Como eu tenho lavado minhas roupas

Não lembro se trouxe esse tema aqui pro blog, mas quero contar como tenho lavado minhas roupas. Mas antes preciso dizer que parei de lavar roupa com a frequência que eu fazia antes: primeiro, porque percebi que não havia necessidade mesmo, segundo, ao saber que lavar tanto assim estraga as fibras mais rapidamente.

Eu faço assim: se a roupa não estiver mesmo em um estado deplorável (manchada de suor, suja demais, nem com o odor muito forte), eu a deixo pendurada numa arara que tenho, pegando um arzinho, secando. Tem quem use sprays com álcool e amaciante, uma misturinha mesmo, para borrifar e prolongar o cheirinho na roupa, quase um shampoo a seco. Aí eu guardo de volta no armário ou deixo ali, para repeti-la ao longo da semana e, só assim, colocar pra lavar.

Lavar roupa a cada uso causa um desgaste por fricção no tecido, aumentando as bolhinhas (que são as fibras se rompendo por desgaste) e, pior, com o suo de produtos químicos fortes, desbota a cor, abre as fibras e as torna mais suscetíveis, esgarçando as peças e fragilizando a trama. Parei com sabão em pó e amaciante.

Há uns 2 anos eu parei de usar sabão em pó convencional e comecei a usar sabão biodegradável da Biowash, que tem também tira manchas biodegradável (o kit no site custa pouco menos de 50 reais). Não é publi, hahah, até porque é uma alternativa mais cara, mas a ideia de sustentabilidade começou a pegar mais forte aí também. Toda a química desses produtos vai pro ralo, poluindo mais ainda os rios.

Lavar a mão e usar vinagre

Tento usar o sabão de coco mais natural possível, sem tantos aditivos (uma leitora ficou de enviar o sabão artesanal que ela faz em casa, quando chegar eu aviso vocês!). Esse Só Sabão é da Amor Luso, eu comprei em Lisboa, que não usa aditivos químicos, é artesanal e tem processo de saponificação a frio, sem corantes. É um sabão específico pra lavar roupas a mão!

Gostei também do manifesto que veio nele, falando do ritmo de vida acelerado e o acesso facilitado aos bens de consumo que nos tornam reféns de de uma lógica industrial globalizada. De onde vocês acham que saiu esse conceito de roupa cheirosa, perfumada, macia? Tudo produto de uma indústria, que enfiou essa impecabilidade e excesso de limpeza na nossa cabeça pra comprarmos e usarmos esses produtos loucamente –  e dá-lhe alergia!

sabao-natural-roupas-ana-soares

Tenho lavado muitas peças à mão. Leio a etiqueta interna, observo as recomendações e muitas vezes prefiro lavar assim. Sei que parece discurso de quem tem tempo e privilégios, mas, acreditem, são apenas 5min de molho, enxagua e esfrego as partes mais sujinhas e pronto! Mudou minha relação com minhas roupas. Eu lavo as peças separadamente, só espremo mesmo, sem torcer, e estendo de uma forma que nem precisa passar depois: ou penduradas no cabide ou sacudo e deixo com o tantinho de água ainda, mais pesadinhas, para esticar o tecido.

Isso nos faz repensar também a quantidade de roupa que temos e da demanda delas por cuidados.

Também substituí o amaciante pelo vinagre branco (uso o de maçã orgânico), que deixa a roupa macia e nenhum cheiro de salada! Uso meio copo americano pra um tanque meio cheio da máquina de lavar. Ah, outro obs: não misturo materiais diferentes na máquina (tipo blusa delicada com calça jeans) e nem loto a máquina de roupa.

Depois começamos a fazer a receita de sabão líquido da Cristal Muniz (autora do livro Uma vida sem lixo) e foi MUITO maravilhoso fazer nosso próprio sabão! Parece que é chato e trabalhoso, mas estamos tão acostumados a perder tempo em shoppings e redes sociais que, na moral, compreender o processo de feitura dos produtos e entender seu papel na sociedade ao fazer essas escolhas é algo gratificante demais, é como se separássemos um tempo para cozinhar nossa comida, por exemplo. Sai muito mais barato, é acessível e biodegradável, sem cheiros fortes de perfume.

As fotos abaixo foram retiradas do site da Cristal Muniz, que fotografou o processo; separamos um momento do dia para isso e rende demais, além de ser multiuso: também usamos o mesmo sabão para lavar louça e lavar o banheiro. Aqui tem a receita completa e como fazer, além de outras dicas, como aromas e óleos essenciais. 

Processed with VSCO with f2 preset

Processed with VSCO with f2 preset

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

12 comentários

  1. Minhas roupas são lavadas como muito cuidado, já tive surpresas terríveis como lavanderias.
    Ótimas dicas, parabéns.

  2. Daniele Rocha comentou:

    Oi, Ana!
    Eu tb faço esse sabão da Cristal há uns 3 anos! Meu marido é super alérgico e não curte cheiros “industrializados” nas roupas, já o vinagre como amaciante uso tem mais de 10 anos! Um técnico me disse que excesso de sabão em pó e amaciante estragam a máquina de lavar, então, esses hábitos beneficiam em tudo, desde o meio ambiente, a durabilidade das roupas e do equipamento!
    Quando faço o sabão, já faço 3 frascos de 3 litros! Assim, dura um tempão! Com isso deixei de consumir muitos outros produtos industrializados (detergente, limpa vidros..) e de descartar frascos, isso me deixa muito feliz e pessoas com visibilidade que replicam essas informações, como vc, ajudam muito a reflexão de todos!
    O futuro agradece!

    1. Ana Carolina respondeu Daniele Rocha

      Ahhh que bom, não sabia disso que estragava a máquina! Também deixamos de consumir outros industrializados, um alívio também nas finanças hahaha

  3. Juliana comentou:

    Oi, Ana!
    O vinagre como amaciante eu tenho usado há algum tempo tb, e gosto bastante. Lavar as roupas na mão ainda não me aventurei, mas analisei também a questão de usar uma vez e colocar pra lavar, não sei o quanto isso é necessário. Vou criar coragem pra fazer o sabão e experimentar, vc consegue me convencer com pouco. 🙂
    Obrigada!
    Juduba

    1. Ana Carolina respondeu Juliana

      Troquei de máquina de lavar e ela tem um ciclo de delicados. Testei e deu certo!

  4. Paula comentou:

    Ana: eu lavo todas as minhas blusas à mão com sabão de coco. Ainda não tentei o vinagre como amaciante e nem esse sabão. Vou tentar seguir suas dicas…

    1. Ana Carolina respondeu Paula

      Depois me conta!

  5. Dri comentou:

    Pra quem tem atacadão perto de casa, tem o vinagre de 5 litros que sai super barato.
    Aliás, uso vinagre pra muuuiiita coisa.
    Separo as roupinhas queridas pra serem lavadas à mão, com carinho.

  6. Leticia comentou:

    Oi Ana, eu já uso essa receita pra lavar minhas roupas. Só não curti usá-la para lavar louças, achei que não desengordura o suficiente.
    Também lavo as minhas roupas somente quando necessário. Tem uma receita ótima de desodorante para roupas que funciona muito bem, deixo no closet e também levo em viagens. É só borrifar e deixar a peça arejando: 2 xícaras de água, 1/4 de xícara de álcool, 1/4 de xícara de vinagre de álcool e gotas de óleo essencial (opcional).

    1. Ana Carolina respondeu Leticia

      Vou fazer essa receita do desodorante de roupa! Obrigada!

  7. Paula comentou:

    Você viu que a Comfort lançou um spray refresh?

    1. Ana Carolina respondeu Paula

      não vi! Vou procurar saber dele!