Meu bairro querido e amado da Tijuca e suas adjacências não escondem mais seus tesouros. Há anos frequentando com alegria os bares da Praça da Bandeira, dá orgulho ver essa pitoresca e escondida rua Barão de Iguatemi figurar entre os principais polos gastronômicos do Rio – e do país!
Não lembro a última vez que frequentei um bar fora das terras tijucanas, de verdade. É tudo tão próximo, tão diversificado, com tantas boas opções e ótimas cervejas que não preciso mais atravessar o túnel para encontrar os amigos na zona sul. Aliás, todos querem conferir essas delícias de perto e foi assim que ciceroneei a Thereza Chammas, blogueira divertida do Fashionismo e seu marido para um tour pelos botecos da Praça da Bandeira!
A minha cara denunciando a minha quantidade de cerveja ingerida, rs. BRINKS
Vou falar pra vocês alguns dos bares que passamos, fica a dica principalmente para quem é de fora! ; )
O Aconchego Carioca fez fama por ter sido o inventor do bolinho de feijoada, mas seu talento não ficou só aí. A cozinha comandada pela dupla Kátia Barbosa e Rosa Ledo com divinas iguarias como o bolinho de feijão branco e rabada, bolinho de banana da terra e camarão e pratos como baião de dois e costela de porco ao molho de goiabada – todos, sem exceção, incríveis! A vasta carta de cervejas, com mais de 200 rótulos nacionais e internacionais são também a grande atração do lugar. Tomamos uma coruja e a The e o marido provaram os excepcionais bolinhos e partimos para o bar em frente!
O pequeno espaço que abriga o Bar da Frente é disputado por fregueses ávidos pelas iguarias, inclusive a campeã do Comida di Buteco de 2014, o Porquinho de Quimono: pernil no molho de requeijão com ervas envolto na massa de harumaki e servido com molho shoyu. Outros petiscos fortemente recomendados são o Fofinho de caramarão e a sensação Fondue de Coxinha (que falarei com mais detalhes no próximo post sobre o #tourdacoxinha)! Os pratos também são impecáveis, recomendo fortemente o arroz de puta rica e a carne assada com gnocchi!
(foto: divulgação comida di buteco)
A saideira ficou para o Botto Bar, pub consagrado da noite carioca com suas mais de 20 torneiras de chopes artesanais e internacionais comandado pelo mestre cervejeiro Luciano Botto. O ambiente à meia luz é um dos poucos estabelecimentos da rua que ficam abertos até mais tarde (a maioria fecha à meia-noite enquanto o Botto vai até às 2h) e ainda conta com bons petiscos. Qualquer fã da boa cerveja fica louco aqui!
Thereza e eu conseguimos deixar nossos blogs registrados na parede do banheiro do Botto, hehe
Cada porção de bolinho e petiscos nos bares citados custam em média de 25 a 29 reais. Adorei a companhia, The, venha mais vezes! 😀
Ainda falta falar do Hellish Pub e da Forneria Santa Filomena, aguardem cenas dos próximos capítulos! Quem quiser me indicar novos roteiros me marca no instagram com a #blogueiradeboteco ; )
Serviço:
Aconchego Carioca
Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praca da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2273-1035
Bar da Frente
Rua Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2502-0176
Botto Bar
Rua Barão de Iguatemi, 205 – Praca da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ
(21) 3496-7407
Deixe um comentário