Uma pista legal pra entender as cores que melhor têm harmonia conosco, é o teste do batom. Eu faço esse teste durante o workshop Conheça suas Cores e é sempre um momento muito esclarecedor!
Calma que não é sobre passar batom e sair beijando por aí, hahahaha, mas de observar mais sobre o que chamo de harmonia – quando acreditamos que apenas o contraste seja interessante, que é a diferença tonal do conjunto.
Sabe aquela moda do batom Snob, um rosa muito frio, quase azulado, que parecia boca de palhaço em algumas pessoas? Elas certamente tinham um subtom de pele muito quente ou escuro para essa cor.
Observe suas caracteristicas
Sei que parece complicado, tanto que muita gente se assusta quando mostro a cartela, porque se via em outras cores, mas tente perceber se sua pele tem um fundo amarelado ou mais rosado – isso vale pra peles claras, médias e escuras.
A partir disso, se você tem um conjunto mais escuro, profundo, tipo Juliana Paes, ou mais delicado, claro, como Paloma Oliveira.
As cores do batom precisam ter harmonia com suas características
Isso interfere no seguinte: temos rosas quentes, como pêssego ou mais puxado pro coral – bom pra peles bronzeadas, amareladas – e rosas frios, mais azulados e bem pinks – bons pra peles rosadas, que não bronzeiam.
À direita, as cores mais frias, em cima para quem tem características mais claras, abaixo para quem tem cabelos escuros, olheiras profundas, características profundas.
À esquerda, tons mais quentes, sendo que na parte de baixo são mais fechados, bom pra quem sente suas cores mais escuras.
Outro bom exemplo é saber que todo mundo pode usar batom rosa, mas existe um rosa que vai ficar melhor em quem é mais para cores quentes e o que vai ficar melhor em quem têm harmonia para cores frias.
Harmonia
As cores tem sua versão quente (warm) e fria (cool) – as quentes parecem ter mais pigmento amarelo na composição, enquanto as frias parecem ser mais azuladas.
Entender essa diferença ajuda na hora de escolher a cor do batom – ele tem que ter HARMONIA com suas cores, parecer que faz parte do conjunto, sem muito destaque – aquele destaque estranho, que digo, que parece que a cor está destoando, descolada do conjunto.
O exercício é assim: passo o batom atrás dos dedos, simulando uma boca e percebo se aquela cor parece estar integrada ou descolada da minha harmonia.
Nessa primeira foto eu passei um batom rosa:
Na segunda, um laranja:
Quem aí chuta qual ficou mais harmônico?
Antes de dizer a resposta certa, explico por que é legal esse teste.
Para não comprar batom errado, gente! Simples, hahahaha! Aquele que a gente não consegue usar, acha estranho, que amarela os dentes.
A partir dessa análise da até pra ampliar esse olhar para as roupas e acessórios. 🙂
E acertou quem respondeu ROSA – sou pele fria, combino com esse tom. Laranja é cor quente por natureza, não tem como esfriar, por isso jamais consegui usar um batom laranja. 🙂
O laranja me deixou avermelhada, o que não é legal – bom é parecer conjunto da harmonia, tipo base que precisa uniformizar a pele, sabe? E não avermelhar ou acinzentar ou empalidecer.
As cartelas de cores já vem com as sugestões de cores de batons, mas da pra observar também nas imagens acima: o primeiro valorizou muito mais que o segundo.
Quem animou aí de fazer o teste com aqueles batons que não consegue usar de jeito algum? 🙂
Vamos falar desse teste de cores ao vivo no Instagram?
Nessa terça, dia 19/06, às 20h, vou mostrar na prática como seria o teste e esclarecer várias dúvidas sobre!
Segue lá @hojevouassimoff e já pensa nas perguntas para a nossa live! 🙂
Deixe um comentário