Renner conta com brechó online para vender roupas sem uso

Li essa matéria da Exame, e achei a proposta muito legal: a Renner fez uma parceria com o brechó online Repassa, que eu achei MUITO interessante: os clientes podem retirar gratuitamente em determinadas lojas a Sacola do Bem, projeto do brechó de coleta de peças que não tem mais uso na casa das pessoas, enviadas gratuitamente ao brechó para revenda.

O projeto da Sacolas do Bem funcionará gratuitamente para clientes da Renner (no Repassa custam R$24,90), e as peças de vestuário de qualquer marca que não são mais usadas, sendo no máximo 35 itens por sacola.

As lojas Renner participantes serão preparadas para ser um ponto de coleta, permitindo que os clientes deixem ali de volta as sacolas com as peças que quiserem revender no brechó online.

As peças passam por curadoria, sendo fotografadas e cadastradas para serem colocadas à venda, e o valor dessa comercialização (que rende 60% do valor da peça pro usuário) no Repassa pode ser usado para comprar dentro do site do próprio brechó online, podem sacar a grana ou doar para uma lista de ONGS disponível no site.

As Sacolas do Bem estão disponíveis para retirada em quatro unidades da marca em São Paulo: na loja da rua Oscar Freire e nos shoppings Pátio Paulista, Eldorado e Metrô Itaquera. A intenção é ampliar a iniciativa para outras cidades nos próximos meses.

Postei aqui no blog sobre o programa de logística reversa que existe desde 2011 na Renner, o EcoEstilo, que coleta embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza para dar a eles uma destinação ambientalmente correta e que, em 2017, passou a receber também peças de roupa.

De acordo com a matéria “De lá para cá, o EcoEstilo já coletou 145 toneladas, somando os resíduos de perfumaria e beleza e as peças em desuso.”

Também mostrei aqui as mudanças nos tecidos, com etiquetas falando da composição das fibras, e tecidos com fibras recicladas.

“A marca também contabiliza, nos últimos anos, a comercialização de 90 milhões de peças responsáveis, confeccionadas com matérias-primas como o fio reciclado, o algodão certificado, a poliamida biodegradável e a viscose certificada, além de processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água na produção.”

O que vocês acharam dessa iniciativa?

Eu acredito que terá uma boa repercussão, porque não é só sobre descartar as peças, as pessoas gostam de fazer uma graninha com brechós, ter algum retorno do investimento – ai, de quebra, passam em alguma loja da varejista, estratégia bem esperta para levar o cliente até uma unidade.

Mas eu já usei muito os dois programas de logística reversa da Renner e digo que pouquíssimas vezes os funcionários sabiam do que eu estava falando, não faziam nem ideia desse projeto – sem contar que, da última vez, retiraram a caixa de roupas da loja. Vamos ver se eles terão treinamento e informações sobre essa parceria para evitarem informações desencontradas.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: