Sem ele, eu não seria grisalha

Foi preciso a validação masculina para que eu tomasse coragem de parar de pintar o cabelo, aos 39 anos. Foi quando meu companheiro falou, vendo minha preguiça de ir ao salão e com a raiz cheia de pontos brancos, que eu ficaria linda grisalha. Quando ele disse isso, foi o momento em que a ficha caiu para eu entender que existia a alternativa de não pintar mais.

Eu acho isso bem triste, pra ser sincera, precisar da aprovação de um homem para tomar a iniciativa. E sintomático, se observarmos um tiquinho de como funcionamos quanto sociedade. A mulher que teme não ser desejada, envelhecer sem um companheiro, que só é valorizada quando é casada. A mulher que tem que se manter em dia, unhas, cabelo, pele, dentes, poros, pés, para fazer valer o amor que ela recebe do seu amado. Se a união chegar ao fim, culpa dela que não se cuidava, falarão.

Descobri recentemente que esse era meu medo também, reflexo de uma juventude com a autoestima destruída. Por isso, mesmo com minha mãe como referência de mulher grisalha, nos anos 80 ainda, eu não conseguia tomar para mim essa possibilidade. Cresci com os colegas perguntando se era minha mãe ou avó – e olha que ela me teve com 24 anos. Eu via minhas amigas balzacas, mais recentemente, com as cabeleiras brancas e pensava na coragem que elas tinham. Ainda sugeria uma maquiagem de leve, como eu era bobona intrometida.

Fico especialmente feliz ao receber mensagens de leitoras e amigas que usaram minhas fotos para incentivar as mães, avós, sogras e amigas a se perceberem bonitas com suas mechas brancas. Ou vocês mesmas desejando ter logo fios brancos (!!!) porque se inspiram em mim. Esses relatos são especiais, porque em 2019 eu era uma das únicas por aqui – até recebi no início um spray para cobrir os brancos de uma empresa desavisada –, e claro que eu entendo que as marcas não querem perder essa fatia de mercado, que vem crescendo e se afirmando, mas também penso que são avanços significativos.

Por mais mulheres sendo as principais incentivadoras de outras mulheres. Por mais mulheres enxergando suas próprias belezas. Que essas histórias de recomeço sejam cada vez mais diferentes da minha.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: