Viajando com mala de mão para Portugal – dicas parte 2

Ontem eu adiantei bem a minha mala para minhas mini férias para Portugal. Serão 10 dias entre Lisboa e Porto, com ida pra Porto de trem, e minha passagem não dá direito a despachar bagagem. Vou eu e Igor passear pelas tascas e docerias portuguesas.

As malas de bordo têm mais restrições, com dois volumes por pessoa, máximo de 10kg; líquidos não podem passar dos 100ml no frasco, o total permitido é de até 1L, em embalagem transparente, com medidas pré determinadas (tipo saquinho ziplock). Quantidades superiores devem ser despachadas.

Sabendo disso tudo, otimizei também as peças que vou levar, mesmo elas sendo mais volumosas, afinal casacos e tricôs, preferi não aderir a bolsas a vácuo, mais por não sentir necessidade mesmo, mas tem dica sobre isso lá no final desse post!

Ainda não sei se essa mala dará certo, por isso esse post terá parte 3, com os looks que montei lá e o saldo do que usei e do que senti falta ou se foi tudo certo!

mala-viagem-portugal-ana-soares-7

Checklist mala de mão, sem despachar bagagem:

– um casaco comprido grosso de lã cinza escuro

– duas blusas de lã quentes de manga comprida em tons de azul

– uma calça preta sequinha

– uma calça roxa de veludo cotelê mais soltinha

– duas camisetas para usar por baixo das blusas

– uma blusa mais ou menos quente de mangas compridas verde escura

– uma capa de chuva corta vento em estampa p&b

– uma echarpe estilo cobertor muito quentinha p&B

– uma gola de tricô azul

– um gorro roxo

– segunda pele térmica, blusa e calça

– um vestido estilo túnica, de lã, para usar com a seguda pele, preto

– uma blusa preta de gola rolê e cobertura das mangas até as mãos, preta

– 3 meias de lã e uma meia calça quente comprada em Praga, cinza

– calcinhas (não estou levando pijama)

– um par de luvas

– um tênis branco e uma bota leve preta linha confort (ou então uma que tenho tipo abotinado, de couro, grossa, ainda não sei)

– dois brincos pequenos/médios coloridos

As fotos da maioria das peças você vê aqui. Algumas eu não mostrei nesse post, porque substituí, mas vou guardar para a parte 3! Se vocês repararem, escolhi as cores frias como minha paleta de cores da mala: azuis, roxos e preto com detalhes brancos. Assim as peças ficam ainda mais coordenáveis entre si.

mala-viagem-portugal-ana-soares-8

A mala toda deu isso, mas esqueci de botar o tênis, então deve dar uns 5kg. Fora ela, levarei também uma mochila com todo meu material de cores, para meu workshop em Lisboa, e só.

Fiquei muito orgulhosa, porque espero trazer um galinho do tempo (hahaha amo), algum azulejo ou cerâmica. Sardinhas, azeite e vinho, infelizmente, só no freeshop, mas é melhor que nada.

Comprei uma capa de chuva de segunda mão bem baratinha (marca Spoom), para os dias de chuva, pois parece ser comum essa época do ano por lá. Por baixo dela vou colocar blusa térmica e de lã. A Rafa Duarte, organizadora profissional, me ajudou na dobra da mala, a mala mais fácil da vida dela, hahaha!

Ela colocou a capa, que é mais volumosa, por baixo de tudo, e dobrou dessa forma, na sequência, pra ela ficar tipo um forro e receber as outras peças. Poderiam estar em rolinho? Sim, claro. Quem sabe elas não voltam dessa maneira? No geral, achei de boa a dobra proposta pra mala.

mala-viagem-portugal-ana-soares5

mala-viagem-portugal-ana-soares-3

Mangas pra dentro, depois só pegar a parte de cima e virar pra dentro o capuz. Pronto!

mala-viagem-portugal-ana-soares-9

mala-viagem-portugal-ana-soares-2

mala-viagem-portugal-ana-soares-6

Dobramos as peças normalmente e encaixamos todas ali. Deu tudo com tranquilidade.

mala-viagem-portugal-ana-soares

Cremes e maquiagem

Maquiagem eu vou levar apenas o básico, que dá pra esfumar e etc: máscara, pó facial, blush, dois batons coloridos fortes, lápis azul, lápis marrom e dois pinceis, além de água micelar versão travel size e uma toalha pequena. Estou levando cores de batom que possam ser um ponto colorido e luminoso nos looks sóbrios de frio, hehe.

Cremes só dois, um pro rosto e outro por corpo, em potes compactos de até 50ml cada e um óleo pro rosto, Mineral 89, da Vichy, embalagem menor. Protetor solar a mesma coisa, shampo e condicionador, idem – depois lembraram da opção de cosméticos e shamppos em barra, mas só aconselho se você já usar há algum tempo, para o cabelo estar acostumado.

Se você tem amostra de produtinhos, a hora é essa!

mala-viagem-portugal-ana-soares-10

Uma forma de guardar meias/lingerie, etc, é colocá-las nesses saquinhos de tecido, que às vezes vem acompanhando nossas roupas ou sapatos. Também tem a opção de separar os looks que você usará por dia nesses saquinhos ou reaproveitando os de plástico que vem com as roupas de cama.

mala-viagem-portugal-ana-soares-11

Esses packs de tela foram sugestão de uma leitora, que até simulou o volume que levarei e como ele ficou compacto nesse pack! 😮 Ela mandou essas fotos e comentou que dá pra comprar na Daiso, em SP, e no Mercado Livre.

pack-mala-viagem-ana-soares-2 pack-mala-viagem-ana-soares-3 pack-mala-viagem-ana-soares

Viajo nessa quinta-feira e só estou apreensiva com o frio. De resto, bem feliz de também montar um roteiro bom de comidas e bebidas boas e aproveitar bem o tempo para passear e descansar a mente!

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

11 comentários

  1. Doane Lange comentou:

    Boa viagem querida!!! Aproveite muito! Super beijo.

    1. Ana Carolina respondeu Doane Lange

      Obrigada lindona!

  2. Também uso os saquinhos telados. No entanto, prefiro vários pequenos ao invés dos grandes. Cada um deles preencho com um só tipo de peça: lingerie; meias; camisetas; etc. Dessa forma você abre a mala no hotel e em um minuto está tudo guardado nas gavetas, mantidos em seus telados.

    Ana, beijos e boa viagem! 😘

    1. Ana Carolina respondeu Catarina Henriques

      Obrigada, Catarina! Já tem uma galera botando medo quanto ao frio hahaha

  3. Tamy comentou:

    Ana, eu to no Canada, a menos 17°C e apesar de ter trazido mais coisas que vc, to me virando já há 4 dias com roupas termicas, calça sarja, malha mais simples e blusa quentinha de lã, casacão e botas impermeáveis. Touca e luvas. Não se preocupe! Não vai passar frio não!

    1. Ana Carolina respondeu Tamy

      Caracaaaaaa! Valeu, Tamy! Stay warm!

  4. Maria Cecília comentou:

    Boa viagem, Ana! Aproveite muuuuito! Você merece! E aqui vão meus parabéns antecipados: muita luz, paz, viagens incríveis, amor e realizações!!! Seus 40 anos foram de libertação e empoderamento, o que virá a partir de agora será ainda melhor <3 Beijos!

    1. Ana Carolina respondeu Maria Cecília

      obrigada amor! 😀

  5. Leslie comentou:

    Achei uma ótima mala, Ana! Vai dar tudo certo, a seleção de roupas de frio é muito boa.
    Fiz algo parecido quando fui para o Peru no ano passado, que contemplava um pouco mais de variabilidade termica, nós despachamos mala, mas a ideia foi despachar só uma, pra mim e o boy, com um mochilão vazio dentro. A mala de rodinhas foi essencial para trancar pertences no hotel e a mochila para locomoção entre cidades e para alimentos. A diferença é que dei prioridade por levar mais camisetas e lenços, por serem leves e não ocuparem espaço. Fico um pouco chateada se preciso repetir blusinha e meias suadas por muitos dias(principalmente quando a viagem tem caminhadas longas, como no caso do peru) , é meu confortinho.

    1. Ana Carolina respondeu Leslie

      Valeu, Leslie! Vamos nessa com nossa praticidade heheh