Viajando para Portugal com mala de bordo – os looks!

Sumi daqui porque estive na minha viagem para Portugal! Passei dez dias na Terrinha, sendo seis dias em Lisboa e mais quatro no Porto. A mala rendeu algumas polêmicas no instagram, muitas leitoras dizendo que eu sentiria frio, que deveria levar um casaco de frio mais robusto, e eu confesso que relutei até o último dia. Decidi não levar, apostando mais em camadas e no meu casaco para meia estação.
Um questionamento que uma leitora levantou e chamou minha atenção foi sobre eu “perder” a oportunidade de montar looks incríveis no inverno. Ela associou mala pequena a looks mais simples, o que eu não vejo problema algum – cada um tem a sua prioridade! –, mas eu acredito que pude provar que conseguimos muita coisa legal mesmo na limitação, por isso, viva a criatividade! Levei algumas peças chave que eu adoro, além de acessórios para incrementar, e pronto!
E, gente, o que seria exatamente um look incrível, se não aquele que nos sentimos bem? E incrível mesmo é aproveitar os momentos, vocês não acham? Looks de Pinterest não são garantia de uma viagem feliz.
ana-soares-portugal-look-dia-5-1
Voltando ao tema principal desta postagem, eu sei que é sempre tenso não saber ao certo o clima e as situações que te aguardam numa viagem, por isso muita gente têm medo de malas mais reduzidas. “E se chover e molhar sua roupa?” “E se cair vinho na sua calça?” “Mas você vai conseguir usar roupa suja?” Muitos questionamentos e nada melhor que a vivência para atestar se a mala deu certo ou não, pelo menos para esta viagem – por isso, essas sugestões não são um guia exato do que você deve levar para Portugal nessa época do ano, mas de entender como não precisamos mesmo levar muito conosco, seja no frio, seja no calor.
viagem-mala-de-bordo-portugal-ana-soares

A MALA

O modelo de mala que usei é ultra light, da Roncatto, que é muito leve mesmo, além de ter rodinhas 360 graus. Ela é o tamanho padrão permitido para carregar a bordo, e o peso máximo não pode ultrapassar os 10kg. Além dela, levei uma mochila com o material para o workshop de cores.
Foi um incrível exercício de desapego, pois foi a primeira viagem que abri mão de comprar várias coisinhas. Como o consumo e o excesso são normatizados, não é mesmo? Acabou que meu voo teve escala, com um voo interno, e liberaram para despacharmos nossas malas gratuitamente. Deu uma dorzinha pensar nas coisas que eu poderia ter trazido (vinhos, azeites, comida), mas, sei lá, as experiências ficaram lá e é isso. Não se pode ter tudo, é clichê, mas é real.
Montei tudo com um mês de antecedência e, mais perto da data, minhas amigas que moram lá avisaram das condições meterológicas. Revisei a mala com 4 dias de antecedência, experimentei as roupas e já deixei as possibilidades de looks pré-escolhidas.

roupas-mala-bordo-portugal-ana-soares
Todas as roupas que foram comigo na minha mala de mão

O que eu levei: minhas estratégias

Preciso alertar que esse post também não é a repetição de outros que dão dicas para montar malas reduzidas, ele descreve a minha experiência sendo minimalista em viagens, inclusive na regra de ouro de todo mundo, como acessórios: eu levei só um colar, por exemplo! Então eu vou contar aqui como essa mala não só super funcionou, como ainda acho que eu poderia ter levado menos itens!
Minha estratégia foi apostar ao máximo em alfaiataria e peças de lã, ou com texturas. Não tenho muitos itens de frio, visto que moro no RJ, e não invisto tanto nessas peças.

O que eu levei:

9 partes de cima – sete blusas, sendo duas sem manga, e dois casacos
4 partes de baixo – uma legging preta térmica, uma calça preta, uma túnica/vestido e uma pantalona leve azul clara

O que eu comprei lá?

Passei em alguns brechós e aproveitei as liquidações para arrematar essas belezinhas, que se somaram aos looks da mala:
– uma parka verde de seda
– um vestido verde estampado de tricô
– uma boina azul
– um óculos espelhado

Refazendo a lista: o que eu levei a mais

Pegamos a transição do inverno para a primavera, e mesmo sabendo que o país não costuma ter um frio tão rigoroso, levei algumas roupas de frio a mais por precaução.
Decidi colocar na mala duas blusas sem manga e uma calça mais leve – muita gente afirmou que não teriam utilidade, mas adivinhem? Usei MUITO nos dias de calor que fizeram no Porto! Lição pra vida, eu posso estar a caminho da Sibéria, mas pelo menos uma camisetinha eu carrego na mala, além de biquini ou maiô (vai que dá praia, cariocas entenderão, hahaha)!
Mas, avaliando melhor, levei uns itens a mais. Com a versatilidade das peças escolhidas e a ausência de sudorese por conta do clima, minha mala serviria até pro dobro de tempo.

LISTA DO QUE USEI MAIS DA MALA DE BORDO, SEM DESPACHAR:

– um casaco comprido grosso de lã cinza escuro (usei quase todos os dias e combinou com tudo!)
– duas blusas de lã quentes de manga comprida em tons de azul (usei muito a estampada, a outra só um dia)
– uma calça preta sequinha (usei muito)
uma calça roxa de veludo cotelê mais soltinha  decidi levar uma pantalona azul de tecido leve no lugar e foi a melhor escolha! Usei muito!
– duas camisetas para usar por baixo das blusas (levei só uma)
– uma blusa mais ou menos quente de mangas compridas verde escura (usei, mas me arrependi, ela não era prática pra sobreposições)
– uma capa de chuva corta vento em estampa p&b (usei dois dias)
– uma echarpe estilo cobertor muito quentinha p&B (usei muito)
– uma gola de tricô azul (perdi no segundo dia)
– um gorro (usei dois dias)
– segunda pele térmica, blusa e calça (usei muito)
– um vestido estilo túnica, de lã, para usar com a seguda pele, preto (usei muito)
– uma blusa preta de gola rolê e cobertura das mangas até as mãos, preta (usei médio)
– 3 meias de lã e uma meia calça quente comprada em Praga, cinza (usei muito tudo)
– calcinhas (não estou levando pijama)
– um par de luvas (não usei)
– um tênis branco e uma bota leve preta linha confort (usei muito ambos)
– dois brincos pequenos/médios coloridos
– um colar maior (usei muito)

Fiquei relutante se foi uma boa escolha levar a capa de chuva, mas foi bom para garantir caso estivesse chovendo muito, o casaco de lã ficaria ensopado e pesado. Algumas blusas eu usei apenas uma vez, o que considero pouco versátil para uma mala com espaço limitado.
Cheguei a questionar também os dois pares de sapato, mas lembraram bem da importância, em viagens mais longas que um final de semana, de alternância entre os solados, para garantir a saúde dos pés.

Paleta de cores da mala

Eu selecionei cores mais sóbrias, porque como tenho pouca variedade de roupa de frio mais intenso, não arrisquei inventar muito, hehe. De tons neutros foi o cinza e o preto. Escolhi o azul como cor principal. Os pontos luminosos ficaram por conta dos acessórios.
paleta-cores

Os looks!

Vamos conferir os looks que a mala rendeu!

Dia 1

Foi quando chegamos, perto do almoço. Eu estava morta de sono, dormi mal no voo, então fui de look fácil: blusa preta de gola rolê (essa peça tem uma funcionalidade bacana, um buraquinho pra inserir os polegares e cobrir mais as mãos!) + calça preta com elastano (importante pro conforto e camadas!) + colarzão + casaco cinza + tênis branco. Foi um look que eu gostei muito!
ana-soares-portugal-look-dia-1-1
ana-soares-portugal-look-dia-1-2

Dia 2

Consegui descansar e me animei em ficar mais colorida: blusa verde + blusa azul estampada quentinha com uma gola que protegia o pescoço + calça pantalona azul clara (com meia calça por baixo) + casacão cinza por cima + tênis.
O bom desse look foi a combinação de tons, além da possibilidade de tirar as camadas, caso esquentasse!
ana-soares-portugal-look-dia-2-2 ana-soares-portugal-look-dia-2-1 ana-soares-portugal-look-dia-2

DIA 3

Dia do meu workshop, usei o vestido verde de tricô que arrematei no brechó por 11 euros + colar + meia calça cinza + tênis. Eu AMEI esse look colorido!
ana-soares-portugal-look-dia-3 ana-soares-portugal-look-dia-3-2 ana-soares-portugal-look-dia-3-3
Fotos de Maite Vasconcelos.

Dia 4

Nesse dia choveu e fez muito, mas muito frio! Então eu estava com um look, saímos, e voltei para trocar, colocando mais camadas quentinhas. Eu estava de túnica com meia calça + casaco corta vento e chuva + calça por cima + bota.
ana-soares-mala-de-bordo-portugal-dia-4-1 ana-soares-mala-de-bordo-portugal-dia-4
 
Voltei para mudar a túnica por blusas e colocar mais camadas. Blusa preta de gola rolê por baixo de blusa quente estampada de lã + segunda pele. Casaco corta vento com calça preta, meia calça quente, meia de lã e bota.
ana-soares-portugal-look-dia-4-2
ana-soares-mala-de-bordo-portugal-1

Dia 5

Eu AMEI o look desse dia! Blusa azul de lã + pantalona azul acinzentada + casaco cinza + colar + tênis. Gostei tanto que quero repetir esse look mais vezes, na vida!
ana-soares-portugal-look-dia-4
Foi dia de fotos por Lisboa, e, para minha alegria ficar completa, a Maitê chegou com esse casaco peludo Monstros SA maravilhoso! Não resisti e pedi emprestado pro ensaio, hahaha!
ana-soares-portugal-look-1
Foto de Maite Vasconcelos.

Dia 6

Acordei cansada de tanto subir escada e ladeira. Fui de blusa verde + casaco corta vento + calça preta + meia de paetês + bota + colar.
look-dia-6-ana-soares-portugal

DIA 7

Meu aniversário 🙂 e outro look que eu AMEI! Como me senti gata poderosa para a chegada dos meus 40 anos! Fui de túnica quentinha + calça preta + casaco cinza + meia de paetês + tênis – preferia a bota, mas como andaríamos bastante e pegaríamos o trem pro Porto, fui com o sapato mais pesado da mala nos pés.
ana-soares-portugal-look-dia-5
Durante o dia esquentou e eu só cobri os ombros com minha manta de estrelinhas, que foi minha companheira diária dessas produções.
ana-soares-portugal-look-dia-6-1 ana-soares-portugal-look-dia-6

DIA 8

Já no Porto, morta com farofa, hahaha! Repeti a mesma produção porque era dia de fotos.
ana-soares-mala-de-bordo-portugal-porto
ana-soares-mala-de-bordo-portugal
ana-soares-portugal-look-porto-2 ana-soares-portugal-look-porto
ana-soares-portugal-look-dia-7
Fotos da querida Renata Junot.

DIA 9

Com as temperaturas subindo, usei uma das blusas sem manga que levei! Para garantir que eu não fosse pega de surpresa com friaca, usei a parka de seda que comprei no brechó + touca azul de brechó + calça preta + bota. Trocaria a bota pelo tênis.
ana-soares-portugal-look-dia-9-1
DIA 10
Último dia, ensolarado, fui com minha camiseta + pantalona fresquinha + sobreposição com a blusa quente azul estampada (vai que esfria?) + colar + touca + tênis. Foi meu look mais básico, mas que me permitiu sentar no chão, na grama, aproveitar.
ana-soares-portugal-look-dia-9
ana-soares-mala-de-bordo-portugal-dia-10

Ainda renderia de coordenações:

– Blusa preta de gola + calça pantalona + casaco cinza
– Blusa colorida de listras + calça pantalona
– Blusa azul de manga comprida + calça preta + parka verde
– Blusa azul de manga comprida + calça preta + casaco cinza
– vestido verde + calça pantalona + casaco cinza

Não enjoei de nenhum look, até porque os que eu mais gostei eu repeti sem dó! Fiquei feliz com a mala, porque montei looks muito confortáveis, práticos e ainda me senti linda. 🙂

ROUPA SUJAS?

Muita gente veio perguntar como eu estava fazendo com as roupas usadas que eu repetia. Não suei – estávamos no inverno! – e, portanto, nenhum cheirinho desagradável foi produzido. Mesmo que eu tivesse sujado alguma roupa, tem muito serviço de lavanderia pela cidade ou aquela lavada básica debaixo do suvaco!
O que eu recomendo levar a mais são as meias, porque essas sim sofrem, e um talco antisséptico para os pés. Aliás, falarei delas a seguir.

Acessórios e meias

Levei só um colarzão, que coordenou com todos os looks, e foi a melhor decisão! Sempre dizem que é legal variar os acessórios para mudar a cara das roupas, mas nesse caso eu fico com medo de levar muita coisa e esquecer por aí. Esse bichinho resolveu também a minha vida por lá, e é da marca Luzia Dias 111.
ana-soares-portugal-look-dia-3-2
Eu só tinha usado essas meias de paetês da Joulik uma vez aqui no Brasil, então se tinha um momento para elas brilharem (tudum-tsssss), era na Zoropa! Como a calça preta era curta, elas apareciam e deixavam o look pretinho total mais interessante. Alguns paetês caíram, mas pelo menos ela foi muito curinga, hahaha!
Levem meias coloridas e estampadas, se não, comprem por lá, é barato. São soluções incríveis para trazer aqueles detalhes bacanas aos looks.
ana-soares-meias-mala-portugal
Ufa, acho que é isso! Foi um SUPER aprendizado e a certeza que não quero mais outra vida que não seja montar malas minimalistas. Desfazê-la foi super rápido também, fora a tranquilidade de não despachar nada nem carregar peso pelos lugares, muito menos levar horas tentando fazer a mala fechar para o retorno.
Como ainda assim eu trouxe algumas cerâmicas e mimos, a vontade de ter uma mala mais reduzida ainda garante que eu não me preocupe tanto com o espaço numa próxima vez.
Acredito que inclusive para uma viagem de calor eu leve a mesma quantidade de roupas – com a vantagem de poder lavá-las no destino (seja na lavanderia, seja no Airbnb) e sabendo que secarão muito mais rápido. Aliás, roupas leves ocupam beeeeeeem menos espaço que as de inverno.
E vocês, gostaram de acompanhar esse desafio? Que outras sugestões vocês dão? Espero ter ajudado todo mundo a se inspirar!

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus:

Comente pelo Facebook

Comentários pelo blog

52 comentários

  1. Eliana comentou:

    Adorei,
    Há uns três anos fizemos do Porto ao Algarve em 13 dias, fui com uma mala pequena também. Sem problema de repetir roupas ou ter que lavar.
    Para o verão acho mais fácil ainda!
    Tudo eh questão de sair do automático…
    Parabéns pelo blog, descobri há pouco e estou super fã.
    Bjs

    1. Ana Carolina respondeu Eliana

      Exatamente isso! Obrigada, Eliana!

  2. Eliana comentou:

    Adorei,
    Há uns três anos fizemos do Porto ao Algarve em 13 dias, fui com uma mala pequena também. Sem problema de repetir roupas ou ter que lavar.
    Para o verão acho mais fácil ainda!
    Tudo eh questão de sair do automático…
    Parabéns pelo blog, descobri há pouco e estou super fã.
    Bjs

    1. Ana Carolina respondeu Eliana

      Exatamente isso! Obrigada, Eliana!

  3. Ana Beatriz Carvalho comentou:

    Ana, ameeei o post .. principalmente pela maior “preocupação” ter sido a praticidade. Temos que viajar para colecionar momentos, nossas roupas só nos acompanham nessa maravilhosa jornada ! Grande beijo para você <3

    1. Ana Carolina respondeu Ana Beatriz Carvalho

      Isso, Ana! Praticidade – mais tempo pra curtir o dia!

  4. Ana Beatriz Carvalho comentou:

    Ana, ameeei o post .. principalmente pela maior “preocupação” ter sido a praticidade. Temos que viajar para colecionar momentos, nossas roupas só nos acompanham nessa maravilhosa jornada ! Grande beijo para você <3

    1. Ana Carolina respondeu Ana Beatriz Carvalho

      Isso, Ana! Praticidade – mais tempo pra curtir o dia!

  5. Bruna Lemes comentou:

    é impressão minha ou esse post deu trabalho? hehe

    Muito interessante e útil. Obrigada, Ana!

    1. Ana Carolina respondeu Bruna Lemes

      deu MUITO trabalho hahahaha! Obrigada Bruna!

  6. Bruna Lemes comentou:

    é impressão minha ou esse post deu trabalho? hehe
    Muito interessante e útil. Obrigada, Ana!

    1. Ana Carolina respondeu Bruna Lemes

      deu MUITO trabalho hahahaha! Obrigada Bruna!

  7. Fatima comentou:

    Adorei o vestido e os óculos espelhados. Otimas compras.

  8. Fatima comentou:

    Adorei o vestido e os óculos espelhados. Otimas compras.

  9. Natália comentou:

    Ana, muito legal esse post!! Muito obrigada! Vou passar 1 mês na Europa em maio no desafio de ir só com mala de mão também! Você é inspiração! Beijos!

  10. Natália comentou:

    Ana, muito legal esse post!! Muito obrigada! Vou passar 1 mês na Europa em maio no desafio de ir só com mala de mão também! Você é inspiração! Beijos!

  11. Bruna comentou:

    Adorei tudo! Ver as peças na arara e depois os looks montados, a tabela de quanto cada peça foi usada, suas impressões sobre as peças escolhidas, tudo! Ano passado fui para o méxico por 17 dias e levei uma mala pequena, mas excedeu o peso e acabei despachando. Este ano vou para Portugal por 14 dias e com certeza vou aprimorar minha “arrumação de mala” graças às suas impressões!
    Ah, depois poderia ter posto falando dos brechós que você visitou e gostou por lá! Adoraria conhecer tb!
    Parabéns pelo trabalho!

    1. Ana Carolina respondeu Bruna

      Sim, vai ter um post só sobre os brechós de lá!

  12. Bruna comentou:

    Adorei tudo! Ver as peças na arara e depois os looks montados, a tabela de quanto cada peça foi usada, suas impressões sobre as peças escolhidas, tudo! Ano passado fui para o méxico por 17 dias e levei uma mala pequena, mas excedeu o peso e acabei despachando. Este ano vou para Portugal por 14 dias e com certeza vou aprimorar minha “arrumação de mala” graças às suas impressões!
    Ah, depois poderia ter posto falando dos brechós que você visitou e gostou por lá! Adoraria conhecer tb!
    Parabéns pelo trabalho!

    1. Ana Carolina respondeu Bruna

      Sim, vai ter um post só sobre os brechós de lá!

  13. Anna Camila comentou:

    Eu fui pra Tailândia por 17 dias só com mala de mão…
    Como era muuuito quente, lavei roupa 1 vez…
    E como roupas de calor pesam menos e ocupam menos espaço acabei levando coisa até demais…
    Senti falta de alguns itens, e alguns não foram tão bem aproveitados, mas só me provou que é possível!!
    E depois disso não quero outra vida!!
    Só viajo com mala de mão…
    Com um baby a caminho isso deve ficar mais difícil, mas veremos quando ela for fazer sua primeira viagem como será! heheeh

    Beijo, Ana!

  14. Anna Camila comentou:

    Eu fui pra Tailândia por 17 dias só com mala de mão…
    Como era muuuito quente, lavei roupa 1 vez…
    E como roupas de calor pesam menos e ocupam menos espaço acabei levando coisa até demais…
    Senti falta de alguns itens, e alguns não foram tão bem aproveitados, mas só me provou que é possível!!
    E depois disso não quero outra vida!!
    Só viajo com mala de mão…
    Com um baby a caminho isso deve ficar mais difícil, mas veremos quando ela for fazer sua primeira viagem como será! heheeh
    Beijo, Ana!

  15. Ana Cintia comentou:

    Ana, qual sua cartela de cores??

    1. Ana Carolina respondeu Ana Cintia

      inverno puro!

  16. Ana Cintia comentou:

    Ana, qual sua cartela de cores??

    1. Ana Carolina respondeu Ana Cintia

      inverno puro!

  17. camila comentou:

    Amei muito tudo!
    Eu era do tipo que pagava excesso de bagagem em todas as viagens e passava perrengue pra chegar no hotel. Ano passado eu revolucionei: passei 20 dias na Ásia com uma mala de mão. Foi libertador! E digo que é super possível.
    Se puder, fale mais sobre o brechó!!
    Bjo

    1. Ana Carolina respondeu camila

      Revoluciona mesmo nossa relação com viagens e o que é necessário na vida! Sim, vai ter um post só sobre os brechós!

  18. camila comentou:

    Amei muito tudo!
    Eu era do tipo que pagava excesso de bagagem em todas as viagens e passava perrengue pra chegar no hotel. Ano passado eu revolucionei: passei 20 dias na Ásia com uma mala de mão. Foi libertador! E digo que é super possível.
    Se puder, fale mais sobre o brechó!!
    Bjo

    1. Ana Carolina respondeu camila

      Revoluciona mesmo nossa relação com viagens e o que é necessário na vida! Sim, vai ter um post só sobre os brechós!

  19. Juliana comentou:

    Oi Ana! Tive que comentar hoje!!! Ja salvei todos os looks na pasta que fiz Looks Ana Soares do Pinterest! Eu ameei esse post de Portugal! Sou seguidora sua há um tempão e estou na vibe de me livrar dos excessos também! Estou ansiosa pelos posts dos brechós!!!! Muitos beijos e parabéns!!! ❤❤❤❤

    1. Ana Carolina respondeu Juliana

      Ahh que legal!!! Obrigada Ju! 🙂

  20. Juliana comentou:

    Oi Ana! Tive que comentar hoje!!! Ja salvei todos os looks na pasta que fiz Looks Ana Soares do Pinterest! Eu ameei esse post de Portugal! Sou seguidora sua há um tempão e estou na vibe de me livrar dos excessos também! Estou ansiosa pelos posts dos brechós!!!! Muitos beijos e parabéns!!! ❤❤❤❤

    1. Ana Carolina respondeu Juliana

      Ahh que legal!!! Obrigada Ju! 🙂

  21. Pâmela Le. comentou:

    Demais esse desafio Ana. Você nos ajuda muito <3

    1. Ana Carolina respondeu Pâmela Le.

      Obrigada 🙂

  22. Pâmela Le. comentou:

    Demais esse desafio Ana. Você nos ajuda muito <3

    1. Ana Carolina respondeu Pâmela Le.

      Obrigada 🙂

  23. Paula comentou:

    Aninha, amei acompanhar sua viagem pelo insta e aqui no blog. Fiquei mega orgulhosa da sua mala de mão! Coisa mais libertadora do mundo. Parabéns!

    Seus looks estavam lindos, super seu estilo mesmo.

    Eu acho que só quem já viajou assim para saber a diferença. Vale a pena demais. Eu era a louca da mala cheia de coisas, mas hoje viajo com malinha e me sinto tão bem vestida quanto.

    Babei nas comidas 🙂

    1. Ana Carolina respondeu Paula

      Eu também! Lembro que pra Praga levei TRÊS casacos que foram inúteis por conta da friaca. Nunca mais quero esse peso e preocupação! Beijo, querida!

  24. Paula comentou:

    Aninha, amei acompanhar sua viagem pelo insta e aqui no blog. Fiquei mega orgulhosa da sua mala de mão! Coisa mais libertadora do mundo. Parabéns!
    Seus looks estavam lindos, super seu estilo mesmo.
    Eu acho que só quem já viajou assim para saber a diferença. Vale a pena demais. Eu era a louca da mala cheia de coisas, mas hoje viajo com malinha e me sinto tão bem vestida quanto.
    Babei nas comidas 🙂

    1. Ana Carolina respondeu Paula

      Eu também! Lembro que pra Praga levei TRÊS casacos que foram inúteis por conta da friaca. Nunca mais quero esse peso e preocupação! Beijo, querida!

  25. Carla comentou:

    Meu Deus! Eu tenho tanta roupa e não consigo combinar looks! Quero você na minha casa pra montar pra mim! kkkk

    1. Ana Carolina respondeu Carla

      Começa a pegar essas referências e faz o exercício, Carla! beijos

  26. Carla comentou:

    Meu Deus! Eu tenho tanta roupa e não consigo combinar looks! Quero você na minha casa pra montar pra mim! kkkk

    1. Ana Carolina respondeu Carla

      Começa a pegar essas referências e faz o exercício, Carla! beijos

  27. Adriana comentou:

    Ana, parabéns pela matéria e pelos looks. Quem vê as fotos acha que vc levou um número bem maior de peças. De onde são a calça preta e a casaco corta vento preto e branco?
    Beijos, Adriana

    1. Ana Carolina respondeu Adriana

      Oi Adriana! A calça é Mango, comprei quando fui em Praga e as minhas calças estavam apertadas com tantas camadas…hahaha! E o casaco é Spoon, uma marca holandesa, acho, de casacos corta vento! Comprei no enjoei por 130,00

  28. Adriana comentou:

    Ana, parabéns pela matéria e pelos looks. Quem vê as fotos acha que vc levou um número bem maior de peças. De onde são a calça preta e a casaco corta vento preto e branco?
    Beijos, Adriana

    1. Ana Carolina respondeu Adriana

      Oi Adriana! A calça é Mango, comprei quando fui em Praga e as minhas calças estavam apertadas com tantas camadas…hahaha! E o casaco é Spoon, uma marca holandesa, acho, de casacos corta vento! Comprei no enjoei por 130,00

  29. Silvinha comentou:

    Vou viajar pela tap, no site fala q a mala de mão são 8kg… botei bem menos coisa e já tá com 6,4!! Falta necessaire agora!

  30. Silvinha comentou:

    Vou viajar pela tap, no site fala q a mala de mão são 8kg… botei bem menos coisa e já tá com 6,4!! Falta necessaire agora!