A H&M, fast fashion responsável por aquecer o setor de moda descartável, que já foi acusada de queimar 12 toneladas de roupas novas ao ano, revelou um novo projeto: uma coleção disponível apenas para aluguel, de acordo com esta matéria do FFW, mas disponível inicialmente na flagship em Estocolmo.
Além da conta das vendas não estar fechando – vide aí a matéria que mostra os caras incinerando roupas novas –, estão querendo surfar bonito em algo que não é tendência, mas uma mudança de postura por parte dos consumidores, de não lotar mais os armários com roupas sem uso e recorrer aos guarda roupas compartilhados para suprirem suas necessidades e desejos.
Os guarda roupas compartilhados funcionam no esquema de aluguel de roupas, a partir de uma assinatura mensal você pode escolher um número de peças para usar por mês, sendo que pode inclusive trocar de peças (mantendo o mesmo número), a cada dia ou semana. Esse segmento visa reduzir desperdício e a utilização de recursos, além de ser uma solução mais sustentável e econômica.
A H&M lançou uma coleção limitada com cerca de 50 vestidos e saias vindos das coleções Conscious Exclusive entre 2012 e 2019 – as peças giram em torno de US$ 36. E uma vez que os ítens voltam para a loja, são lavados a seco. “De acordo com a empresa de pesquisa Mintel, um em cada cinco consumidores de roupas do Reino Unido admite esse comportamento. Isso pode explicar as taxas de retorno dos varejistas on-line, que podem chegar a 50% de tudo o que é vendido. Nos EUA, o mercado de aluguel de roupas pode atingir US $ 4,4 bilhões até 2028, de acordo com a GlobalData.”
O que vocês acharam desse projeto? Estou ainda digerindo a informação, mas penso que grandes varejistas não estão aí pra perder. Prefiro mil vezes recorrer ao sistema de pequenas empreendedoras do que sucumbir a uma grande corporação que mantém ainda o ritmo como fast fashion. Por outro lado, a adesão da empresa pode ajudar a impulsionar esses projetos. Eita.
Guarda roupas compartilhados no Brasil
Aqui no Brasil já temos iniciativas incríveis, já usei duas delas inclusive e eu recomendo para todo mundo! É uma excelente oportunidade para reduzir custos, não lotar o armário e ainda ter a chance de testar looks e peças que você não teria coragem de comprar.
SP
BLIMO (entregam também em todo o Brasil)
Goiânia
RJ e Niterói
Florianópolis
Store Be Strendy – Guarda-Roupa Compartilhado
Deixe um comentário