A organização da minha sapateira!

Vocês acompanharam nesse post em dezembro o caos que estava a minha sapateira e até rendeu um post sobre vida útil e descarte dos sapatos. Eu confesso que estava desanimada, porque comecei o ano assoberbada de trabalho, mas também irritada com os pequenos caos cotidianos. Além de mim, tenho meus assistentes também manuseando esse espaço para as produções dos posts e looks, então organizá-la era caso de urgência.

Fiz minha parte tirando muito sapato para doação entre caridade e minha prima, mas resolvi não bancar a super mulher para fazer tudo sozinha e pedi ajuda. A Rafa Duarte, organizadora profissional que salva minha vida desde 2016 e organizou meu armário e cômodamais uma vez veio, e aí vamos falar sobre a valorização dessas profissionais maravilhosas que têm toda a experiência e ideias para solucionar problemas organizacionais.

Então este post não é sobre o tanto de sapato que se tem e como é feio você ter comprado tanto, nem tem a intenção de também apontar e dizer que as pessoas não dão conta de organizar suas coisas. Vamos considerar a dinâmicas dos lares, de como esse processo contribui para entendermos que ninguém organiza tralha (por isso é essencial desapegar!), que trazer uma profissional para sua casa mostra como podemos cuidar melhor das nossas coisas, aprender sobre cuidados e manutenção do que temos para que durem mais tempo conosco, e como facilita para que visualizemos melhor o que possuímos e possamos, assim, usar mais ao invés de comprar mais. <3

sapateira-organizacao-ana-soares

Inciando a organização

Rafa tirou todos os sapatos do móvel e pediu que eu separasse os que eu usava mais, meus curingas. Como minha sapateira é vertical, ela viu comigo a altura em que esses pares ficariam, para facilitar minha busca por eles. Nada de muito láááá em cima, nem láááá embaixo.

Eu tenho muito sapato de produção, para as fotos de looks, tipo alguns de saltos muito altos ou bem plataformas, ou aqueles que uso mais em cursos. Também tenho rasteiras que uso menos que outras, porque não são muito confortáveis.

Nesse processo, tirei mais sapato ainda para doação/venda. Outros, mesmo em estado mais ou menos, como esse oxford prata, mantive, porque eu gosto dele quando viajo. Esses dois tênis foram aquelas compras que eu fazia antigamente “Olha, um achado, baratos demais, uhuu, vou comprar” e, adivinhem? Nunca usei direito. Decidi mantê-los para ver se uso mesmo após a organização, senão, vão embora.

Colocar todos no chão foi bom pra ter esse panorama.

sapateira-organizacao-ana-soares-2

A organização

Rafa trouxe esses organizadores que servem para roupas e adaptou eles para deixarmos mais enxuto o espaço das rasteirinhas. Antes elas ficavam amontoadas e jogadas, até, achei prático para eu guardar de volta no móvel.

sapateira-organizacao-ana-soares-3 sapateira-organizacao-ana-soares-9

Ela também trouxe esses suportes que funcionam como uma prateleira improvisada, um degrau acima, haha, para ganhar na altura a otimização dos pares. Também é bom para evitar o contato das solas. Mas eu não quis lotar o armário desse produto mais pra não comprar e gerar demanda de mais coisa para amenizar a quantidade que tenho. Gostei da solução de trazermos alguns e podem ser bem funcionais para quem tem poucos pares.

sapateira-organizacao-ana-soares-4

Como ficou

Com vocês então, o antes. Caos, horror, bagunça, sujeira, desordem, tristeza.

sapateira-ana-soares

E agora, o depois! Tcharammmmmmmmmmm! Só amor e paz nesse coraçãoooooo, hahahaha!

sapateira-organizacao-ana-soare-3

Update: gente que está comentando que não achou bonito, eu reiterei que a estética não faz diferença pra um móvel que fica fechado. Sobre não estar organizado: sério, gente? Então to lascada mesmo, hahahaha

Antes, com eles amontoados, vários estavam sujando na sapateira mesmo, em contato com a sola. Assim fica mais fácil cuidar melhor deles.

Ao invés de categorizar por tipo de sapato, ela separou por uso, o que achei MUITO mais funcional. Os que eu uso menos ou em determinadas épocas do ano (como os sapatos fechados de inverno/chuva), ficaram mais na parte de baixo. Os que eu uso mais, na minha altura.

Ela organizou as sapatilhas e similares com as solas viradas entre si, e ganhamos muito espaço assim. As colméias organizadoras ajudaram demais também.

sapateira-organizacao-ana-soares-8

Também alternou alguns pares com o salto pra frente para que caibam melhor nas prateleiras, que não são profundas. Tem quem deixe só um pé do par à frente e o outro atrás, para visualizar o sapato melhor e ganhar mais espaço também, mas nesse caso não deu.

Minhas botas eu não mostrei, mas só tenho duas: uma de cano curto e uma de cano longo, que guardo com cones mais rígidos de papelão dentro pra não amassar, dentro de um armário que fica no outro quarto.

sapateira-organizacao-ana-soares-5

Eu estou muito muito feliz, aliviada, em paz. Agora vai ser mais fácil, inclusive de usar mais o que tenho e de compreender o potencial da minha sapateira.

Cada pessoa tem a SUA necessidade, pode-se adaptar produtos, ideias, pensar em prateleiras, em caixas, o que for melhor para seu estilo de vida. Por aqui, desse jeito, está funcionando e estou testando até para dar retorno pra Rafa.

DICAS EXTRAS

– Quando usar o sapato, deixe ele arejando ao ar livre, na janela ou área, longe do sol direto e só então guardar.

– Se algum pegar chuva, coloque um jornal dentro pra absorver o máximo de umidade.

– Quando for guardar, passe uma escova neles ou um pano úmido para tirar o máximo de sujeira.

– Eu gosto de usar às vezes dentro de sapatos fechados que uso muito um produto que é um spray pra mau cheiro/chulé.

– Também vale pensar num sachê natural para perfumar o móvel.

– Saquinhos de sapato só os de TNT, que permite que a peça ventile, e, de preferência, com visor, para você visualizar o que está dentro.

– Use seus sapatos. Guardá-los sem uso faz com que estraguem mais rápido.

Contatos da Rafa Duarte:

Facebook | Instagram

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

16 comentários

  1. Leticia comentou:

    Ana, tenho uma dica para facilitar a limpeza antes de guardar: deixarna sapateira uma embalagem de lenços umedecidos, daqueles bem baratinhos.

    1. Ana Carolina respondeu Leticia

      excelente dica, Leticia!!!

  2. Bruuu comentou:

    Não curti muito. Desse jeito eu acho que estraga. Principalmente as rasteirinhas (experiência própria).

    1. Ana Carolina respondeu Bruuu

      mas pq estraga?

      1. brunna magalhaes respondeu Ana Carolina

        Estraga as tiras.

        1. Ana Carolina respondeu brunna magalhaes

          que estranho, mas vou testar.

  3. Anita comentou:

    Ana…me perdoe…mas não achei muito organizado.Visualmente também não tá bonito.Claro que como vc tem muuuuuuitos sapatos, complica um pouco para arrumar.

    1. Bruuu respondeu Anita

      Eu tbm tive o mesmo pensamento, mas fiquei sem graça de comentar. Já que você comentou, fiquei mais à vontade. Visualmente não ficou legal mesmo.

      1. Ana Carolina respondeu Bruuu

        Mas qual o problema de não ficar bonito na foto, gente? Precisamos nos desapegar disso, de um movel que fica fechado.

    2. Ana Carolina respondeu Anita

      Anita, é um móvel que fica fechado. Não estou ligando pra estética, se eu quero é q seja funcional, entende? beijos

  4. Michelle comentou:

    Olá, Ana! Confesso que sou extremamente cuidadosa. Antes de guardar eu limpo a sola para que não suje a sapateira, passo lysorform por dentro e só depois coloco na sapateira. As minhas rasteirinhas duram anos, até as que são baratinhas tipo Moleca não ficam com cheiro ruim e conservadas. Beijos.

    1. Dri respondeu Michelle

      Como assim, passa lysoform?
      Com pano úmido? Puro?

  5. Bruna comentou:

    Existe lysoform spray, próprio para calçados.

    1. Ana Carolina respondeu Bruna

      Boa dica!

  6. Thaís comentou:

    Oi, Ana! Tudo bem?
    Você saberia dizer as medidas da colmeia que ela usou? Obrigada!
    Bjos

  7. Júlia comentou:

    ana, você pretende fazer uma postagem sobre organização de bolsas e malas? aqui em casa elas ficam no buraco negro, em cima do armário. queria um lugar em que elas não empoeirassem. obrigada!