Viajando com mala de mão pra Portugal – parte 1

Depois de um ano denso e intenso como esse 2018, onde comecei pra valer minha nova fase na vida, ralei, viajei e aprendi e aperfeiçoei um tanto de coisa, me dei de presente de 40 anos uma viagem pra Portugal – Lisboa e Porto!

Como não tenho dindin sobrando, fui na passagem mais promocional que consegui, só que ela tem um porém: não permite despacho! Ou seja, irei passar 10 dias só com mala de mão e mochila. Se fosse em outra época, eu entraria em desespero. Mas depois de tanto tempo viajando pra lá e pra cá esse ano a trabalho, dividindo espaço na mala com roupas do curso e material de trabalho, acho que fiquei escolada no assunto. Eu quero é praticidade!

mala-mao-portugal-moda-pe-no-chao
Mala de mão azul feroz que vai viajar comigo

Sei que nessa época o clima será mais chuvoso e de frio. Não de frio intenso como os que passei quando estive em Praga (-9 graus), por isso não sei se esse casaco térmico, que comprei na capital da República Checa, será um exagero. Mesmo assim, é certo que viajarei com o casaco de maior volume na mão, e levarei apenas um, porque já vi na prática que não adianta levar mais de um casaco em viagens no inverno.

casaco-portugal-moda-pe-no-chao
Meu casaco térmico, comprei na Mango e custou 500 reais

Eu tenho também esse sobretudo de lã da coleção da Stella McCartney para C&A que comprei de segunda mão, mas ele está justinho nas mangas, então acho que precisaria estar com uma blusa de malha mais fina por baixo. Além do que, por conta das chuvas acredito que seja mais jogo levar um casaco que seja impermeável, coisa que não tenho, hahahaha! Precisarei pegar emprestado.

casaco-1-portugal-moda-pe-no-chao

As malhas que eu penso em levar são essas e ambas também vieram dessa viagem: a cinza é SUPER quentinha e protege bem o pescoço, veio da H&M. A azul é meu amor, minha paixão! De lã, esquenta horrores e é linda, além de macia. Foi uma compra certeira na COS! Por desencargo, vou colocar também duas camisetas/camisas na mala, para usar por baixo delas, quando entrarmos em lugares com calefação.

blusas-frio-portugal-moda-pe-no-chao

Ainda não defini a mala, mas já estou agitando as opções. Já sei que vou levar uma legging de lã azul, bem quentinha, vou viajar com uma calça preta de elastano para colocar calça térmica por baixo, talvez uma saia de malha com uma meia calça mais grossa por baixo e uma bota para dar conta dos períodos chuvosos.

Possível mala (a ser estudada)

– Casaco quente e impermeável

– Três camisetas/camisas

– Uma saia

– Uma calça com elastano

– Uma legging de lã

– Duas malhas, uma cinza e uma azul

– Uma saia reta

– Segunda pele

– Pashiminas

– Acessórios

– Uma bota

– Calcinhas

– Vou comprar shampoo, condicionador e creme quando chegar

E SÓ, gente! Não quero levar mais nada, além de alguns lenços, acessórios, batons coloridos e pashiminas, que são leves e ocupam pouco espaço. Vou tentar arranjar o casaco impermeável, mas não teremos mais novidades que essas.

Ainda vou montar e fotografar os looks e mostro aqui para vocês. Estou animada com esse desafio minimalista! 😀

Quem tem mais dicas para viajar com pouco volume? E quem tem dicas da temperatura nas cidades (Porto e Lisboa) e do clima nessa época? 🙂

Aliás, estou com inscrições abertas pro Workshop Conheça suas Cores em Lisboa, indica para as amigas que moram na terrinha!

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

33 comentários

  1. Beatriz comentou:

    Saco a vácuo pra diminuir o volume das roupas na mala (caso precise).

    Viajar com mala de mão é meu sonho.

  2. Denise D. comentou:

    Olha, nunca precisei de mais de um casaco em nenhuma viagem pra Europa. Levo um doudoune e vou alterando só as blusas. Sem desfile de moda, porque não é minha intenção. Quero aproveitar a viagem e não passar frio. Ah, não esqueço meus lenços, que mudam um visual, e luvas quentinhas.
    Bjs

  3. Marlene Lúcio comentou:

    Olá Ana. Sou portuguesa do Porto. Lisboa é mais quente mas no Porto quando chove, chove mesmo muito. Portanto acho importante um impermeável. Estou muito contente com a sua vinda a Portugal. Espero que goste muito do meu país. Uma mala pequena nunca impede o viajante de voltar se coração cheio! Beijinhos (da terrinha).

    1. Marlene Lúcio respondeu Marlene Lúcio

      Correção: uma mala pequena nunca impede o viajante de voltar de coração cheio

  4. Anne comentou:

    Mostra seu look pra viagem! Vi que vc não vai levar tênis, vc vai de tênis ou só vai levar a bota? Também quero fazer uma viagem dessa só com mala de mão! Não sei quando vai rolar, mas um dia eu vou! hahaha

  5. camila comentou:

    Ana, eu estive em Portugal no inverno e vou te dizer: é mais chuva e vento do que frio propriamente dito. Não faz o mesmo frio que no resto da Europa. É um inverno equivalente ao de São Paulo/Curitiba. Acho que seria mais válido levar roupas impermeáveis do que roupas térmicas.
    Bjo!

  6. Denise comentou:

    Leve luvas e touca, quebram muito o galho, até para a chuva, porque é pela cabeça que perdemos calor. Vê se tem Uniqlo, eles tem ótimas roupas térmicas fininhas para aquecer a gente.
    Duas pashminas já resolvem, não precisa mais.
    Vai com uma bota de cano curto no pé.
    Como muuuuito, a comida é deliciosa!

  7. Sandra comentou:

    Olá Ana! Eu moro perto de Lisboa (na margem sul). Por aqui, não faz tanto frio como nos outros países da Europa. Talvez seja mais prático um casaco do tipo Kispo (como o q mostrou na foto), serve para a chuva e para o frio. Eu tenho dois desse género e agora comecei a usá-los e, mesmo assim, só depois das seis da tarde ou de manhãzinha. Além disso, com estes casacos, não consigo usar camisolas muito quentes por baixo, senão transpiro imenso (e eu sou muito friorenta). Luvas, cachecol e gorro, são peças importantes (só comecei a usar luvas esta semana). Ainda se anda confortável de calças de ganga (nem meia-calça uso senão fico cheia de calor… mas uso peúgas quentinhas, isso sim). De facto, de ano para ano, noto que não uso tanto as peças mais quentes (o clima está a mudar) e eu que adoro casacos, botas, luvas, etc (eu sou do frio, ehehehe… detesto temperaturas acima dos 25º). Mas, no Porto (região norte do país) faz mais frio (frio a sério). Não deixe de ir visitar Braga (fica perto do Porto) que é uma cidade linda! Bjs e boa viagem! Sandra

  8. Patricia Luck comentou:

    Tô planejando a mesma viagem pra fevereiro. ATENTA na sua mala rsrrsr

    1. Tamy respondeu Patricia Luck

      To indo pro Canadá semana que vem, tbm to de olho na malinha dela, apesar de poder levar mais coisas… =)

  9. Cris comentou:

    Aninha, minha única dica será testada na próxima viagem que fizer: aquelas embalagens plásticos que removem toooooooooodo o ar do saquinho (vácuo) e reduzem o volume pra caramba! Acho que nessas viagens para locais de frio, tricôs não tem trama deteriorada e a gente ganha espaço na mala!!! Vi no super pra comprar (a ‘bombinha’ e o pacote de saquinhos). Aproveite muito a terra do meu paizinho e coma tudo, TUDO QUE PASSAR PELA FRENTE!!!!!!!!! De pastéis de Belém à papo-seco (o pão português) servido com o presunto (caso não seja vegetariana).

    1. Oi Cris. Comprei sacos plásticos que diminuem o volume das peças e que não têm ‘bombinha’. Você sela o saco e enrola: o ar sai e não volta. Muito bom, e evita um item a mais na mala. 😉

  10. Ju comentou:

    Ana, leve outro sapato! Vá usando um e leve outro! Vai que machuca e tal? Já rolou isso comigo e tenho pânico! Kkkk!
    Beijos e ótima viagem!

  11. Juliana comentou:

    Oi Ana!

    Meu marido é português, então já fui algumas vezes pra Lisboa bem nessa época de festas.
    Faz frio? Faz. Mas, eu que sou bem friorenta, achei que sua mala pode estar quente demais.
    Em janeiro chove bastante, mas no geral o tempo só vira junto com a chegada do ano novo. É legal vc ter roupas impermeáveis e também opções mais frescas caso esteja andando bastante e fique com calor no meio do dia (porque já aconteceu mais de uma vez comigo!)
    E sei que vc é adepta dos sapatos confortáveis, mas reforço a lembrança de um bom tênis, por conta das ladeiras e das calcadas portuguesas.
    Também te deixo a dica de um restaurante que adoro por lá: Lost In (comida portuguesa contemporânea e vista incrivel da cidade. Vale pra uma noite especial! rs)

    Beijos e boa viagem!!
    🙂

  12. Aline comentou:

    Ana fui pra Portugal em março desse ano. Achei Porto mais frio que Lisboa, ventava bastante lá tb
    Eu praticamente usei só 2 casacos: um impermeável, forrado por dentro, da Quechua, que comprei na Decathlon algs anos atrás e tbm um casaco pesadão vermelho, que comprei na Alemanha tb anos atrás, numa loja de segunda mão, meu xodó! Usei blusas térmicas e uma calça térmica por baixo das roupas pq sou friorenta (tb comprei na Decathlon, de outra viagem) Passei frio msm só um dia, em Fátima, tava bem gelado. Eu variei mt os cachecóis e toucas, isso vez mt diferença nos looks! Sou meio desapegada nisso tb. Fui com uma bota e levei um tênis. A moça da TAP até achou engraçado, pq eu tinha direito a 2 malas de 32kg e levei uma de menos de 20kg rsrs… Mas na volta eu acabei trazendo vinhos e azeite, e foi só por isso que escolhi a passagem comprada mala despachada. Prioridades né 😎

    1. Flávia respondeu Aline

      Realmente, Aline, difícil é voltar de Portugal com pouca coisa: livros, azeites, comidinhas, chocolates, acessórios e roupas lindas e de boa qualidade a precinhos ótimos (mesmo convertendo) e, cosméticos pela metade do preço. Além disso, acho que em fevereiro é tempo dos saldos, que verdadeiramente têm descontos de 50%. Muita tentação!
      Ana, querida, de todo modo, você vai aproveitar muito! Boa viagem e bom sucesso!

  13. Bianca comentou:

    Ana, ainda não consegui fazer uma viagem assim com mala de mão! É um belo desafio. Mas nas minhas últimas já reduzi bastante o volume (tipo levar roupa para metade de dias da duração) e repeti sem lavar, lavei, repeti de novo. Na última até planejei os looks e tirei fotos prévias das peças se misturando…
    Tenho lido bastante sobre mala minimalista mas ainda não cheguei lá. Deixo aqui a dica de um blog que é focado no assunto, http://www.travelfashiongirl.com.

  14. Camila comentou:

    Oi Ana, morei muito tempo em Porto Alegre e vou te dizer uma coisa: vale muuuito a pena apostar num suéter mais quentinho e levar uma jaqueta mais leve pra jogar por cima (jeans ou couro). Se ficar frio, bota segunda pele-suéter-cachecol-tudo o que tem, por baixo da jaqueta. Se ficar calor, ela não é tão pesada assim pra carregar, e pode amarrar na cintura. Acho super versátil e uso aqui no RS de março a novembro, hahaha beijos!!

    1. Denise D. respondeu Camila

      Oi Camila, estive em setembro em Curitiba e algumas vezes em Portugal, e te digo que casaco jeans e de couro não seguram o vento frio. Quem levou, se arrependeu: foi peso inútil. Melhor levar um poderoso na mão para qualquer necessidade.
      Bjs

  15. Cristina comentou:

    Ana,
    Já passei por algumas situações de frio intenso (Canadá, China) e o que posso recomendar é a 2a pele da Declaton da marca wedze paguei uns 35 reais em cada parte (bem barato comparadas com lojas especializadas) e lá tem casacos impermeáveis tb, mto baratos, paguei 200 reais no meu mas não posso dizer que ele eh bonito… Mas vale a ida na barra p conhecer as opções.
    Bjsss

  16. Luisa comentou:

    Eu levaria um tênis impermeável/uma bota sem salto super confortável , ficar com o pé molhado de andar na chuva é pior que molhar um pouquinho o casaco, afinal uma sombrinha qq um tem. E sofrer com um sapato machucando é péssimo. Nesses lugares o que a gente mais faz é andar.
    Minha experiência de frio é que trocamos mais as roupas de baixo que o sueter.. então eu levaria mais blusas pra usar por baixo…
    A minha experiência de Europa, Canadá é que ninguém ta nem aí pro que vc está vestindo… até pq nem eles tem mil roupas pra ficar trocando, geralmente um casaco por estação.

    1. Julie B. respondeu Luisa

      ana, vim aqui dizer que levar mais blusas pra usar por baixo permite que você use as duas malhas sem lavar a viagem toda (já fiz viagem de 22 dias pra lugares frios levando 4 suéteres e trocando só a blusa de baixo, e super rolou), e vi esse comentário do sapato. assino embaixo! quando fui pra europa a primeira vez, eu e minha irmã pegamos chuva em florença um dia e o sapato não secou pro dia seguinte de manhã. se a gente só tivesse um sapato, teríamos que sair com ele molhado, e passar frio, ou talvez pegar um resfriado… ou deixar de sair. não sei se é viável no seu projeto de mala minimalista, mas achei importante falar dessa experiência.
      acompanharei a saga da mala e também a viagem.
      beijos!

  17. Raquel comentou:

    Viajar com mala de bordo é vida. Já testei inclusive para inverno. Nunca mais (aquela bem exagerada) quero essa vida de esperar mala na esteira do aeroporto ou passar perrengue no metrô.
    Claro que eu não compro nada além de pequenas lembranças para mãe, irmã e sogra…mas viajo leve e o dinheiro “das compras de viagem” é bem aproveitado com birita e comida. =D

  18. Glaucia Couto comentou:

    oi Ana!! Voce lembrou de mim quando nos conhecemos e eu estava com esse problema que era fazer mala pra ir trabalhar uns tempos em Portugal?? kkkkk
    No fundo precisamos de bem poucas coisas mesmo! O casaco mais quentinho é fundamental! Curti muito quando comprei desses tipo “Michelin”, de pena (que pena!) ou de materiais sintéticos, que sao levíssimos e fáceis de enrolar numa bolsinha pequena (essas de sapato, por exemplo) e carregar pendurado na mochila! Casaco/sobretudo pesado tá demais! Venta muito por lá também, o que esfria mais! No mais, aproveite bastante!!!! Beijos!

  19. Paula comentou:

    Aninha, eu levaria somente um casaco.

    Quanto à segunda pele, acho que vc deveria levar mesmo, pois apesar de não ser frio como em outros países da Europa, para você, carioca,será, até pq ficará muito na rua. Eu comprei umas blusas na escala que vendem como segunda pele e amei porque elas não têm cara de roupa esportiva, ficam bonitas se precisar tirar o que estiver por cima. E ainda pode colocar na máquina. Eu comprei na cor preta, melhor cor da minha cartela (esperando vc vir a Natal confirmar isso, hahaha).

    Quanto a acessórios eu levo só uma pachimina (roxo vibrante, também da minha cartela) e só vou com um brinco e um colarzinho que fico a viagem toda. Não entro mais nessa de variar looks com acessórios. Fico igual sempre mesmo, mas com peças que adoro.

  20. Aniegela Sampaio Clarindo comentou:

    Quando viajo uma das melhores sensações que tenho é encontrar tudo rapidinho na mala pois só estou levando o estritamente necessário. Mala econômica é vida!

  21. Andréa comentou:

    Ana, não li os comentários, então, se alguém já deu esta dica, vai repetida 😉 um bom local para comprar jaquetas impermeáveis e leves, que aquecem bem e protegem em clima mais úmido, são lojas de produtos para montanhistas ou de esportes. Geralmente é coisa que dobra feito origami, não ocupa espaço na mala e pesa Zero. Beijo

  22. Giselle comentou:

    Oi Ana, eu viajo bastante e só gosto de viajar com mala de bordo. No entanto, tenho um jeito de preparar minha mala que é normalmente o contrário do que as pessoas recomendam, mas dá sempre certo. No lugar de levar um monte de roupas e apenas um casaco, eu levo algumas bases neutras e vários casacos leves , echarpes e colares. Levo um único casaco mais pesado que possa ser usado com todas as peças. Assim, estou sempre com uma roupinha bacana e diferente… Os casacos mais quentes só são úteis na rua porque todos os lugares têm calefação. Então pode ser um apenas. Mas os cardigans e casaquinhos leves funcionam muito bem como terceira peça e modificam a mesma base que pode ser usada muitas vezes. Experimente, quem sabe dá certo também para você.

  23. Shirley Santos comentou:

    Oi Ana,
    Você vai adorar Lisboa, estive lá ,no verão, é diferente, mas acho q você vai gostar também.
    Boa viagem querida.

  24. Renata comentou:

    Eu levo mais roupa de cima do que de baixo. Estive em local chuvoso e achei prático levar legging pq seca mais rápido do que calça jeans.

  25. Carolina comentou:

    Oi, Sou apaixonada por essas capas de chuva: https://www.lapluie.com.br/. São atemporais e uso o ano inteiro aqui no Rio Grande do Sul. Beijo (amando seus stories)

  26. Cristiana comentou:

    Quando viajo pra lugar frio, só troco a roupa de baixo: camiseta, calcinha e meia. Levo o casaco na mão. E a mala costuma ser menor que a de verão.

  27. Veronica comentou:

    Já tem umas 4 viagens de 15 dias cada, no período de outono da Europa q só viajo com bagagem de mão. Melhor escolha!! Levo o casaco mais pesado e impermeável na mão e vou calçando o sapato mais pesado tb. Costumo levar mais uma jaqueta de frio intermediária e uma blusa de frio mais fina, mais um tênis e uma sapatilha q não ocupam muito espaço. Vou com uma calça e levo no máximo mais 2, dependendo do espaço que ainda sobra na mala. Algumas blusas pra usar por baixo e echarpes pra colorir os looks e varia-los. O espaço restrito nos faz pensar Mt em que comprar pra trazer de lembrança, apenas itens muito interessantes e para pessoas que realmente importam.