Quando temos aquela blusa colorida no armário, naquele tom verde, rosa pink ou amarelão, a primeira combinação que nos vem à mente é com uma parte de baixo preta, não é?
Preto vai com tudo, disseram. Mas a real é que, minha amiga, ele não vai não.
* pausa dramática com inserção musical de “Meu mundo caiu” e de uma provável cara de pânico ao ler isso *
Não vou esmiuçar a origem da lenda urbana que preto é uma cor universal que combina com tudo, que vai com tudo que “toda mulher deveria ter no armário”, mas a verdade é que preto não rende combinações tão harmônicas como os outros tons neutros escuros como ele.
Isso porque preto é a ausência de cores, e justamente por ele não ser considerado uma cor, não fica integrado às cores mais fortes e animadas. Dá pra notar que essa junção cria uma divisão nas composições, não oferece uma transição/harmonia entre elas e resulta em coordenações de contraste alto (que é a discrepância tonal) e muitas pessoas que não tenham esse contraste alto na sua aparência (como pele escura e cabelo claro ou pele clara e cabelo escuro) ficam apagadas com essa mistura.
No exemplo acima eu coordenei minha blusa verdona com a calça preta. Não é que tenha ficado ruim, mas não passa uma mensagem harmônica, causa certo estranhamento visual, como se não rolasse um encaixe ali.
Ao vermos esse look, batemos os olhos diretamente na blusa, nosso olhar não percorre de forma suave pela imagem percebida. É como se estagnássemos a mensagem ali em cima, não estabelecendo, assim, uma conexão com o restante da roupa.
MAS ANA, E AGORA, COMO VOU VIVER?
Calma! Soltei a bomba mas tentarei amenizar o estrago trazendo boas alternativas, hahaha!
Existem as cores neutras que chamamos de cores neutras coloridas, que são aquelas híbridas, que combinam com todas as outras que temos no armário. Elas criam coordenações mais criativas e ainda assim mais sóbrias, além de não gerar um contraste tão alto com as outras cores mais coloridonas.
Os neutros coloridos são o areia, bege, creme, os cinzas, mostarda, vinho, azul marinho, caramelo, marrons, telha, verde musgo, verde militar, uva bem fechado, taupe, petróleo:
Então o preto você pode substituir (fazendo a Bela Gil, rs) por uma outra cor escura, como uma calça cinza grafite, por exemplo. Ainda é escura mas não tão fechada quanto o preto, não deixando pesar tanto a mistura entre as cores.
Agora, a que eu mais amo é a cor azul marinho! Marinho permeia lindamente entre todas as cartelas de cores, é um neutro porreta de curinga, classudo, não pesa no contraste como o preto, e ainda por cima cria imagens maravilhosas de harmônicas com outras cores!
Essa composição com a saia marinho foi a minha preferida, e a que mostra muito bem o que eu quero dizer sobre harmonia, com as cores numa junção mais suave entre elas, o que contribui para o olhar passear por inteiro no look, de cima a baixo, sem divisões!
Outro neutro bom é o verde musgo e o miltar, que são mais suaves ainda em relação ao preto. O bacana nesse look foi que a calça e a blusa estão em tons próximos de verde, quase uma composição monocromática, que cria uma unidade na roupa, alongando a silhueta (dica pra quem é baixa e gosta de parecer mais alta!).
Ainda aproveitei para mostrar outra cor neutra em ação, esse bege/areia do casaco, que pode ser um tom bom pra substituir o branco. Vê se esse conjunto inteiro não fechou bonitinho entre si? 🙂
E o preto eu combino com o que?
Com as outras cores neutras, incluindo o branco! Essa família de neutros pode ser inteirinha coordenável entre si, o que deixa o dresscode profissional, por exemplo, nada óbvio, mais animado e ainda adequado ao ambiente de trabalho!
Os neutros combinados com o preto não criam situações de contraste alto, se integrando melhor à cor, melhorando a percepção da harmonia na roupa. Olha o exemplo desse look do cinza com o preto, como fica visualmente mais integrado e trazendo uma informação mais amigável do que aquela com cores fortes:
Olha o verde que ficou bacana com preto: o verde mais neutro, esse indo mais pro militar! Outra dica boa é tentar combinar cores de acordo com as suas intensidades, como no caso desse verde mais fechado, menos vibrante, com nosso pretinho-bola-da-vez!
E outra combinação que eu amo com preto é azul marinho! Mais uma vez, um tom de azul bem mais fechado, que cria esse contraste mais baixo com ele, não deixando o visual em blocos de cores e permitindo que o olhar transite sem interrupções por toda a produção. 🙂
Foi fácil para vocês perceberem o que quero dizer quando falo em harmonia visual?
Bem diferente do que limitar ou ditar regras, a ideia dessa postagem é tirá-las da zona de conforto, mostrar possibilidades e, de uma vez por todas, desconstruir essa ideia errônea de que só rola combinar cores fortes com preto. Dependendo da mensagem que você quer passar com sua roupa, das suas vontades naquele instante, claro que vale criar looks contrastantes e combinar com o que você tem!
Só que existe um mundo de cores bem mais interessantes, que vão ajudar inclusive a livrar a gente desse vício de um armário inteiro só de cores escuras, compradas repetidamente por toda a vida. 🙂
Deixe um comentário