{pensamento do dia} Colecione momentos

“colecione momentos, não coisas”

Recado bacana para esse feriadão chuvoso aqui no Rio. Confesso que sempre fico surpresa quando alguma colega ou amiga fala que não tem dinheiro pra viajar/fazer um curso/etc mas está de roupa nova todos os dias. Claro que cada um tem a sua prioridade na vida e o momento para cada coisa, mas uma das coisas que eu mais amo nesse mundo é viajar e eu sempre priorizei isso.

Consegui aos 30 anos fazer minha primeira viagem internacional, fui em 5 países da Europa. Economizei anos a fio para essa viagem, que acabou coincidindo com um momento muito triste na minha família, o falecimento da minha avó. Viajei, mas não tive tempo para fazer roteiro nem nada. Mas aproveitei muito mesmo assim, fiz isso pela minha vó, que amava viver a vida!

Juntei dinheiro por mais três anos e voltei esse ano, visitamos 7 cidades. Claro que não foi uma viagem cercada de luxos, ficamos hospedados em hostels, tivemos amigos queridos nos hospedando, comemos bem alguns dias mas sempre rolava uma marmita italiana, hahaha, deliciosa por sinal, não deu pra comprar mil roupas e maquiagens…mas e daí? Visitei lugares incríveis, vi os quadros dos artistas que estudei na faculdade de pertinho, me emocionei muitas e muitas vezes.

Não fiz sacrifícios tipo comer macarrão todos os dias pra juntar grana, mas sabem aqueles detalhezinhos que fazem toda diferença no fim do mês? Eu cozinho, então sempre almoço em casa ou levo marmita, evito passear sempre em shopping para não gastar com roupa (e, afinal, vai ser só mais uma roupa no meu armário…), não ando com cartão de crédito e deixo para comer fora e beber quando saio com os amigos e marido.

Por isso, quem acha impossível realizar seus sonhos, eu digo: acredite! Eu trabalhei muito, ainda trabalho demais e tem vezes que dá tristeza  ralar tanto, mas pra mim não existe outra maneira de conseguir as coisas. Por isso não digo que é fácil, mas é uma meta na minha vida viajar e aproveitar os bons momentos, que podem ser simples mesmo, sem grandes compras, hotéis incríveis e roupas novas. Já fomos na Argentina, Chile, várias cidades do Brasil, e agora, mesmo com a grana curta, estamos pensando no próximo destino.

Esses momentos certamente estarão comigo sempre. E só de pensar nisso, todo o resto se torna supérfluo. 🙂

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

57 comentários

  1. vivi latini comentou:

    te curto demais!!! abs.

    1. Ana Carolina respondeu vivi latini

      Vivi querida! <3

  2. Debora Brandão comentou:

    Acho que é por isso que venho aqui sempre !!! Temos que pensar nisso todos os dias !!! Sabe ver metas ao longo prazo, ver o que é importante para a gente, guardar um dinheirinho para o futuro… acho que de R$30 em R$30 podemos conseguir uma entrada em nosso apartamento, apesar do Rio está tão caro.. tb adoro sair para jantar, mas temos que ter um pouco de pé no chão…gosto das suas ideias, dos seus textos, mando para as minhas amigas, discutimos o assunto no café !!! Vc é nota 10 !! bjs

    1. Ana Carolina respondeu Debora Brandão

      Nem me fale…parece que não vou conseguir nunca comprar apê aqui no Rio! Mas sigo tentando 🙂 Que delícia vc e suas amigas conversando sobre os assuntos daqui! <3 Beijos, Debora!

      1. Cleyde respondeu Ana Carolina

        Ana, parei de gastar com roupas, só compro uma pecinha ou outra, estou economizando para um intercambio no Canadá e meu apê comecei a poupar 50% do salario pois moro com a mamãe rsrsrs. Esta semana fechei um apê na planta , é incrivel como cortar gastos, se realiza pequenos/grandes sonhos. Não tenho cartão de credito nem dividas na praça , negocio minhas compras no dinheiro e sempre peço desconto. Só compro nas liquidação, quando tem alguma peça de roupa que eu amei, não compro logo, espero baixar. Se acabar, acabou fazer o quê?

        1. Ana Carolina respondeu Cleyde

          Isso mesmo, Cleyde! Apoiada! 🙂

  3. Maria comentou:

    Que cabeça incrível!!!
    Aninha você me surpreende a cada dia.
    Beijão.

    1. Ana Carolina respondeu Maria

      que bom, Maria! 🙂

  4. Cintia comentou:

    Uma super direta pra mim!!! Amei o post!!!
    Bjs,

  5. Mari comentou:

    E há 2 anos atrás cheguei nesse tipo de pensamento! Nunca conseguia guardar grana. Todo mês o salário ia todos para pagar contas. Casada e vivendo de aluguel, pensava que nunca conseguiria ter uma casa própria. Há 2 anos atrás mudei meus hábitos. Não saio com cartão, não passeio em shopping, depilo com cera em casa, cozinho, quando vou ao cinema procuro os que me dão descontos, etc. Essas pequenas mudanças fizeram com que ano passado eu desse entrada no meu primeiro apartamento próprio. Ainda cometo erros, como na coleção da Dress to, no qual me empolguei e comprei um vestido que nem combina comigo (devolverei ele). Vou ver a coleção da Mixed sim. Hoje sei o que cabe no meu orçamento e até onde posso ir. Os supérfluos fazem parte da vida e são uma delícia….ou seja, eu com minhas roupas e meu marido com seus jogos online. O problema é viver somente para eles. Adoro seu blog!

    1. Ana Carolina respondeu Mari

      Isso mesmo, Mari. O problema é só ter foco para uma determinada coisa e não ponderar que se tem tantas outras! Beijos e parabéns pela conquista!

  6. márcia boiko comentou:

    amei <3

  7. Veronica comentou:

    Ana, eu me enquadro nesta que nunca tem dinheiro, mas que tem um guarda-roupas e sapateira repletos de peças novas, ainda com etiquetas!!!! Estou realmente tentando mudar, mas é um exercício diário do tipo “hoje eu não comprei” e é mais sério do que algumas pessoas imaginam… pode ser doença.

    bjs

    1. Ana Carolina respondeu Veronica

      Querida, com certeza. Já experimentou estipular quanto por mês você gostaria de poupar e já separar para um fundo de investimentos/aplicação? Quando o dinheiro vai direto pra um fundo desse, fica mais difícil mexer nele. Tenta fazer isso assim que receber seu salário! Quando a gente vê todo o dindin na conta, já pensa besteira, hehe.

      Se for o caso, acho até válido terapia. Ajuda tanto!

      Beijos e força!

      1. Verônica respondeu Ana Carolina

        Obrigada pelo apoio!!!! Amei a sua sugestão de salvar parte do salário antes de começar a gastar kkkk mas ainda estou na fase de quitar dívidas, é para lá que vão meu 13º e as férias… se eu zerar as dívidas já vou começar 2013 bem!!!!

        bjokas

  8. Rose comentou:

    ANA minha querida é por esses e tantos motivos que amo seu blog é a mas pura verdade tudo isso,passei por algo parecido no inicio desse ano minha cozinha jã estava bem velhinha e eu sonhando eu comprar tudo novo e inox que sabemos não ser tão barato e para completar minha filha que é adolescente começou a fazer um curso de fotografia e começou a cobrar os equipamento maquina profissional entre outras coisas,eu automaticamente fiz como vc abolir compras e jantares juntei desde o inicio do ano e como faço produção de eventos e trabalhava como vitrinista quando comecei aproveitei esse época do ano para fazer vitrine de lojas como bico o resultando do meu planejamento deu tão certo que comprei a bendita maquina da minha filha aos poucos já estou trocando a cozinha pelo menos já comprei o fogão e coifa inox como queria paguei a viagem das ferias que tirarei no próximo mês e o que é melhor a vista,sei que muito gente deve pensar nossa mas tando sacrifício para uma maquina fotográfica profissional,geladeira e fogão? Sim para me 10,000 é muito dinheiro é metade do valor meu carro e só depois disso percebi o quanto eu estava gastando com bobagens principalmente incentivada por blogs de moda. Ana parabéns pelo post só mostra o quão sensata,você é um xeru da Rose…

    1. Ana Carolina respondeu Rose

      Rose, que alegria saber q está conseguindo realizar seus desejos! Um beijo enorme!

  9. Elen comentou:

    Nossa Ana, assim nos inspira mesmo! As vezes penso que só eu trabalho muito e tenho que economizar coisas , afinal, a vida dos outros sempre parece ser mais fácil. é bom saber que uma pessoa como você que admiro e muita gente tb e é conhecida e referência na blogosfera é gente como a gente!
    Sinceramente, nesse mundo de blogueiras me dá a impressão de que todo mundo é rico, é tanta ostentação o tempo todo. Que bom que o hvao existe para vc compartilhar esses pontos de vista com a gente!

    bjs!!

    1. Ana Carolina respondeu Elen

      Acho que é pq elas tem grana mesmo, haha! Parece status quo, toda blogueira tem que ter grana e viver disso. Por sorte existem as exceções nessa blogosfera!

      Beijos!

  10. Como escrever alguma coisa aqui depois disso?…

    Às vezes parece que você escreve direto pra mim, Ana. De verdade. Por isso, acho, me identifico tanto com o seu blog e curto tanto, tanto, esse espaço.

    Esse era um dos assuntos que eu estava adiando escrever lá no meu blog desde a loucura da Santa Lolla para CeA. Adiando porque ainda não encontrei as palavras certas. Sou bastante compulsiva e venho repensando os resultados disso ultimamente. Depois de ver tanta gente louca naquela correria por bolsas e sapatos, foi que eu consegui olhar e me enxergar realmente, outra doida também.

    A proximidade do feriadão e o fato de não ter nunca dinheiro pra viajar também trazem uma vibe deprê, encaixando-se perfeitamente no que você escreveu aqui em cima. Então que bom ler isso hoje! Está sendo o empurrãozinho que faltava pra eu tomar coragem e dar os passos necessários para chegar onde eu quero.

    Obrigada mais uma vez pela inspiração maravilhosa que é o HVAOff.
    Um beijo do fundo do coração, Si.

    1. Ana Carolina respondeu Simone Tressi

      Querida, experimenta isso: aplica logo que receber a grana q vc quer guardar! Assim não tem como mexer depois! E sobre o livro, seria muito legal! hehe. Beijos!!

      1. É, na verdade o ruim é que eu gasto antes de receber, haha, atolada em dívidas for ever and ever… 🙁
        Mas eu vou mudar isso, agora eu tomei coragem definitivamente para romper com este padrão! Com a sua ajuda, viu? 😉

        O livro seria uma coisa maravilhosa, eu acho. Podia ser “só” com esses pensamentos que você traz pra gente, mesmo sem looks, ia ficar incrível! Quem sabe?

        Campanha Livro, eu apoio! 🙂

  11. PS: Ai, eu sou a leitora do PS! Porque sempre depois que escrevo e fico matutando, surge mais alguma coisinha…

    Mas o meu PS era: Quando é que vai surgir um livro a partir das reflexões do HVAOff? Porque honestamente, eu acho que esses textos mereciam, MUITO, uma compilação num livro…

    1. tatiana gonzalez respondeu Simone Tressi

      Boa, Simone: Ana, tu escreves tão bem… Devia mesmo pensar num livro com teus textos. Parece na contramão falar de economizar e gostar de moda, mas me parece que em alguns anos a moda será “de quantas formar diferentes a pessoa consegue usar as mesmas peças”.

      1. Simone Tressi respondeu tatiana gonzalez

        Adorei a ideia, Tatiana! Realmente… Essa habilidade de usar as mesmas peças de formas diferentes é que mostra conhecimento de moda, afinal usar uma combinação igualzinha à de todo mundo, prontinha como veio da loja, qualquer pessoa faz, né?

        Fiquei sabendo pela minha professora no curso de produção de moda que uma menina fez um projeto de usar por um ano o mesmo vestido preto, acho que é esse aqui, ó: http://www.theuniformproject.com/

        Bem, eu não conseguiria, rsrs, mas acho que desafios como esses mostram que é possível ‘brincar’ com as roupas…

        Beijos.

  12. Denise Pereira comentou:

    Adoreeeeeeei o post! Tenho pensado muito nisso mesmo! Que preciso diminuir gastos e focar em outras coisas!
    E concordo com o que a colega acima escreveu: lendo os posts de blogs por aí, você tem a impressão de que todas são ricas! Só pode ser, com tantas compras de coisas tão caras! Temos de pensar bem mesmo…
    Beijos!

    1. Ana Carolina respondeu Denise Pereira

      <3 beijos, Denise!

  13. Oi Ana, concordo plenamente com o teu ponto de vista, desde que comecei a trabalhar ( eu tinha apenas 18 anos) , o meu foco nunca foi a aparência e sim as viagens.

    Amo viajar, nos últimos 20 anos já fui aos Estados Unidos, Canadá, Europa, Chile, Argentina, México, enfim, vários lugares maravilhosos. Mas todos estes destinos foram conquistados com muito sacrifício e economia.

    Eu também não gasto os tubos em roupas, procuro fast-fashion, pontas de estoque, ou seja, a gente não precisa se endividar para estar bem vestida.

    O dinheiro gasto em viagem é um investimento que deixa lembranças para sempre. Adoro trazer souvenirs e rever as fotos dos lugares visitados.

    Cada vez que a gente viaja, um mundo novo se descortina na nossa frente e acrescenta tanto na nossa existência.
    Resumindo, o melhor conselho do mundo é : gaste o seu dinheiro em viagens e se sobrar um pouquinho compre umas roupitchas.

    Beijos da Beta
    http://www.blogandocombeta.blogspot.com.br

    1. Ana Carolina respondeu Roberta Pahim

      Beta, que bacana. Você é um exemplo! Um beijo enorme!

  14. Aliane Pereira comentou:

    E mais uma vez tu te tonas minha “ídala”.
    Concordo em tudo que tu disse e procuro praticar isso também.

    Bjoo

    1. Ana Carolina respondeu Aliane Pereira

      Que bom, Aliane! Fico feliz!

  15. Letícia Maria comentou:

    Olá Ana, bom dia!

    Meu nome é Letícia e sou de Taubaté, interior de São Paulo.

    A cada dia que passa sinto mais e mais vontade de entrar em seu blog, não só pelos looks do dia que você posta, mas também por esses textos que você escreve. Acho que hoje em dia, em meio a essa era “consumista”, precisamos sentar, colocar a cabeça no lugar e ver o que realmente é importante para nós.
    Eu adoro ver blogs relacionados a moda, esse é assunto que muito me interessa. Até que esses dias me peguei pensando no seu blog e percebi que, de todos os que eu vejo, o seu é DE LONGE o que mais me chama atenção pelo fato de estar mais próximo de nós leitoras, das nossas condições ($$$), do nosso dia-a-dia, do modo como nós, que temos que trabalhar E MUITO para conseguir o que queremos.
    Você realmente consegue nos passar a mensagem de que menos é mais, de que não precisamos daquilo que está fora do nosso alcance apenas para satisfazer nosso ego, enfim ..
    Sou daquela premissa de que cada um tem o que merece, e que para conseguirmos mais temos que batalhar.

    Bom, é isso.
    Adoro seu blog, e estou tomando coragem para fotografar alguns dos meu achadinhos aqui de Taubaté hehe (estou esperando apenas a vergonha passar).

    Um beijo!

    1. Fatima Neves respondeu Letícia Maria

      Letícia

      Voce definiu como ninguém o Blog e a própria pessoa da Ana, porisso nos identificamos muito com ela, pessoa como nós que rala todo dia para conseguir nossos objetivos. Abraços

      1. Viviane Moreira respondeu Fatima Neves

        Concordo muito com a Letícia! Ela disse tudo, assino embaixo! <3
        Sempre, mas sempre penso no blog da Ana, ela me ensina tanto! Esse texto de hoje, me fez sentir muito bem comigo mesma por não ter me entregado ao consumismo na Dress to, espero pela mesma atitude na Mixed. Pensarei nesse texto e nas coisas mais importantes nessa vida do que roupa.
        Da licença Ana, mas eu preciso dizer que te amo! <3 Ainda eu te conheço pessoalmente! <3
        Bjss
        Vi

        1. Ana Carolina respondeu Viviane Moreira

          Como não te amar tb, Vivi? <3

    2. Ana Carolina respondeu Letícia Maria

      Ah, Leticia e Fátima, que alegria ler isso. Fico feliz ao saber que posso fazer a diferença na vida das pessoas! Um beijão pra vcs!

  16. EMILI comentou:

    Adoreiii, estou aprendendo a me reducar financeiramente… e seus posts são um ótimo incentivo.
    Parabéns.

  17. Fatima Neves comentou:

    Ana, amei cada palavra, eu penso da mesma forma, não é a tôa que amo seu blog, você é pessoa real!!! não é superficial.. como disse Arnaldo Jabor outro dia, tem mulheres que parecem que sairam de uma vitrine de shopping..
    Eu tbm amo viajar e sempre tenho minhas economiazinhas pra poder curtir
    com meu marido, filhos e netos, é isso que levamos conosco que ninguém nos tira, memórias, momentos, lembranças !! bjs

    1. Ana Carolina respondeu Fatima Neves

      Ai que delicia, Fatima, vc já tem netinhos! Isso não tem preço mesmo, né? 🙂 Beijão!!

  18. KENANI MELO comentou:

    Acho q vc disse tudo, Ana!!!!!
    Post muito bom e q nos faz pensar.
    Amei e bjussssss!!!!

  19. Fernanda Turino comentou:

    A sua frase final sintetiza muito do que penso quando desisto de comprar alguma coisa que achava que queria!
    Fico com vontade na hora? Claro! Mas logo penso: mais uma graninha pro meu “fundo viagem”! Amo viajar, justamente por ser uma experiência que me permite guardar muitos e muitos momentos especiais!
    Eu nem sei quando serão minhas próximas férias ainda, mas já estou planejando uma bela viagem e guardando a graninha para isso! Vou ficar em hostels? Provavalmente. Já até pensei em fazer couch surfing, mas acho que vou ter um dinheirinho pro albergue! 🙂
    Também faço como você, levo marmitinha pro trabalho para dar aquela economizada e ainda, de quebra, comer melhor! Deixo para gastar dinheiro comendo na rua quando é um momento com amigos ou namorido!
    Viajar é a maneira mais gostosa de gastar meu dinheirinho suado! Bom demais!
    Beijos!

    1. Ana Carolina respondeu Fernanda Turino

      Vários amigos recebem uma galera de Couch surfing, parece ser muito legal! É isso aí, Fernanda, a gente se sacrifica um pouquinho mas depois vem a recompensa 🙂 Beijão!

  20. Perfeito, Ana!

    Eu sou hiper consumista dessas que quer ter roupa nova sempre. Quando virei o ano e vi que tinha 12 peças no armário que nunca tinha usado, comecei a pensar e repensar e seu blog me ajudou MUITO.

    Em janeiro mesmo eu pensei: vou pegar a graninha que tenho guardada e investir, de fato, no que mais amo: viajar, viajar e viajar! Pra mim, é a forma mais gostosa e prazerosa de gastar meu dinheiro, além de relaxar!

    Trabalho de casa e tenho “essa facilidade” de me locomover por aí, mas quando viajo levo o laptop junto para fazer alguns trabalhos que não posso deixar.

    Este ano, conheci 3 países na Europa, fui para Morro de SP e Natal e vou encerrar agora em dezembro com Miami. Lá sim, eu vou me jogar nas compras 🙂

    Aliás, se quiser alguma encomenda de lá, só falar 🙂

    Bjos! Te adoro!

    Aline Jesus

    1. Ana Carolina respondeu Aline Jesus

      Que maravilha, Aline! 😀 Eu também sou freela, mas não consigo me ausentar tanto quanto gostaria…quando viajei pra Europa, tive que pagar uma amiga pra concluir vários trabalhos no meu lugar. 🙁 Mas quem sabe ano que vem consigo alguma folguinha? 😀

      Obrigada pelo carinho! Beijocas!

  21. Ana Gurgel comentou:

    Ana, tive o prazer de conhecer vc , na vida nada é por acaso, no dia que te vi , olhei com o meu olhar critico de ser , essa garota faz a diferença , e faz mesmo , pois ela é elegante , criativa , tudo que coloca fica tré maravilhoso ..
    Bom , sou sua fã de carterinha e sempre que dá vejo as suas dicas .. Vc já está pronta , vá em frente que o sucesso já bateu. Sua porta ..
    Agora uma dica econômica , nunca diga para uma amiga que comprou no site tal ??? Porque a compulsiva , sem poder gastar , foi lá e comprou não um mais dois Oxford , tomate e caramelo , kkkk não dá né , quem manda querer gostar de tudo que vc usa ? Vou adotar a dica pra guardar pelo menos R$50,00( emprestado) pra ver se consigo em dois anos comprar uma bicicleta , pois do jeito que tá a vida aqui no Rio , não vai dar nem pra isso .. Bjoca .
    Ana Gurgel

    1. Ana Carolina respondeu Ana Gurgel

      hahaha, pára de comprar, mulher! Beijos e obrigada pelo carinho!

  22. Laura Guedes comentou:

    Belas palavras, Ana!

    TER é muito bom, mas SER além disso e valorizar muitas outras coisas e momentos… é melhor ainda!

    =)
    Adorei o post de hoje!

  23. Priscila de Curitiba comentou:

    Ana, realmente cada vez me apaixono mais por vc e seu blog!!!!!!!

    Estou com um super esquema de economizar!!!! consegui me organizar marcando todos os gastos, até os mais pequenos, assim percebi onde meu dinheiro acabava se perdendo, e consegui reduzir os gastos desnecessarios….

    estou fugindo do shopping e não ando mais com o cartão, ainda não consegui fazer sobrar o que eu quero, mas não entro no cheque especial a 5 meses!!!! me sinto muuuito vitoriosa!!!! rsrsrsrr

    Ana, obrigada por dividir suas idéias com a gente!!!!!! bjos

    1. Ana Carolina respondeu Priscila de Curitiba

      que bom, Pri! Fico feliz por contribuir! Beijão!

  24. Mariana comentou:

    Você é gente de primeira Ana! É por isso que sou sua leitora assídua. Seu blog me inspira!

    1. Ana Carolina respondeu Mariana

      <3 fico feliz, Mari!

  25. Economizar é importante mesmo. Esse ano abri a minha empresa. E claro q isso gera custos fixos. Minha profissão exige um up-grade contínuo (sou fotógrafa) então vivo economizando pra comprar maquina, lente, computador, hd e etc, pagar seguro… E não tem jeito, equipamento quebra, fica obsoleto, então é sempre um gasto eterno. E ao mesmo tempo tem q visitar cliente, sair pra fotografar e estar bem na fita. Minha solução, além das pontas de estoques, liquidações, e lojas de departamento é comprar fora do Brasil, infinitamente mais barato e diferente do q se vê por aqui. Ficar olhando blogs tb é uma ótima solução (costumo visitar o seu diariamente), sempre pinta uma ideia difernte de como reaproveitar as roupas q tenho no armário 🙂

    ps: amo viajar. Ano que vem pretendo conhecer conhecer algum lugar novo.

  26. Cláudia comentou:

    Ana, amei seu post…me deu uma injeção de ânimo.
    Ando tão desanimada com tanta coisa e principalmente com tantas contas a pagar, que tem horas que parece que tudo tá contra.
    Mas lendo seu post despertei pra uma coisa…me falta planejamento. Preciso planejar meus gastos.
    Obrigada pela lição…
    Bjinhos no coração.

  27. Gabriela de Curitiba comentou:

    Tapa na cara com luva de pelica, esse foi o que seu texto significou pra mim.
    Adoro viajar e até o faria mais se poupasse mais!
    Gasto muito em saídas nos fins de semana e nas idas descontroladas ao shopping.
    A alma do negócio é ter meta…quem sabe 2013 não seja diferente/?
    🙂
    Abraço grande e obrigada por fazer parte da minha vida!!!!