Revitalizador e desodorante de roupas, funciona?

Uma leitora veio falar de um revitalizador de roupas para não precisar lavar tanto roupa o tempo todo. Fiquei curiosa, apesar de já usar uma receita caseira (que falarei mais adiante), e resolvi comprar pra testar.
O lance se chama Comfort Refresh, é da Unilever, e é um produto para ser usado entre as lavagens, para ajudar a prolongar o tempo de uso das roupas. Nesse post eu contei como eu lavo as minhas roupas, e como aumentar o intervalo entre as lavadas é importante para não desgastar tanto as fibras e reduzir a vida útil da peça. No podcast de tecidos também comentamos sobre os cuidados na hora da manutenção das roupas, para quem quiser mais dicas.
desodorante-roupas
Aqui no Rio de Janeiro e em cidades quentes o ano todo, como nas regiões Norte e Nordeste, não existe essa de lavar pouco ou ficar sem lavar as roupas. Suamos muito e não dá pra disfarçar apenas com produtinhos o estado que a roupa fica, rs. Mas também existe a questão cultural de estarmos sempre impecáveis e muito cheirosos, além de vivermos numa sociedade estrutural racista (também falamos sobre isso no podcast sobre a relação da mulher negra com a moda) que coloca pessoas negras nesse lugar em que a aparência é questão de sobrevivência.
Mas pode ser interessante um produto assim justamente para garantir também a impecabilidade de quem não quer nem pode abrir mão dela. Um reforço, o quebra galho na emergência quando não vai dar tempo de lavar a peça, assim como para regiões que não tem como lavar roupa sem esperar 10 anos pra secarem e só querem mesmo resolver um futum de leve e pronto, haha!

Testei o produto

Vamos lá, primeiro ponto: eu tenho evitado total comprar produtos de limpeza industrializados, desde que comecei a acompanhar a Cristal, do Uma Vida Sem Lixo. Aqui em casa fazemos nosso sabão de lavar roupas, usamos vinagre e bucha vegetal. Nunca fui fã de perfumes (na real eu odeio), então não faço questão de cheirinhos de limpeza que são vendidos por aí. Às vezes uso o semorim pra tirar manchas, e só.
Segundo, o produto custa uns 30 reais, achei caro, porque eu já comecei a testar e usar uma receita de desodorante de roupas ensinado pela Cristal, e que encontrei num tutorial no youtube, vou colar aqui embaixo. É uma receita simples, que custa muito baratinho e rende horrores.
Mas vamos lá, entrei na página do produto e ele diz o seguinte:

“Algumas roupas, como jaquetas ou calças, não precisam ser lavadas com tanta frequência ou toda vez que as usamos. Mas mesmo elas não estando sujas e/ou manchadas, elas podem perder a aparência de roupa limpa. O novo Comfort Refresh é uma solução para dar aquele refresh nas suas roupas entre as lavagens, evitando lavagens desnecessárias. Comfort Refresh oferece uma tecnologia inovadora especialmente feita para as roupas, que proporcionam a sensação de roupa limpa num só spray! Ele contém um perfume refrescante, neutraliza os maus odores e desamassa sem a necessidade de passar!
Benefícios: refresca entre lavagens; perfume refrescante; ajuda a desamassar sem passar; neutraliza mau odores como tabaco, frituras, fumaça, suor, mofo e cebola”

Borrifei em algumas roupas que não amo tanto, mais pra ver se ele não mancharia. Não manchou nenhuma, aí testei em uma minha que gosto e uso e, UFA, não mahcou também. Não usaria em seda nem em couro, camurça, vinil, como indica, aliás, na embalagem, para evitar contato com esses materiais.
Dei uma borrifada de leve e não aconteceu nada. Aí borrifei depois mais vezes, mantendo alguma distância da roupa, inclusive em uma blusa bem usada, com aquele cheiro que é um mix de cecê com desodorante, hahaha, com o jato beeeem direcionado pra parte do suvaco….e saiu o cheiro. Pior que saiu! No lugar ficou um perfuminho, assim como em toda a roupa. Secou rápido e ficou bem usável a roupa.
Também testei borrifar e esticar com as mãos, pra desamassar amassados leves do cotidiano, e também funcionou.
Eu faço a mesma coisa com o desodorante caseiro, que também neutraliza. Eu não uso cheirinhos (acho que por isso fiquei impressionada com o leve perfume), mas quem quiser pode adicionar essências na receita, que também deixa cheirinho.
Desvantagens:
É uma embalagem de plástico, ou seja, não dá pra reaproveitar e depois pensei no descarte.
Além disso, cheio das químicas. Não sei sobre os efeitos disso a longo prazo nas fibras têxteis.
Foi válido testar, mas fica o gancho aqui para vocês fazerem o desodorante caseiro e usarem. Funciona igual, e tem um áudio e uma receita que retirei desse site aqui, o Casa sem Lixo, da Nicole Berndt.

Desodorante caseiro de roupas

VOCÊ VAI PRECISAR
1 BORRIFADOR
2 xíc. de ÁGUA
¼ xíc. de ÁLCOOL
¼ xíc. de VINAGRE DE ÁLCOOL
MODO DE FAZER:
Coloque tudo dentro do borrifador e PRONTO!
MODO DE USAR:

  • Borrife o desodorante em toda a roupa ou nas partes onde você acredita que merecem mais atenção.
  • Pendure a peça num cabide ou varal, se possível, em um local mais arejado. Ela secará naturalmente e ficará pronta para o uso.

DICAS:

  • Quem gostar de um cheirinho é só pingar algumas poucas gotinhas de óleo essencial (poucas mesmo, para não comprometer a receita e acabar manchando suas roupas).
  • Fique tranquilo, se não colocar o “cheirinho” a roupa não ficará com cheiro de vinagre!
Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

20 comentários

  1. Mari comentou:

    uma vez vi essa receita do desodorante natural com vodca. usei daquelas bem baratinhas, funcionou tbm, mas me pergunto se tvz seja mais concentrado o nível de alcool e manche as roupas mais delicadas

  2. Giovana comentou:

    Pode ser usado em qualquer tipo de roupa?

  3. Giovana comentou:

    Pode ser usado em qualquer tipo de roupa?

    1. Ana Carolina respondeu Giovana

      As restrições são seda, cour, camurça e vinil

  4. Marianne comentou:

    Ana, veja só como vamos mudando as nossas rotinas e refletindo nas compras não só de roupas mas de produtos em geral. Não dá pra ter um discurso de sustentabilidade na moda como o seu sem que isso se reflita às outras partes da sua vida. Achei uma resenha honesta e sincera. Amei saber que você também segue a Cristal Muniz, a fada sustentável sem defeitos. <3
    Dito isso, fiquei curiosa em sentir o cheirinho do produto e em testar esse desodorante da Cristal.
    🙂

    1. Ana Carolina respondeu Marianne

      Exatamente! É muito bacana observar isso, uma coisa vai levando a outra naturalmente!

  5. Maria Donatelli comentou:

    Ana, eu comprei tem um tempão já, se não em engano aqui em SP paguei por volta de R$ 13,00/R$15,00. Comprei para borrifar nas minhas calças sociais e em alguns tricots. Funciona super bem, tanto que as vezes dou até uma borrifada nos lençóis da cama, edredons.

  6. Maria Elena comentou:

    Oi Ana!
    Eu coloco um pouquinho de sabão de coco para dar um cheirinho na receita e super funciona.
    Costumo usar a misturinha e passar o vaporizador para dar uma geral na roupa e super uso de novo.
    Como moro no Sul, em Santa Catarina, as roupas de lã no inverno também “pegam” cheiros e lavar muitas vezes desgasta muito (e as roupas de inverno são bem mais caras) e a misturinha salva muito.
    Abraço!

    1. Ana Carolina respondeu Maria Elena

      Boa ideia! Obrigada por compartilhar!

  7. Ana Carolina comentou:

    Esse da vodca eu já tinha lido e acho louco demais hahahaha! Só usar álcool mesmo, rs

  8. Ana Carolina comentou:

    Ahhhh, no site que comprei tava carão! Bom saber!

  9. Ana Carolina comentou:

    Boa ideia! Obrigada por compartilhar!

  10. Ana, eu uso essa mesma receita, mas com a adição de amaciante para jogar no sofá. Também dá muito certo, principalmente pra quem tem cachorro.

  11. Dri comentou:

    Eu fiz essa receita sua. Impressionante!
    Usei na camisa do marido, por ter o cheiro mais forte de teste.
    Ficou apenas um cheiro de frescor! Tô boba!

    1. Ana Carolina respondeu Dri

      Nao é? Eu to apaixonada por essa receita!

  12. Dri comentou:

    Eu fiz essa receita sua. Impressionante!
    Usei na camisa do marido, por ter o cheiro mais forte de teste.
    Ficou apenas um cheiro de frescor! Tô boba!

    1. Ana Carolina respondeu Dri

      Nao é? Eu to apaixonada por essa receita!

  13. Desde que eu me mudei pro Canadá, ja perdi algumas roupas porque tenho que secar sempre na secadora e elas acabam diminuindo. Adorei a dica, vou fazer a receitinha e tentar lavar menos as roupas!