Testei desodorantes de roupas

Se tem uma função que eu tenho preguiça é lavar roupa, mesmo quando é a máquina que lava, rs. Separar por tecidos, cores, tirar do varal a roupa depois de duas semanas, dobrar, guardar, zzzz hahaha! Tem outra coisa que me faz evitar lavar tanto minhas roupas, que é a ação macânica reduzir a vida útil delas, desbotar, desgastar mais rápido. Aliás, sabia que jeans não se lava quase nunca? E, pior, se você usar amaciante detona as fibras da peça? Entonces.

Por isso há alguns bons anos eu me tornei adepta de deixar a roupa arejando à sombra, em uma arara à parte ou um local com boa ventilação e borrifar algum higienizador/desodorante de roupas nelas. Dou umas sprayzadas desses produtos com ação antibactericida e perfuminho e pronto, OU faço meu próprio produto em casa, o que é infinitamente melhor pro meio ambiente (em relação às embalagens e quimicas nos sabões em pó/líquido, amaciantes, que não são, na sua maioria, biodegradáveis), pra pele e pro bolso.

Quero esclarecer que:

1) eu avalio o estado da peça pra ver se não está com aquelas manchas amareladas de suor (as minhas ficam demais na gola e suvaco), se não tem outras manchinhas que, nesse caso, limpo pontualmente ou se não foi aquele dia que você termina PODRE de suada, sentou no chão, etc

2) não uso o jargão “assim economizo água” porque quem acaba com nossos reservatórios é o agronegócio, não a mãe que quer tomar um banho de 15 minutos.

Também pode ser uma boa para roupas guardadas há um tempo, com aquele cheiro de mofo mas não sei se o cheiro sai completamente dependendo dele. De qualquer forma, eu guardo as roupas depois ou então as uso novamente naquela semana para assim, então, botar pra lavar.

Pode ser interessante um produto assim justamente para garantir também a impecabilidade de quem não quer nem pode abrir mão dela. Um reforço, o quebra galho na emergência quando não vai dar tempo de lavar a peça, assim como para regiões que não tem como lavar roupa sem esperar 10 anos pra secarem e só querem mesmo resolver um futum de leve e pronto, haha!

Vamos lá, vou falar das que já testei:

Comfort Refresh

Fiz um post sobre ele em 2019, e gostei dele na época. Um perfume até que gostoso, aplica diretamente onde está mais crítico, tipo onde fica encostado o sovaco.
Benefícios: refresca entre lavagens; perfume refrescante; ajuda a desamassar sem passar; neutraliza mau odores como tabaco, frituras, fumaça, suor, mofo.

Mas depois eu usei novamente e observei como o chão ficava ensaboado desse negócio. 🙁 Não acredito que seja também o melhor amigo da natureza, precisaria ler de novo a composição, mas deve ser cheio das químicas. Custa em média 18 reais.

VISTO BIO

A marca já me mandou um oi, eu pedi pra testar mas nunca me mandaram, aí também não comprei porque achei ele caro demais. Então não posso dizer que já testei, mas algumas seguidoras já me falaram que adoraram, que funciona bem e a fragrancia é suave. Como ele tem essa proposta biodegradável, de composição natural, já gosto mais. No Youtube você encontra algumas resenhas sobre o produto.

Na descrição: Visto.bio te Ajuda a Preservar Suas Roupas e o Planeta. Sprays que Eliminam o Mau cheiro e Protegem Contra 99,99% dos Microrganismos, é um produto natural, vegano e hipoalergênico.

Receita caseira desodorante natural de roupas

Pra mim, a melhor opção disparado. Primeiro, por ser econômico: você provavelmente deve ter tudo isso em casa, e vai render infinitas vezes. Segundo, é o mais sustentável de todos, é só colocar em um borrifador que você já deve ter em casa também! Não agride o meio ambiente, não é alergênico, não tem uma cacetada de química.

Receita simples e fácil:

100ml de água filtrada
200ml de vinagre de álcool
200ml de álcool 70%
opcional: gotinhas de óleo essencial de sua preferência

Misture tudo em um frasco com borrifador spray.

Modo de usar:

Borrifar nas roupas penduradas em um cabide, em local arejado e sem sol direto. O vinagre tem ação antibactericida, previne e combate mofo e não prejudica sua pele nem o meio ambiente.

Encontrei também no Youtube essa receita da Menos1Lixo:

Para evitar a suvaqueira

Você sabia que usar desodorante comum dá mais mau cheiro ainda? Fora a quantidade de química e as embalagens que geram resíduos, os desodorantes acumulam nas fibras dos tecidos das suas roupas, impregnando as bactérias e microorganismos por lá.

Então quanto mais a gente usa, pior fica 🙁 Principalmente se o tecido for sintético, que não é respirável. A solução pode ser usar desodorante caseiro natural (tem várias receitas no livro e site da Uma Vida sem Lixo) – eu uso o desodorante em barra sem alumínio e vegano da Alva (e tem refil da pedra) ou outros naturais como da Relax, da PuraVida, e da Visto.Bio que também é desodorante.

Deixe de molho suas roupas em uma solução de água e de vinagre de álcool ou vinagre de maçã ou lysoform por uns 20min antes de lavar, para ajudar a matar a proliferação de bactérias.

Compartilhe nas redes sociais
pinterest: pinterest
tumblr:
google plus: