Ideias de looks com combinações de cores quentes e frias!

Sempre que nos vemos limitadas de alguma forma com nosso guarda-roupa (como a chegada da estação mais quente do ano, que já limita muito em termos de tecidos, formas e sobreposições), esbravejamos e o primeiro ímpeto é o de fazer aloka e sair comprando mais opções.

Então segura aí que eu vou dar a dica de como mudar a cara das suas produções com um truque de styling muito do possível, gastando zero reais: blocos de cores!

“Ah, Ana, essa moda  já se foi”, vocês dirão. Não, gente, esquece isso! Teve uma época em que a galera descobriu esse recurso e saturou bem, mas a real é que é um truque atemporal, que ajuda a criar contrastes interessantes e modificar completamente a carinha da roupa de todo dia – sem exigir muitas camadas. Também é uma mistura bem descontraída (cores coloridas são mais informais que as cores neutras), o que cria um link coerente com o verão, que pede mais essa leveza. 🙂

Como parte da série de postagens sobre criar looks diferentes com poucos recursos, hoje eu mostro como criar blocos de cores de um jeito bem simples e sem tantos contrastes, para quem não quer algo ultra-mega-hiper-colorido!

Combine por grupos de cores: quentes e frias!

Cores quentes são o vermelho, laranja e amarelo, que remetem a luz solar, energia e calor, por isso estimulam;

Cores frias são o roxo, azul e verde, que são associadas ao mar e ao céu e têm o efeito de acalmar.

cores-temperatura

Para criar blocos de cores sem uma diferença gritante entre elas (ou contraste alto), podemos combinar por harmonias cromáticas: cor fria com cor fria e quentes com cores quentes.

Lembrando de alguns dos esquemas básicos de coordenações do círculo cromático:

circulo-cores

Combinações entre cores frias

Usei a mesma saia em todos os looks porque achei boa para os exemplos, mas as combinações entre tons frios pode render muito mais do que exemplifiquei aqui.

  1. Blusa azul + saia roxa: a ideia desse post surgiu a partir desse look. Roxo e azul são cores frias, por isso ficaram tão boas juntas! Não teve um contraste alto entre elas (pelo contrário, a diferença entre seus tons é bem sutil), e rendeu também uma coordenação de cores análogas.

combinacao-cores-frias-hvaoff

Blusa Enjoy e saia roxa de brechó

2) Blusa verde com saia roxa: mais um exemplo de coordenação de cores frias! Elas têm valores próximos – são mais escuras do que intensas -, e a diferença entre as texturas das peças (o crepe da blusa com o couro da saia) deixa a mistura mais criativa ainda, mesmo que com poucos recursos. Essa combinação é mais calminha, o impacto num ambiente fica mais discreto.

combinacao-cores-frias-3-hvaoff

Blusa Zara e saia roxa de brechó

3) A blusa fúcsia foi uma outra ideia que rendeu com a saia roxa. A coordenação de cores análogas são as matizes vizinhas no círculo cromático. Como elas estão próximas, uma acaba emprestando seu pigmento pra outra, o que cria um link entre elas e resulta em coordenações joviais e também super elegantes. 🙂

combinacao-cores-frias-2-hvaoff

Blusa de seda e saia de couro de brechó – todos os looks com acessórios Luiza Dias 111

Combinações entre cores quentes
  1. Blusa vermelha com pantalona amarelo-gema: esse look literalmente pega fogo! Cores quentes, intensas e luminosas juntas, que abalam as estruturas e são boas para quem quer chegar chegando! Eu só não usaria essa combinação em um primeiro encontro (em todas as esferas), para apresentar um trabalho, reuniões ou entrevistas de emprego: é muita energia junto, pode intimidar um pouco. 😉

combinacao-cores-quentes-1-hvaoff

Blusa C&A e pantalona de linho Cantão

2) Blusa laranja com calça amarelona: mais uma possibilidade entre cores quentes e esse laranja é mais suave, tem mais amarelo que vermelho na sua composição, o que o deixa mais próximo da tonalidade da calça, rendendo uma combinação menos contrastante.

combinacao-cores-quentes-3-hvaoff

Blusa Jardin e colar Montagearte

3) Saia vermelha com blusa laranja: apesar da quantidade de estampas azuis na saia, o vermelho ainda é parte predominante, o que apresenta mais uma ideia de coordenação entre as cores que pegam fogo.

combinacao-cores-quentes-2-hvaoff

Blusa Jardin e saia Maria Filó – todos os looks com scarpin Santa Lolla

fotos: Denise Ricardo

Ufa! Lendo de primeira pode parecer complicado, por isso eu recomendo que pegue as cores que você tem no armário, mesmo que o verde seja mais claro do que o que usei, ou o roxo seja mais vibrante, não importa: a intenção era mostrar basicamente os grupos de cores e mostrar que rendem muito juntas, principalmente para quem não tinha ideia de que elas poderiam conversar entre si! 🙂

No próximo post da série eu vou mostrar, especialmente para as adoradoras de looks mais discretos, como podemos usar as cores quentes e frias apenas em pontos de cor espalhados numa produção mais neutra. 😉

Considerações:

A teoria das cores é um pouco mais complexa, com diferenças entre tons desde os mais claros aos mais escuros, dos mais vivos aos mais opacos numa mesma família de cores, por isso tentei simplificar todas as explicações de forma que a maior parte dos leitores que não conhecem o assunto a fundo, possam arriscar mais nas ideias de forma prática.

Para quem quiser conferir meu post anterior sobre ideias com combinações de cores, só clicar aqui.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: