Roupas para amamentar

Sei que vão pensar que é um assunto restrito às mães que amamentam no peito, mas, acreditem, diz respeito a todas – invariavelmente você vai ter alguma amiga ou pessoa próxima passando por essa situação. Parece que ficamos presas às camisas de botão e peças transpassadas, e eu posso dizer que, passando pela experiência, percebi o quão cruel é o sistema em que estamos inseridas, que nos priva da nossa própria identidade e limita nossas escolhas, desencorajando a própria amamentação.

Amamentar é a experiência mais avassaladora da minha vida. Agora entendo vocês batendo tanto nessa tecla quando eu falava de roupas. Não existe um look fácil quando se amamenta: ou ele não permite por as tetas pra fora, ou não é compatível com o sling, ou o tecido amassa todo, ou você morre de frio, ou usa o que for mais fácil e repete as mesmas roupas sempre, deixando parado 80% do guarda roupa por tempo indeterminado.

Passei esse tempo todo praticamente pelada, com o leite jorrando, sentindo uma dor absurda ao encosta-los em qualquer tecido, por isso estar em um look estampado e colorido, me sentindo eu mesma depois de meses, é algo a ser exaltado.

A dificuldade de achar roupas para amamentar

A moda por si já nos desmotiva ao não considerar que mulheres amamentam, ignorando completamente essa função no desenvolvimento das coleções. Peitos de fora são repudiados, escondidos, desmerecidos, inviabilizados – isso porque estamos falando de algo fisiológico, que é nutrir a cria.

Desmotiva pra você voltar logo a querer usar os vestidinhos deles, a querer de ter o corpo de antes, da saudade de não poder usar mais as suas roupas de antes ou da raiva de ter que levantar uma blusa e se sentir despida demais. Desmotiva porque limita nossos movimentos, não nos oferece autonomia sobre nossos corpos, a liberdade de nos sentirmos confortáveis na nossa identidade.

Truques para transformar o look pró-mamá

Tenho reparado mais no que eu já tenho e se dá certo usá-las de trás pra frente! Esse macacão, por exemplo, tinha esse decote nas costas com um botão, e testei usá-lo invertido, com um top para amamentar. Deu super certo e eu adorei porque nem precisar desabotoar, como ele é de malha é só puxar mais dos lados!

Um outro truque que estou amando – viciadísisma nele! – é o de usar kimonos transpassados por dentro da parte de baixo. Eles viram blusas mais amplas, deixando o decote livre. Uma ideia é costurar um botão e uma casinha para prender bem e ele funcionar como uma blusa mesmo.

O bom dessa dica é não ficar restrita às peças de malha, podendo usar tecido plano

Tenho abusado das estampas e cores para deixar os looks mais animados e criativos, fugindo um pouco da camiseta básica com calça jeans. Zero problema nisso, mas eu estava sentindo falta dos meus visuais mais coloridos!

À medida que eu for me empolgando com mais looks, venho aqui para atualizar, mas espero que essas ideias já ajudem as mães de plantão a terem mais ideias pro vestir, além de inspirarem as marcas a investirem mais em peças que contemplem a amamentação.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: