estampados para uma coordenação entre estampas sem erros, é o clássico que funciona sempre! Na dúvida eu SEMPRE recorro a elas! Essa veio do bazar da Totem e me custou ótimos 50 pilas e a de baixo é da C&A e custou só 15 reais.

uniforme-2

look-trabalho-hojevouassimoff

4) Macacões – é inacreditável, eu sei, mas não recorro a vestidos quando não sei o que vestir, juro! Quando estou com birra eu execro todos meus vestidos, eles têm a capacidade de me irritarem mais nessa hora e isso se deve ao fato de eu considerar muito óbvio escolhê-los quando não tenho ideias. Já macacão, nãoooo! É mais arrojado e moderno e eu sempre me sinto mais arrumada quando estou de calça, não me perguntem o por quê da cisma, haha! Mas gente, vê se não é a minha cara essa peça? Já repeti à exaustão TODOS os looks abaixo!

uniforme-3

macacao-branco-2

5) Calça e blazer escuros + blusa colorida – meu segundo uniforme preferido! Não é um exercício intenso de criatividade, rs, mas na pressa instintivamente eu recorro a essa fórmula de blazer preto, calça escura e uma blusa bem estampadona. O resultado sempre me agrada, funciona pro meu estilo e graças ao blazer eu me sinto sempre arrumada!

uniforme-5

Não precisamos ser radicais que nem a Matilda e fazermos as loucas no trabalho dando uma de Mônica do vestidinho vermelho. Ninguém precisa também ser a blogueira fashionista que todos os dias sai impecável do seu closet com uma combinação de babar! Só temos que refletir quais são as ideias que nos deixam mais à vontade e a cada dia só gastarmos alguns minutos para variá-las: simples, simples, eu juro.

Quando sabemos o que funciona pra gente e nos forçamos a cada dia a mudar um detalhe que seja, por mais que possa parecer cansativo esse exercício, desenvolvemos fórmulas dessas bem salvadoras e pouco óbvias, que nos deixam também muito orgulhosas das nossas escolhas e cada vez mais distantes da simplicidade preguiçosa da camisa branca com calça preta. <3

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: